Tamanho
do Texto

9º Encontro Espírita sobre Jesus

9º Encontro Espírita sobre Jesus

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Aparecida Cruz
Rio de Janeiro – RJ
21/09/2002

Dirigente do Estudo da Noite:

Safiri

Oração Inicial:

<Safiri> Com os corações serenos e tranqüilos, pedimos ao mestre Jesus que nos acompanhe em mais um estudo nessa noite. Agradecemos a oportunidade de aqui estarmos. Que ela se estenda por toda nossas vidas, enquanto houver a boa vontade de aprendermos. Enquanto houver a boa vontade de trabalharmos pela nossa evolução. Que possam
nossos mentores espirituais , e nossos amigos espirituais trabalhadores do irc-espiritismo acompanhar nosso irmã Aparecida Cruz no estudo da noite. Que Assim seja.

Mensagem Introdutória:

Mensagem para o 9º Encontro Espírita sobre Jesus

Jesus, o grande amigo da Humanidade! Eis uma justa classificação para o Mestre de todos nós! Sua característica ímpar foi o amor ao próximo. Fez de tudo para mostrar à criatura humana, frágil em sua essência, que o amor é busca que o homem jamais deve cessar de fazer. Pode parecer a muitos que tal afirmação seja exagerada, porém não entendemos assim. Como ser que se aprimora, a pouco e pouco, o espírito vai acrisolando conhecimentos e, em sua caminhada, reconhece sua indigência moral.

Isso o torna ansioso e aflito, por desejar chegar logo ao ponto em que não mais sofra por dores e erros cometidos durante sua trajetória humana. Presidindo ao progresso das almas como um todo, Jesus nos deu a noção do amor e, superando as vicissitudes terrenas, apareceu-nos novamente, para dizer que permanece ao lado do homem, enquanto este dele necessitar. Para o demonstrar, tornou a falar aos apóstolos; caminhou ao lado de alguns deles; superou tantas dificuldades, que até mesmo apareceu à multidão, como que a deixar imorredoura notícia aos homens de que os ajudaria superando a morte.

Nos momentos de aflição, em que passamos duras conseqüências em razão do nosso modo de ser, não nos esqueçamos de Jesus, o Mestre do Amor, que nos prometeu estar conosco até o fim dos séculos. Nossas aflições serão temporárias, na medida em que nos associarmos ao bem preconizado pelo Mestre. Ele está conosco, sempre! Busquemos a sua bondade e o seu sentimento maior, o amor, para que as lutas por que passamos sejam breves e durem o tempo necessário para nos instruirmos diante da vida.

Caminhemos, sempre, contando com a generosidade do Mestre. Controlemos nossas aflições, substituindo-as pela prática da caridade, conformando nossa existência aos desejos do Senhor de nossas vidas. Assim o fazendo, estaremos, certamente, merecendo o título de aprendizes do Evangelho. Paz!
Luís
(Mensagem psicográfica recebida pelo médium Altivo Carissimi Pamphiro, em 22/6/2002.)

Exposição:

<Aparecida_Cruz> Amados amigos, vamos juntos nesta noite, conversarmos sobre o 9º encontro espírita sobre Jesus que têm como tema Jesus e as aflições dos homens.
Nós os espíritas somos conhecidos por companheiros de outras ideologias religiosas por gostarmos de falar sobre a dor. Alguns até dizem que os espíritas são masoquistas por super valorizarem a dor. Neste encontro teremos a oportunidade de conhecer a visão espírita da dor através das passagens de Jesus e dos itens 18, 20, 23, 25 e 26, do cap. V de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que falam sobre a dor.

Estaremos utilizando também textos de Léon Denis, do livro “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”, e textos de Joanna de Ângelis, do livro “Plenitude”. Vamos encerrando a nossa participação lembrando Jesus: “Tendes fé! Eu venci o mundo.”. Por que Ele precisava nos afirmar que venceu o mundo? Não é para refletirmos? (t)

Oração Final:

<Wania> Jesus, companheiro nosso de todas horas, rogamos ao Teu coração generoso… que nos auxilie na tarefa que abraçamos, nos ajude a divulgar Teus exemplos, Tuas lições, Tua mensagem de amor.
Auxilia-nos a compreender nossos semelhantes, suas dificuldades diante das diversas situações que a vida nos apresenta. Auxilia-nos a compreender o valor da amizade, do companheirismo, da fidelidade aos ideais, auxilia-nos a entender os valores do bem, a compreender o nosso papel diante da vida.

Que Tua paz nos alcance, que a Tua misericórdia aplaque nossas dores, que o Teu amor nos ensine, nos indique o caminho a seguir. Que a nossa opção seja a porta estreita. Que possas velar por todos nós durante a semana que segue, permitindo que a fraternidade esteja presente em nossos atos. Seja em Teu nome, Senhor da Vida, em nome da espiritualidade amiga que coordena esta tarefa, mas sobretudo em nome de Deus, o final desta reunião de estudo e reflexões. Que assim seja!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior