Tamanho
do Texto

15º Encontro Sobre A Vida e a Obra de Léon Denis

15º Encontro Sobre A Vida e a Obra de Léon Denis

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Carlos Roberto
Rio de Janeiro – RJ
23/03/2002

Dirigente do Estudo da Noite:

Flavio Mendonça – Mei_PB

Oração Inicial:

<Naema> Queridos amigos
é muito bom ter a oportunidades de estar com vocês esta noite de poder ter a chance de estudar e procurar entender um pouco mais da doutrina espírita que possamos , nessa noite e em nossa caminhada, estarmos abertos para toda informação boa que vamos receber e que possamos praticar o que de teórico recebermos Obrigada aos bons espíritos que nos amparam e a todos que vem até aqui em busca de algo que necessita para sua vida
seja o companheirismo
seja a instrução
seja a paciência
Que nosso amigo Carlos Roberto possa ser intuído nessa noite e seja tão feliz quanto já é
Assim seja !

Mensagem Introdutória:

Mensagem para o 15º Encontro Espírita sobre a Vida e a Obra de Léon Denis

Tornado ao mundo espiritual, o homem bom goza dos esplendores da vida superior. Já o tímido encontra os lugares apropriados à sua imagem: angústias, incertezas, ambientes de pouca ou quase nenhuma vibração de luz. Os maus, atuando em meio às baixas vibrações de luz, vivenciam as angústias próprias de seu estado mental. Na Terra, como encarnado, o espírito deve buscar viver no bem constantemente. Nessa forma de agir, ele vai alicerçando, de modo objetivo, suas forças mentais, plasmando-as em meio a um grande aprendizado que caracteriza o espírito que se propõe a evoluir. Aprendendo objetivamente, o espírito alicerça seus futuro espiritual.

Como espírita, principalmente, vemos as grandes e poderosas missões criativas. Vivendo antecipadamente o mundo dos espíritos, a criatura encarnada, estimulada pelos pensamentos doutrinários, procura criar um mundo feliz ou em construção da felicidade, tornando a vida espiritual uma expansão natural do bem. Que todos aqueles que têm a felicidade de conhecer a sempre amada Doutrina Espírita busquem trabalhar as forças internas para a construção do sentimento maior que é o amor, mas que também saibam construir a vida na Além, como conseqüência do próprio progresso espiritual.

Mensagem psicográfica recebida pelo médium Altivo Carissimi Pamphiro, no dia 10 de janeiro de 2002.

Exposição:

<Mei_estudos> Amigo Carlos, a palavra é sua, e que os bons espíritos possam lhe auxiliar !

<carlos_roberto> Queridos amigos e amigas, muitas alegrias na vida de todos vocês! É com imensa satisfação que estou aqui para convidá-los para o XV Encontro Sobre a Vida e a Obra de Léon Denis. Primeiro preciso falar sobre esta satisfação. São muitos meses de pesquisa e de estudo. Muita dedicação a começar da coordenadora Luzia Mathias, que não mede mesmo esforços para que os encontristas percebam que tudo que lá está é para eles. Os encontristas são a razão de ser do EEVOLD. Aqueles que puderem participar pessoalmente do encontro, o que encontrarão?

O pessoal da cozinha, o pessoal da limpeza, do apoio, do transporte, os dinamizadores, os monitores, a coordenação do encontro, o plano espiritual conjugando esforços para que vocês tenham o melhor do nosso encontro, do encontro de Léon Denis. Mas, sobre o que será o nosso XV EEVOLD? Queridos amigos, uma delicia de tema.
Delícia por tudo que ele vai nos possibilitar de mudança de visão em torno de um tema tão importante: “A Vida no Além” Sabem a palavra imperdível?

Pois é! Perfeitamente aplicável! Este XV EEVOLD está imperdível. Você estava pretendendo ir para a Região dos Lagos? Para o Piscinão de Ramos? Pagode do …? Esqueça. Vai chover lá na Região dos Lagos, e você ainda vai ter que fazer comida para um monte de convidados, vai sujar a casa. O Piscinão? E, vai estar mais cheio do que nunca. Vão jogar areia em você! Não! Não vá para estes lugares. O seu momento de prazer na sexta-feira santa é com Léon Denis. Você tem duas oportunidades de participar. Pessoalmente no Centro Espírita Léon Denis, Rua Abílio dos Santos, 137, em Bento Ribeiro, das 09 às 13 h, ou através da Internet, em nossas palestras virtuais, às 14 horas do mesmo dia 29 de março. Mas, lembre-se.
É importante que você esteja presente, mas não deve você se esquecer de todos os que você pode convidar: amigos, parentes. Mas, o que teremos no nosso encontro sobre A Vida no Além? Ora, conforme o nome bem o diz, teremos uma visão panorâmica, e em muitos momentos, detalhada mesmo dos momentos vividos por aqueles que vivem a experiência de quase morte, … … pelos que enviaram suas impressões através dos canais mediúnicos sobre o que encontraram do outro lado da vida, … … sobre como é viver no plano espiritual. Em síntese, o XV EEVOLD terá como característica levar as pessoas a pensarem neste fato por ora inevitável – pois que ainda reencarnamos – que é o desencarnar. Como se preparar para este momento?
Como vivencia-lo “com educação”, como disse Emmanuel ao Chico? Como podemos contribuir para que o nosso desencarne nos faça encontrar no mundo espiritual uma situação mais favorável? O que influencia hoje no plano material para que venhamos a ter uma chegada e vivência mais tranqüila no mundo espiritual? Teremos muitas partes práticas que consolidarão todo o estudo teórico que faremos. Muito interessante mesmo.
Mas, qual a importância de Léon Denis.
Mas, qual a importância de Léon Denis?
Léon Denis nos traz uma visão clara da realidade espiritual. Ele aposta no infinito potencial do ser humano. Léon Denis, quando encarnado viveu tanto sua – e também nossa também, é claro – realidade de que ele é um espírito, que muitas vezes ele vivia as duas realidades – o plano material e o plano espiritual – ao mesmo tempo. Ele é considerado por muitos um poeta. Mas, observando suas palavras encontramos uma lógica admirável na exposição dos conceitos da Doutrina Espírita, entremeada pela admiração quanto a beleza da criação divina. Durante o encontro no CELD e aqui na Internet, veremos de perto que é possível sim, desmistificar o medo da morte – resultado que todos alcançaremos um dia (por que não agora?).

Não é sem razão que André Luiz escreveu um livro com o título “A Vida Continua”, pois é isso mesmo que vamos vivenciar durante o encontro: a continuidade de nós mesmos. Léon Denis assim se pronuncia na página 148 do livro “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”: “A vida no além é simplesmente a permanência e a libertação da parte invisível do nosso ser”. “Estes estudos nos mostraram na vida no Além o prolongamento natural, a continuidade do que observamos em nós”. Durante a palestra virtual, durante o encontro teremos a oportunidade de nos compreender como realmente nos sentimos diante da perspectiva certa – em tempo incerto – do retorno ao além.

Também teremos oportunidade de aferirmos o quanto estamos sintonizados com a realidade desse processo, dessa faceta da vida eterna e imortal que Deus nos concedeu. Em assim sendo, espero vê-los, na companhia de quem vocês convidem, para participar do nosso encontro na sexta-feira santa. (t):

Perguntas/Respostas:

01 <AirJohnny> como faço pra participar da palestra virtual?

<carlos_roberto> Na sexta-feira você se conecta como fez hoje, antes das 14 h. Você irá abrir duas janelas (hoje você está na #espiritismo_estudos) Você irá abrir #espiritismo_perguntas e #espiritismo_respostas. A Dra. Luzia Mathias fará a exposição no canal #Espiritismo_respostas e você e os demais farão perguntas através do canal #Espiritismo_perguntas.

02. <Mei_PB> Pouco sei da obra e vida de Leon Denis. Sua principal obra relatava a vida além túmulo, assim como fez André Luiz ?

<carlos_roberto> Não. A obra de Léon Denis é muito abrangente. Ele trata intensamente tanto do plano material como do plano espiritual.

03. <M_Alves> Como podemos entender os relatos dos desencarnados sobre os sofrimentos corporais porque passam no mundo espiritual, se já não possuem mais o corpo denso, que era o veículo da dor?

<Carlos Roberto > Ótima pergunta. No plano espiritual viveremos a realidade de que o pensamento e a vontade dão a tônica de nossa existência. Isto significa que as dores que os espíritos relatam não estão ligados a sensores como o sistema nervoso, pois ele não existe no corpo espiritual, mas sim a criação, a ligação mental. A mente é responsável por este estado de coisas no outro lado da vida.

04. <Mei_PB> Leon Denis relata também colônias espirituais assim como André Luiz o fez ?

<Carlos Roberto > Na abrangência de sua obra, Léon Denis nos fala dos que se unem em favor dos semelhantes como acontece com as comunidades existentes e identificadas como Nosso Lar e Alvorada Nova. Não tenho recordação dele ter citado um nome específico.

05.<Mei_PB> O que fala Leon Denis sobre o perispírito ?

<Carlos Roberto>”O ser humano … pertence desde esta vida a dois mundos. Pelo corpo físico está ligado ao mundo visível; pelo corpo fluídico ao invisível … a alma .. separa-se do corpo físico e, com ela, a vida concentra-se no corpo fluídico” Quanto ao homem fluídico, etéreo, de que o nosso cérebro físico não pode ter consciência, ela (a Ciência) tem ignorado inteiramente … Daí a sua importância para resolver os problemas da sobrevivência, pois é só o ser fluídico que sobrevive. Os Espíritos … tem-se manifestado … com as feições físicas e as particularidades da sua forma terrestre,conservadas pelo perispírito em corpo etéreo.

Este sabemos não é mais do que o molde do corpo terrestre e é por isso que as feições e as formas humanas reaparecem nos fenômenos de materialização. O nascimento é como uma morte para a alma, que por ele é encerrada com seu corpo etéreo no túmulo de carne… A morte faz-nos entrar num estado transitório … de perturbação … estado mais ou menos prolongado segundo a natureza espessa ou etérea do perispírito. … Seu corpo espiritual, instrumento volitivo, organismo da alma, de que ela nunca se separa, que é a obra de todo seu passado, porque pessoalmente o construiu e teceu com a sua atividade. “… o pensamento é a própria essência do mundo espiritual, sendo a forma fluídica apenas o vestuário.”

06. <Adrianabcm> E sobre a memória? O que Leon Denis nos fala sobre a memória e o perispírito?

<Carlos Roberto > Os Espíritos cépticos e, com eles, todos aqueles que se recusaram a crer na possibilidade de uma vida independente do corpo, julgam?se mergulhados em um sonho. Este sonho só se dissipa quando acaba o erro em que estes Espíritos laboram. As impressões variam infinitamente, com o valor das almas. Aquelas que, desde a vida terrestre, conheceram a verdade e serviram à sua causa, recolhem, logo que desencarnam, o benefício de suas investigações e trabalhos. A comunicação abaixo transcrita dá, entre muitas outras, testemunho disso.

Provém do Espírito de um espírita militante, homem de coração e convicção esclarecida, Charles Fritz, fundador do jornal “La Vie d’Outre?Tombe”, em Charleroi. Todos aqueles que conheceram esse homem reto e generoso, reconhecê-lo-ão pela linguagem. Descreve as impressões que sentiu logo depois de morrer, e acrescenta: “Senti que os laços pouco a pouco se desfaziam e que minha pessoa espiritual, meu “eu” se ia soltando. Vi em redor de mim Espíritos bons que me estavam esperando, e foi com eles que, por fim, me elevei da superfície da Terra. Não sofri com essa desencarnação. Os meus primeiros passos foram os da criança que começa a andar. A luz espiritual, cheia de força e de vida, nascia em mim, porque a luz não vem dos outros, mas de nós. É um raio que dimana do invólucro fluídico e que nos penetra todo o ser.

Quanto mais tiverdes trabalhado em favor da Verdade, do Amor e da Caridade, tanto mais intensa irá sendo a luz, até se tornar deslumbrante para aqueles que vos são inferiores. Pois bem! Os meus primeiros passos foram vacilantes. Entretanto, a força foi?me vindo e eu pedi a Deus auxilio e misericórdia. Depois de haver verificado a completa separação da minha individualidade, enfrentei afinal o trabalho que tinha de fazer. Vi o passado de minha última vida e lidei por levantá-la com clareza das profundezas da memória. O passado acha-se no fluido do homem e, por conseguinte, do Espírito. O perispírito é como o espelho de todas as suas ações, e sua alma, se foi má sua vida, contempla com tristeza suas faltas, inscritas, ao que parece, nas dobras do corpo perispiritual.

Tenho de continuar a desenvolver-me para rever o passado das minhas encarnações anteriores. É um estudo, um trabalho completo que tenho de fazer. Vejo bem uma parte desse passado, mas não a posso definir muito bem, conquanto esteja completamente desperto. Dentro de pouco tempo, espero, essas vidas passadas hão de aparecer?me com clareza. Possuo luz bastante para poder caminhar com segurança, vendo o que está na minha frente, o meu futuro, e presto já o meu auxilio a Espíritos infelizes.”

Oração Final:

<Adrianabcm> Amado Mestre Jesus
nós te agradecemos pelos esclarecimentos e pelo convite que o nosso querido Carlo Roberto nos trouxe esta noite Te pedimos que este encontro seja abençoado e que muitos possam receber a luz que necessitam sobre questões tanto pessoais quanto coletivas Olha por este nosso cantinho virtual
mantenha-nos sempre dispostos a servir junto a ti, para o Pai! Agradecemos à toda equipe espiritual que se encontra conosco nesta noite! E te pedimos que, em teu nome e em nome de Deus, nosso Pai tão Querido e Amado, possamos encerrar esta noite de estudos assim seja!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior