Tamanho
do Texto

13º Encontro sobre Medicina Espiritual

13º Encontro sobre Medicina Espiritual

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Luiz Dallarosa
Rio de Janeiro – RJ
19/10/2002

Dirigente do Estudo da Noite:

Flavio Mendonça – MeiPB

Oração Inicial:

<Mei_estudos> Amigos, muita paz a todos, iniciaremos os estudos, mas antes faremos uma prece….. Que Deus nos auxilie através dos seus agentes invisíveis, ensejando a compreensão dos estudos da noite….. Que o mestre Jesus nos ampare nesta hora de busca de compreensão para que possamos praticar todos os seus ensinamentos….. Que o amigo Luiz Dallarosa inspire-se no entendimento maior a fim de transmitir com maior clareza os postulados espíritas…. Que enfim, saiamos todos renovados no propósito da pratica do bem, objetivo maior de nossos estudos. Que assim seja ! (t)

Mensagem Introdutória:

Mensagem Para o XIII Encontro Espírita Sobre Medicina Espiritual 20/10/2002

Médicos espirituais são todos aqueles que entendem a Medicina como forma de levar a saúde e o equilíbrio aos corpos, a fim de que os espíritos que os habitam possam dar prosseguimento às suas lides reencarnatórias.

No Além, para que o espírito médico seja considerado um médico espiritual, é preciso que ele tenha visão da espiritualidade que cerca o paciente. Ao tratar de alguém com vísceras doentes, deve levar em conta toda a atmosfera psíquica que envolve aquele ser. Desse modo de entender, verá que as causas das doenças são relevantes e que o remédio ou o passe devem atender a necessidade do progresso daquele espírito imortal.

O médico do além observa o futuro de quem atende. Não se preocupa apenas com a doença, mas observa o que possa resultar de uma orientação dada, de uma receita, de um tratamento prescrito. Às vezes, em conseqüência de tal atitude, recebe reclamações de doentes com relação à demora da cura, pois em verdade, estes ignoram que o médico espiritual age de modo deliberado para atender não só as necessidades do corpo, mas também as do espírito.

Médicos do além que apenas tratam do corpo poderão ver-se superados pela força mesma do progresso da Medicina, caso não se atualizem no Plano Espiritual. Aqueles que tratam do corpo e do espírito produzem sempre a cura, ainda que possam estar não atualizados com o nome de novas drogas, uma vez que eles atendem, principalmente, o espírito necessitado de amparo, para poderem prosseguir suas trajetórias de luz e progresso.

Luiz

Mensagem psicografada pelo médium Altivo Carissimi Pamphiro, em 09/10/2002

Exposição:

<Luiz_Dallarosa> Boa noite a todos.
Iniciaremos o estudo do XIII Encontro Sobre Medicina Espiritual que está dividido em 5 seções, a saber: Doutrinária, Científica I, Científica II, Técnica de Passes e Atualidades, que versam respectivamente sobre “Bem-aventurados os aflitos” – Doença: A cura, A prevenção; Magnetismo como lei natural – Estudos dos fluídos – Estudos do perispírito; A ciência e a Medicina Espiritual – O Homem e os fluidos curadores – A medicina espiritual e a cura da alma; Bases e princípios do passe em geral; Influência do Perispírito na Formação do Corpo Físico (MOBI – Modelo Organizador Biológico). Amigos, mudando o pouco a rotina, o expositor coloca-se a disposição para as indagações. …. O nosso encontro tem como patrono o ilustre Ignácio Bittencourt (1862 – 1943), orador espírita, médium receitista, fundador de casas e abrigos espíritas e periódicos de estudos sobre a Doutrina Espírita . (t)

Perguntas/Respostas:

01. <Mei_estudos> Dado o conhecimento sobre o sonambulismo, como a psicologia e a psiquiatria ver hoje o homem-espiritual ?

<Luiz_Dallarosa> Esses dois ramos acadêmicos formalmente ainda não olham o ser humano como um ser espiritual. No entanto, e embora tendo opiniões diversas e subdivisões cada vez maiores, ambos já enxergam a alma como sendo parte integrante. Alguns acham que o pensamento se origina de meros circuitos cerebrais, frutos de uma química, outros já entendem que há algo que aciona esse mecanismo intrínseco do sistema nervoso. De qualquer maneira, é uma questão apenas de tempo e de pesquisa para que o espírito seja aceito como acionador e comandante do corpo físico.

02. <mobsued> Gostaria de entender melhor a diferença entre a cura magnética e a cura mediúnica.. a natureza dos fluidos que estão agindo nos dois casos

<Luiz_Dallarosa> A cura magnética deriva do passe que tem como origem o próprio magnetizador, enquanto a cura mediúnica, alem de ter o fluido do próprio magnetizador ele conta com o apoio direto do espírito que o assessora. Portanto, mais rápido e efetivo. As descrições dos passes magnéticos nos livros de magnetização mostram os magnetizadores atuando sobre a pessoa ou o órgão doente, passando por várias etapas. Na mediunidade de cura, os passes também são realizados na pessoa ou no órgão doente, podem levar apenas alguns minutos, devido a ação, orientação, direção dos fluidos espirituais.

03. <Stone_> No texto introdutório, Emmanuel diz: “Por semelhante motivo, sempre que problemas de natureza material te asfixiem no clima das tribulações terrenas, não exijas a opinião dos outros, nas responsabilidades que te dizem respeito, e sim recorre à prece,…” Onde se encaixa o atendimento fraterno, tão importante nos nossos momentos de dúvidas e angústia, se ele afirma que devemos silenciar?

<carlos_roberto> Compreendemos que o espírito da resposta esta baseado no trecho que diz “não exijas a opinião dos outros, nas responsabilidades que te dizem respeito, …’ No Atendimento Fraterno, trabalho voluntário e gratuito, não existe a figura da exigência da nossa opinião, relativamente a responsabilidade de quem nos pede orientação. Não somos exigidos, até porque por princípio, dentro do escopo do trabalho é que surgem as perguntas, e nos respondemos porque queremos. Então, onde a exigência? Depois, no Atendimento Fraterno, busca-se colocar os princípios doutrinários em muitas das respostas, e aí já não há a nossa opinião. Como o Atendimento Fraterno se caracteriza por sugerir caminhos, tentar mostrar diversos pontos de vista, cabe sempre a quem nos procura escolha dos caminhos a trilhar, o que demonstra que não estamos ligados a responsabilidade da decisão tomada.

04. <SILzinha30> O que dizer da cura à distância? Tipo a cura ministrada pelo Centro Tupyara, onde se escreve uma carta narrando o problema e eles marcam uma consulta a distância?

<Luiz_Dallarosa> Tendo o suporte espiritual, organizado, muitos centros se prestam a este gênero de serviços atendendo a inúmeras pessoas que, impossibilitadas de comparecer ao centro por doença ou por não serem espíritas, podem se beneficiar deste atendimento. Lembremos apenas que a função da Doutrina Espírita, entre outras, é de educar. O comparecimento da pessoa ao local, além de ser mais apropriado e proveitoso, possivelmente menos complicado para o plano espiritual, já que o ambiente está preparado para este gênero de atendimento. O atendido então terá mais um recurso a seu favor que não só o passe, o atendimento espiritual direto mais o conhecimento sobre a Doutrina Espírita, os mecanismos de dor, a lei de causa e efeito, a misericórdia divina e tudo mais que a Doutrina Espírita nos faculta para o entendimento que atinge frontalmente o âmago do nosso espírito imortal.

05. <heim_> Como vencer vícios que parecem invencíveis? Mesmo sabendo que não devemos fazer? Fazemos… Porque isso?????

<Luiz_Dallarosa> Vontade, determinação! São duas palavras que não podemos esquecer. Infelizmente, o nosso espírito ainda tem muito o que caminhar para alcançar certos objetivos. Não podemos confundir desejo com vontade; condescendência com compreensão; daí cada vez mais, e pelo entendimento, nós percebemos que algo deve ser feito para modificarmos velhos hábitos para alcançarmos novos objetivos. Você não concorda?

06. <Mei_estudos> Você já ouviu falar no termo beneficio da graça, que significa a auto-cura através da conscientização do processo que ocasionou a patologia ?

<Luiz_Dallarosa> Sim, em outros termos pode ser considerada como auto-cura. Existem vários médicos trabalhando com esse tipo de mecanismo, que poderia, em última instância, ser considerado como uma auto-hipnose onde a própria pessoa, pela vontade, pela determinação e pelas técnicas empregadas consegue atingir o órgão lesado e promover a cura. Há vários casos relatados, mas tudo isso, não tenhamos dúvida, só acontece com a permissão de Deus e de certa forma é um teste para a fé da pessoa.

07. Mei_estudos> Amigo Luiz, a pomada tão divulgada do vovô Pedro tem sua eficiência baseada em que mecanismo de cura ?

<Luiz_Dallarosa> Em primeiro lugar, esta pomadinha tem seus princípios químicos comprovadamente curadores associados aos fluidos das pessoas que a fizeram. Por outro lado, não podemos esquecer que existem grupos de espíritos que são responsáveis por este gênero de atendimento. Então, somando ação química + fluidos dos participantes + ação espiritual, que se propõe a curar, temos o resultado final, que tende a ser sempre bom nas necessidades da pessoa.

08. <mobsued> tenho visto muitas pessoas buscando curas espirituais onde é utilizado tesouras, bisturis, o que dizer a elas?

<Luiz_Dallarosa> Na verdade, quem cura são os fluidos. Qualquer elemento desses apenas impressiona àquele que não conhece o mecanismo de ação espiritual e é por isso que deve-se sempre estudar, analisar, refletir sobre a Doutrina Espírita e a ação dos espíritos na cura. Muitas dessas técnicas são utilizadas para impressionar as pessoas leigas e sem fé. Muitas acreditam ainda que é preciso haver alguma ação física, palpável, para estabelecer uma cura definitiva.

09. <SILzinha30> Minha mãe tem um problema na tireóide e estou tentando convencê-la a fazer uma cirurgia espiritual, já que ela não quer fazer a cirurgia pelo método convencional, mas ela diz que tem medo, acho que de acabar piorando a doença. Essa piora pode acontecer?

<Luiz_Dallarosa> Obviamente, dependendo da doença, poderá haver piora se ela não se tratar adequadamente. O ideal é que ela trate nos dois campos, material e espiritual. O medo pode ser compreensível, mas o problema físico caminha… Portanto, amiga, convencê-la a se tratar é fundamental para a saúde dela e sua! O tratamento espiritual, numa casa espírita organizada será benéfico, não só para ajudá-la na doença, mas também para mostrar a ela que o espírito é imortal!

Oração Final:

<mobsued> Vamos sintonizar com os bons fluidos.. Bons sentimentos e pensamentos agora..
Assim agradecemos por este estudo valoroso.. Agradecemos por este convívio com os amigos.. Vamos agradecer por tudo o que recebemos.. Possamos ter mais compreensão e fazer compreender.. Possamos trabalhar sempre para o bem..
Com a energia da certeza que o espiritismo nos da. Fiquem com Deus!

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior