Tamanho
do Texto

75 anos de desencarnação de Léon Denis

75 anos de desencarnação de Léon Denis

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Célio Gomes
Rio de Janeiro
10/04/2002

Dirigente do Estudo:

Márcio Duarte

Mensagem Introdutória:

O AMOR

Todo poder da alma resume-se em três palavras: – Querer, saber, amar! Querer, isto é, fazer convergir toda a atividade, toda a energia, para o alvo que se tem de atingir, desenvolver a vontade e aprender a dirigi-la.

Saber, porque sem o estudo profundo, sem o conhecimento das coisas e das leis, o pensamento e a vontade podem transviar-se no meio das forças que procuram conquistar e dos elementos a quem aspiram governar.

Acima, porém, de tudo, é preciso amar, porque, sem o amor, a vontade e a Ciência seriam incompletas e muitas vezes estéreis. O amor ilumina-as, fecunda-as, centuplica-lhes os recursos. Não se trata aqui do amor que contempla se agir, mas do que se aplica a espalhar o bem e a verdade pelo mundo. A vida terrestre é um conflito entre as forças do mal e as do bem.

O dever de toda alma viril é tomar parte no combate, trazer-lhe todos os seus impulsos, todos os seus meios de ação, lutar pelos outros, por todos aqueles que se agitam ainda na via escura. O uso mais nobre que se pode fazer das faculdades é trabalhar por engrandecer, desenvolver, no sentido do belo e do bem, a civilização, a sociedade humana, que têm as suas chagas e fealdades, sem dúvida, mais que é rica de esperanças e magníficas promessas; essas promessas transformar-se-ão em realidade vivaz no dia em que a humanidade tiver aprendido a comungar, pelo pensamento e pelo coração, com o foco de amor que é o esplendor de Deus.

Léon Denis

Do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor Editora: FEB

Oração Inicial:

<Marcio_Alves> Bem, amigos, com essas belas palavras de introdução, vamos elevando nossos corações a Deus, para a nossa prece abertura. Senhor Jesus, muito te agradecemos, Senhor, pela oportunidade de estudar a Doutrina Espírita através da Internet. É sempre bom podermos contar com todos os meios disponíveis para levar a sua palavra a todos os cantos do mundo. Pedimos, Senhor, que nos abençoe o Estudo da noite, sobre os 75 anos de desencarne de Léon Denis, que possamos aproveitar bem essa hora de aprendizado. Pedimos também aos amigos espirituais e principalmente a Léon Denis, que venha ao nosso encontro, para nos amparar nessa tarefa que ora se inicia.

Assim, Senhor, em seu nome, em nome dos orientadores espirituais desse trabalho, e em nome de Deus, pedimos permissão para iniciarmos o Estudo da noite . Graças a Deus! Que assim seja!

Exposição:

<Celio_Gomes> Boa Noite, é sempre com alegria que estudamos a Doutrina Espírita.

Léon Denis representa para o Espiritismo, o consolidador dos estudos de Allan Kardec. Nascido em Foug, na França, filho de Joseph Denis e Anne Lucie, desde muito cedo teve que enfrentar as dificuldades pela própria sobrevivência.

Seu pai tinha dificuldades em manter-se nos empregos, além de não se fixar nas tarefas que desenvolvia, deixando muitas vezes de cumprir com o dever. A mãe de Leon Denis, se preocupava com esse comportamento do esposo e desde muito cedo, pediu ao filho que controlasse o pai no ambiente de trabalho.

O jovem Leon, trabalhou na casa da moeda, ainda muito jovem, atividade que lhe feria os dedos, ao ter que separar as folhas cobre. Mais tarde, ajudou o pai na estrada de ferro, sempre atento às suas ausências.

Várias mudanças de cidade, impediram Léon Denis de desenvolver sua escolaridade. No entanto, auto-didata e amante da geografia e filosofia, sempre se empenhara no estudo.

O contato com o Livro dos Espíritos se deu em torno dos 18 anos. A leitura do mesmo lhe trouxe respostas a muitas indagações. Sua mãe também leu o livro e tornou-se adepta das idéias espíritas. O pai, no entanto, tinha verdadeiro horror a essas idéias.

Leon Denis encontra-se com Kardec por três vezes. A primeira em 1870, onde houve uma palestra do Mestre Lionês, no jardim da casa de um amigo de Kardec, já que foram impedidos de fazê-la em auditório previamente alugado, por falta de liberação policial. Toda reunião, na época com mais de 20 pessoas, precisava daquela autorização.

Leon Denis fez várias viagens pela empresa que trabalhava, a Casa Pillet. Comercializando couro, a Casa, resolveu expandir suas atividades fora da França e Leon Denis tem a grande chance, de através dessas viagens, viver em realidade, o sonho de criança, quando desenhava mapas e amava a geografia. Nessas viagens, se enriquece culturalmente.

Amante da caminhada, adentrava por montes, florestas, povoados recolhendo o que chamamos, ” a alma do povo”. Preferia almoçar um frugal sanduíche sob a copa de uma árvore, que nos hotéis. Tudo pela busca do convívio, das questões sociais. Em função da diversidade da culinária dos lugares visitados, desenvolveu um grave problema no estômago, que lhe incomodou durante toda a vida. Porém, seu maior problema, era a dificuldade visual. Obrigado em função do trabalho diurno, desde de jovem, a ler durante a noite, antes da existência da luz elétrica, muito debilitou a visão. Enriquecido pela cultura das viagens e meditações em torno de várias obras filosóficas e dos livros publicados por Allan Kardec, começa a desenvolver temas, que expõe com muito estilo, em vários locais, onde era convidado.

Leon Denis escrevia, previamente, tudo o que falava. Daí suas palestras tinham muita consistência, sendo respeitadíssimo em todos os lugares que falava.

Sua primeira grande obra foi Depois da Morte, que foi considerada um dos mais importantes livros do seu tempo. A questão da morte começava a ser esclarecida, trazendo aos leitores uma esperança para o futuro tão incerto e que não trazia lógica para as inteligências mais esclarecidas. Após esses livros muitos outros surgiram: No Invisível, O Problema do Ser e do Destino, Joana D’Arc, médium, etc…

Leon Denis, desencarnou aos 81 anos, em 12 de abril de 1927. Sua vida foi dedicada a consolidar o Espiritismo, codificado por Kardec. Seu lema era Sempre para o Alto! Passou por uma série de provações e conseguir perceber que todas tinham o único objetivo de fazê-lo avançar em direção aos seus guias, entre eles Gerônimo de Praga e Joanna D’Arc.

Temos uma gratidão imensa a esse espírito, que todos nós possamos, analisando suas obras, encontrar o verdadeiro sentido da vida, pois segundo Denis, o homem sofre porque não sabe de onde veio, para onde vai e o que é. Lutou, para tirar essas dúvidas, dos homens que desejam seguir sempre para o alto.

Muita Paz a todos e obrigado pela oportunidade.

Perguntas/Respostas:

[01] <Uni> Uma grande dúvida se faz presente em nossos dias atuais: o espírito Joanna D´Ark – que acima foi citado como um dos mentores de Léon Denis – era na realidade a reencarnação de Judas Escariotes?

<Celio_Gomes> Amigo, como você mesmo disse há uma grande corrente a favor dessa idéia. Tivemos algumas referências a isso em obra de Joanna de Angelis.

[02]<Uni> Celio_Gomes, você falou que León Denis foi um grande palestrante. Há alguma obra em que ele se reporte aos seus métodos de trabalho na divulgação da D.E., mais especificamente, do modo como ele trabalhava para fazer as suas explanações a cerca do Espiritismo?

<Celio_Gomes> Não tenho referência específica ao seu método de trabalho. No livro Léon Denis, O Apóstolo do Espiritismo, Gaston Luce, se aprofunda na intimidade de Denis e cita, esporadicamente, alguns métodos.

Oração Final:

<Wania> Amigos, buscando a paz tão necessária aos nossos espíritos, agradecemos ao Pai de infinita misericórdia, que nos proporciona a oportunidade do estudo, do esclarecimento, da esperança, quando estudamos a vida e a obra de trabalhadores da Doutrina Espírita, como Léon Denis o foi.

Jesus amigo, ampara-nos o propósito de Te servir, divulgando Teu Evangelho, divulgando a Doutrina Espírita, que nos consola, nos conforta e nos mostra o caminho a seguir, através da vida de espíritos que trabalharam, que lutaram, que foram persistentes , diante das dificuldades da vida. Que possamos ser sábios o suficiente para seguir-lhes o exemplo, que possamos aprender com eles o valor dos Teus conceitos.

Ampara-nos, Senhor! Ampara este ambiente virtual que nos proporciona a possibilidade do estudo, ampara as outras frentes de trabalho do Canal Espiritismo. Permaneça conosco durante a semana, e, que possamos finalizar esta reunião, certos do Teu amparo em nossas vidas. Que assim seja!

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior