Tamanho
do Texto

As Formas e Efeitos do Pensamento

As Formas e Efeitos do Pensamento

Palestra Virtual
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Palestrante: Gilson Bordallo
Rio de Janeiro
23/06/2000

Organizadores da palestra:

Moderador: “Stone_” (nick: [Moderador]) “Médium digitador”: Maria Helena (nick: Gilson_Bordallo)

Oração Inicial:

<lflavio_prece> Vamos pedir a Deus nosso Pai Celestial que nos envolva e nos proteja neste momento de estudos. O pensamento é um atributo do espírito que, muitas vezes, não sabemos como controlar. Abençoa e nos proteja, Senhor, para que este assunto do estudo possa servir para nosso aprimoramento moral.

Que as tuas bênçãos envolva ao nosso irmão Gilson, encarregado do estudo da noite. Assim, Pai, pedimos a tua permissão para iniciarmos nosso estudo da noite. Que assim seja!

Apresentação do Palestrante:

<Gilson_Bordallo> Boa Noite. Agradeço a atenção de todos e a paciência. Sou o Gilson Bordallo, milito na Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo, no Rio de Janeiro. Obrigado! (t)

Considerações Iniciais do Palestrante:

<Gilson_Bordallo> Dou o pontapé inicial com René Descartes, filósofo e matemático francês, que definiu a existência do pensamento, no célebre conceito: “Penso, logo existo.” (t)

Perguntas/Respostas:

<[Moderador]> [01] <Priscilla> Há diferença entre a forma pensamento negativa direcionada a um nosso irmão e a forma pensamento negativa dirigida pela própria pessoa a si mesmo?

<Gilson_Bordallo> Priscilla, a forma pensamento negativa direcionada a um irmão acarretará prejuízo inicialmente a quem emite e, talvez, a quem recebe. Vai depender do estado moral do receptor. A que é dirigida somente a ela, (por ela mesma) só causará prejuízo a ela mesma, certo? (t)

<[Moderador]> [02] <Stone_> O pensamento é feito de matéria? De que tipo? E qual seria a sua forma?

<Gilson_Bordallo> O pensamento é feito de matéria quintessenciada, plástica, que viaja a velocidade superior a da luz, e que pode até criar, dependendo da continuidade e intensidade de quem pensa, (idéia fixa, formas pensamentos que são vistos pelo Plano Espiritual). (t)

<[Moderador]> [03] <Stone_> E quando são formas pensamentos positivas e em grande quantidade, como as direcionadas a Chico Xavier, Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, até mesmo pessoas populares como Ayrton Senna, Xuxa, etc? O efeito é o mesmo? E para irmãos como Hitler, as formas pensamentos não atingem o seu perispírito, tal a carga de ódio emitida?

<Gilson_Bordallo> Quando os pensamentos são positivos equivale a preces direcionadas ao objeto do pensamento. Claro que só far-lhe-ão bem em todos os sentidos. Irmão Jacó, no seu féretro, chegou em uma roda de amigos, que oravam por ele e percebeu que o benefício que recebia foi tão grande como um refrigério em sua alma. O que sentiu foi tão divino, que desejou ajoelhar-se e agradecer a Deus pelo que estava recebebendo (Livro: “Voltei” – Irmão Jacó – Edição FEB). (t)

<[Moderador]> [04] <Stone_> Quando, no Candomblé, criaturas são “vítimas” de “trabalhos” visando a destruição da própria, e estas práticas dão resultado, o que aconteceu? Demérito da vítima? Poder das entidades? Ou mérito do pedinte?

<Gilson_Bordallo> Acredito que as vítimas estão sempre em sintonia com aqueles que endereçam o mal (até por pensamento, claro que sendo um trabalho que envolve forças da magia (negativa), requisita quem produz companhias do mesmo teor evolutivo e com capacidade de fazer o mal. A que recebe vai como sempre receber ou não, dependendo de suas práticas no bem, intercessões de terceiros e até receberão, por força de causa e efeito, em decorrência de um passado problemático. Nesta hora, porém, o estudo, a prática no bem e a prece muito vão lhe ajudar para se defender e suavizar o mal que lhe é dirigido. Em tempo, somente isto acontecerá se DEUS permitir, conforme “O Livro dos Espíritos”. (t)

<[Moderador]> [05] <Selma_AM> Como devemos agir no sentido de evitar que nossos pensamentos sofram influências externas prejudiciais?

<Gilson_Bordallo> Se estamos bem intimamente, poderíamos registrar apenas superficialmente as influências sem maiores prejuízos. (t)

<[Moderador]> [06] <^aprendiz> Tudo o que existe no plano das formas, se inicia no pensamento, não é? Nossa sociedade está afundada em pensamentos materialistas. O que poderíamos fazer para espiritualizar esta sociedade tão degradada como a de hoje, sendo que poucos realmente dão atenção a assuntos espirituais? O que será da Humanidade, neste caminho que segue em termos de pensamentos?

<Gilson_Bordallo> Amigo, existem também bons pensamentos paralelos com os maus. DEUS poderá permitir a influência dos maus? Até um certo ponto. Para corrigir a quem necessita. O destino da Humanidade é o Bem definitivamente. Quando isto acontecer, o mal deixará de ser uma necessidade corretiva sobre nós. Então o bem prevalecerá. (t)

<[Moderador]> [07] <lflavio> Qual o mecanismo de formação destas formas pensamentos?

<Gilson_Bordallo> Ele começa no cérebro, vai até o coração, volta para o cérebro e se exterioriza, tomando forma cheia de sentimento. Daí Jesus ter dito que o nosso tesouro está aonde está o nosso coração. Para ilustrar um exemplo em “Pensamento e Vontade”, de Ernesto Bozzano: ele relata que os grandes romancistas como Dickens e Balzac, ficavam às vezes obsidiados pela visão das personagens por eles idealizadas ao ponto de as verem, diante de si, como se fossem personalidades reais. (t)

<[Moderador]> [08] <lflavio> O que criamos via pensamento é criação permanente?

<Gilson_Bordallo> Somente se nós não paramos de pensar. Aí a criação é permanente, gerando as formas pensamento que Emmanuel e André Luiz definindo claramente em seus livros. (t)

<[Moderador]> [09] <lflavio> Por que nos sentimos tão mal quando emitimos pensamentos desequilibrados para alguém?

<Gilson_Bordallo> Porque ele vai para esse alguém e volta para nós através da Lei de Causa e Efeito, mesmo que não atinja a pessoa. (t)

<[Moderador]> [10] <lflavio> Já que estamos imersos em pensamentos contraditórios, como podemos ficar mais sintonizados com formas de pensamentos mais positivos?

<Gilson_Bordallo> Programa para não sentir com intensidade os pensamentos contraditórios: manter a cabeça ocupada em boas coisas, trabalhar no bem, ler diariamente, ser útil da melhor forma possível, e orar sempre que as circunstâncias exigirem: pela manhã, à noite, nos momentos de decisão, etc. (t)

<[Moderador]> [11] <lflavio> Como podemos descobrir nosso potencial de criação destas formas pensamentos?

<Gilson_Bordallo> Flávio, nós não vemos as formas pensamento, mas pelo que já foi explicado nós sabemos quando estamos criando formas via pensamento. (t)

<[Moderador]> [12] <tcla> Qualquer forma de atitude mental negativa gera distúrbio? Que tipo?

<Gilson_Bordallo> Pode ser superficial, quando o pensamento é rápido e até gerar um distúrbio psíquico ou orgânico quando o pensamento é de longa duração. (t)

<[Moderador]> [13] <tcla> Falando em faixas vibratórias: A freqüência dos nossos pensamentos está diretamente ligada a elevação moral? Um médium de incorporação de elevada moral pode receber um irmão embrutecido? Não estariam ambos em faixas vibratórias completamente diferentes?

<Gilson_Bordallo> Faixa vibratória: Os Espíritos Superiores pensam numa freqüência de onda curta, daí de moral elevada. Os outros não. Pode receber um irmão embrutecido e até vai muito beneficiá-lo por causa do contato do Espírito inferior, que receberá as boas vibrações do Superior. (t)

<[Moderador]> [14] <Tonyfer> Amigo Gilson: Partindo da premissa de que o sentimento é a substância geratriz do pensamento, no cadinho comburente da vontade; que um mal pensamento origina-se de um sentimento inferior – ou manifestação instintiva de baixo teor – e, mais, que a forma pensamento é o produto da polarização do fluido cósmico, que envolve o ser, podendo assumir característica positiva ou negativa, de acordo com a natureza do(s) pensamento(s) que a constitue(m), seria válido afirmar-se que o(s) vício(s) é (ou são) o resultado de uma forma pensamento cristalizada, quando se ‘apega’ à psicosfera da alma, que a produziu (e alimentou)? A seu ver, qual a metodologia de combate a essa forma pensamento, para extinguí-la de nossa vida?

<Gilson_Bordallo> Caro amigo, concordamos até o ponto em que falamos ao contrário, de que os vícios podem não ser o resultado de uma forma de pensamento cristalizada, sendo uma distorção do Espírito que pesa mais na sua economia espiritual do que a forma pensamento cristalizada a que você se referiu. (t)

<[Moderador]> [15] <lflavio> Emmanuel coloca no livro “Religião dos Espíritos”, sobre doenças provocadas por algum de nossos vícios, como cólera, raiva, mágoa, e que estas doenças afetam nosso corpo físico. Como entender as formas pensamentos nestes casos?

<Gilson_Bordallo> Caro Flavio, a forma pensamento nesse caso da citação de Emmanuel, pode ser mais um componente do processo vicioso de nós outros. Porém, que gera doença mesmo na maioria das vezes é a consumação do vício. (t)

<[Moderador]> [16] <stone_> Gilson, poderia uma forma pensamento monstruosa contra, por exemplo, a divulgação da Doutrina Espírita no Brasil, interferir no processo como um todo?

<Gilson_Bordallo> Até poderia. Porém, DEUS não vai permitir que isto aconteça porque o avanço da idéias Espíritas está na Lei da Natureza e chegará um dia que dominará todas as correntes filosóficas, científicas e religiosas. (t)

<[Moderador]> [17] <lflavio> Nas reuniões mediúnicas, notamos que muitos espíritos ficam como que presos em determinadas situações. São também efeitos de formas pensamento estas prisões?

<Gilson_Bordallo> Basicamente, a prisão em determinadas situações decorre do estado mental do Espírito que é a causa primária do sofrimento dele, sendo as formas pensamento efeito do estado mental. (t)

<[Moderador]> [18] <stone_> Gilson, o IRC-Espiritismo tem um trabalho de vibração pela Internet, em que, basicamente, direcionamos preces e pensamentos para quem precisa. Muitos condenam esta prática. Você acredita que, embora seja um trabalho um pouco diferente do que acontece nos Centros Espíritas, ele possa ter efeito, ou seja, estas formas pensamentos positivas chegariam aos necessitados e até a nós mesmos, colaboradores?

<Gilson_Bordallo> Acreditamos que algum bem vai fazer, como por exemplo, uma carta, um bilhete e até um telefonema que se use na intenção de confortar alguém que esteja sofrendo, precisando de preces. (t)

<[Moderador]> [19] <lflavio> Como o pensamento pode contribuir em determinados trabalhos como, por exemplo, o passe?

<Gilson_Bordallo> O pensamento modifica o fluido cósmico universal, imprimindo-lhe uma força energética que acalma suaviza, modifica células. Sugerimos a leitura do capítulo sobre fluidos de “A Gênese”, de Allan Kardec. (t)

<[Moderador]> [20] <Selma_AM> Como atuam as formas pensamento nos casos de “telepatia”?

<Gilson_Bordallo> O pensamento vai direto à mente daquele que estamos enviando. Havendo grande afinidade entre os dois, o outro pode registrar telepaticamente o pensamento dirigido. Advertimos também que os desencarnados podem usar técnicas telepáticas para o bem ou para o mal, em vigília ou durante o sono para conseguirem seus objetivos. (t)

<[Moderador]> [21] <Stone_> A forma como os espíritos de ordem mais elevada irradiam as suas energias para auxiliar os que necessitam ou pedem suas interseções é uma variação de nossas formas pensamentos?

<Gilson_Bordallo> Eu diria que as formas de pensamento são uma variação do pensamento dos espíritos superiores, que prepondera e vai direto àquele que é dirigido o socorro. (t)

<[Moderador]> [22] <lflavio> Somos receptores de pensamentos, bem como transmissores. Quando envoltos em pensamentos inferiores temos já a capacidade de modificar estes pensamentos, imprimindo novo rumo? Como desenvolver esta capacidade, se for possível?

<Gilson_Bordallo> Envoltos em pensamentos inferiores, a prece é uma das grandes defesas do nosso mundo íntimo. Com fervor e fé temos a certeza que os pensamentos (inferiores) que nos rodeiam desaparecem. (t)

Considerações Finais do Palestrante:

<Gilson_Bordallo> O tema é bastante complicado e sugerimos a seguinte bibliografia:

  • “Pensamento e Vontade”, de Ernesto Bozzano – Edição FEB;
  • “O Pensamento”, de Luzia Mathias – Edição CELD;
  • “Espiritismo e Obsessão”, de Rino Curti – Edição LAK;
  • “Pensamento e Vida”, de Emmanuel – Edição FEB;
  • “Roteiro”, de Emmanuel – Edição FEB;
  • “Voltei”, de Irmão Jacob – Edicão FEB,
  • “O Livro dos Espíritos” – Allan Kardec;
  • “O Consolador”, de Emmanuel – Pergunta 53;
  • “Nosso Lar”, de André Luiz – Capítulo 23;
  • “Seareiros de Volta : Nem mesmo Jesus” de Alberto Seabra;
  • “Instruções Psicofônicas” da FEB – lição 38 – “O pensamento”. (t)

Oração Final:

<Selma_AM> Agradecidos a Deus, nosso Pai, por mais uma noite de aprendizado, elevemos os nossos pensamentos em prece, para dizermos assim:

Pai de Infinita Bondade e Misericórdia, gratos a Ti somos, por mais esta oportunidade que nos concedeste, de podermos estar aqui reunidos em propósito, encarnados e desencarnados, a fim de buscarmos mais aprendizado e elevação aos nossos Espíritos.

Porém, Pai, sabemos que este aprendizado só se realiza plenamente, através da prática constante e consciente. Por isso, rogamos a Ti, Pai Amado, que ajude-nos a mantermos firmes a nossa meta de reforma interior. E que essa reforma possa iniciar-se a cada instante. Que possamos manter os nossos pensamentos elevados, para que possamos, em sintonia com os Benfeitores Espirituais que nos envias para o nosso auxílio, melhor ajudar aos nossos irmãos mais necessitados, que ainda permanecem nas trevas da ignorância e da descrença.

Pai, guarda-nos nas vibrações do Teu Puro Amor! Que assim seja! (t)

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior