Tamanho
do Texto

Da Prece

Da Prece

“O Livro dos Espíritos” – Questões 658 a 666

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Andreia Azevedo
Osasco – São Paulo
17/11/2001

Dirigente do Estudo:

Andreia Azevedo – Safiri

Oração Inicial:

<> Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus ! Dai ao viajor a estrela guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai ! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a Verdade,
à criança o guia,
ao órfão o pai.
Senhor !

Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor,
para aqueles que vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé. Deus !
Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão,
todas as dores se acalmarão.

Um só coração,
um só pensamento subirá até vós,
como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha,
nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade,
oh! Beleza,
oh! Perfeição,
e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus !
dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem. (Prece de Cáritas)
Que assim seja !

Mensagem Introdutória:

OBTERÁS

Obterás o que pedes.
Não olvides, contudo, que a vida nos responde aos requerimentos, conforme a nossa conduta na petição. Sedento, se buscas a água do poço, vasculhando-lhe o fundo, recolherás tão-somente nauseante caldo do lodo. Faminto, se atiras lama ao vaso que te alimenta, engolirás substância corrupta. Cansado, se procuras o leito, comunicando-lhe fogo à estrutura, deitar-te-ás numa enxerga de cinzas.

Doente, se injurias a medicação que se te aconselha, alterando-lhe as doses, prejudicarás o próprio organismo. Isso acontece porque a fonte, encravada no solo, é constrangida a guardar os detritos com que lhe poluem o seio; o prato é forçado a reter os resíduos que se lhe imponham à face; o colchão é impelido a desintegrar-se ao calor do incêndio, e o remédio, aplicado com desrespeito, pode exercer ação contrária a seus fins. Ocorre o mesmo, em plena analogia de circunstâncias, na esfera ilimitada do espírito.

Desesperado ou infeliz, desanimado ou descrente, não te valhas do irmão de que te socorres, tentando convertê-lo em cobaia para teus caprichos, porque toda alma é um espelho para outra alma, e teremos nos outros o reflexo de nós mesmos. Sombra projetada significa sombra de volta. Negação cultivada pressagia a colheita de negação. Se aspiras a desembaraçar-te das trevas, não desajustes a tomada humilde, capaz de trazer-te a força da usina. Oferece-lhe meios simples para o trabalho certo e a luz se fará correta na lâmpada. Clareia para que te clareiem.
Auxilia para que te auxiliem.

Estuda, servindo, para que o cérebro hipertrofiado não te resseque o coração distraído. Indaga, edificando, para que a inércia te não confunda. Fortaleçamos o bem para que o bem nos encoraje. Compreendamos a luta do próximo, a fim de que o próximo nos entenda igualmente a luta. Lembra-te, pois, da eficácia da prece e ora, fazendo o melhor, para que o melhor se te faça, sem te esqueceres jamais de que toda rogativa alcança resposta segundo o nosso justo merecimento.

Emmanuel

Do Livro: Religião dos Espíritos
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Editora: FEB

Exposição:

< Safiri > Como vemos no texto de Emmanuel, A Prece é o caminho que nos liga ao plano Maior. As vezes , procuramos por diversos caminhos para buscar uma ajuda , ou conseguir alivio as nossas dores e devaneios, e nos esquecemos de que Deus nos deu uma arma , ou um mecanismo de comunicação tão forte e eficaz a nós : A Prece. Oramos pelos mais variados assuntos, mas como fazemos a oração e qual a oração Deus recebe ? Orar apenas , ou proferir palavras escritas a milênios sem sentirmos o que estamos pedindo ou agradecendo , nada vale.

Deus , nosso amado Pai, lê nossos pensamentos e sabe de nossas intenções. De nada adianta gastarmos horas repetindo palavras se não estamos com mente e coração ligada a elas, enviando-as com amor e súplica a Deus . Deus , nos ama muito. E espera que nós tomemos consciência do que estamos fazendo aqui na terra. Todos nascemos com uma missão. Não sabemos qual é essa missão, mas estou certa de que a sentimos. No mínimo a missão que todos temos é a Reforma Íntima , o treino do amor incondicional e da Fé inabalável.

Sabemos onde “pecamos” por nossas ações e pensamentos. Por isso ,se ha boa vontade em nossos corações quando proferimos uma prece, ela certamente alcançará esferas mais elevadas. Mas já já temos as respostas , façamos , ou tentemos, antes de proferir uma solicitação em nossas preces. A prece nesse sentido então, deve ser encaminhada a Deus como uma súplica de socorro para que consigamos nos desvencilhar das armadilhas da vida para alcançar nossa luz. A eficácia da prece dependente somente de nós. Quando orarmos o Pai Nosso , por exemplo , como oramos ?

Vamos pensar e analisar as palavras que com certeza todos aqui proferem : Pai nosso
Que estais no céu
Santificado seja vosso nome
Venha a nós o vosso reino
Seja feita a vossa vontade
Assim na terra como no céu

Vamos analisar esse pedaço: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu” Como é profundo esse trecho.
Estamos a todo o momento que fazemos a oração Pai Nosso, dizendo a Deus que aceitamos a vontade Dele, independente , do que é essa vontade propriamente dita . Nos tornamos Humildes quando proferimos esse trecho. Nos tornamos resignados . E eu pergunto : Estamos sendo assim de fato ? Estamos aceitando com nossos corações e almas a vontade de Deus ? Pois não devemos esquecer, Maior que Deus , não há nada! Tudo o que os decorre é por nossas próprias ações e tão somente pela vontade de Deus. Vamos ver um outro trecho muito importante na oração do Pai Nosso: … O pão nosso de cada dia nos dai hoje

Perdoai as nossas ofensas
Assim como nos perdoamos
A quem nos tem ofendido

Pergunta : Estamos perdoando a quem nos tem ofendido ? Diariamente passamos por situações de perturbação emocional/espiritual , provocada por nossos semelhantes … Nós estamos conseguindo perdoar esses nossos irmão ? Amigos,
O exemplo do Pai Nosso, é apenas um alerta para que, se ainda não, iniciemos a partir de hoje a executar nossas orações com o coração , Enxendo-os de Amor e equilíbrio diante da oração. E quão balsamo nos trará essa oração as nossas dores. Que suporte magnífico ela nos dá para o equilíbrio do dia a dia. Precisamos compreender que a prece tem um poder muito grande.

Ela inicialmente alivia nossas dores.

Age como um balsamo para as feridas criadas em nossas almas. Posteriormente , se feita com amor e fervor , será ouvida por nossos amigos da espiritualidade maior que com autorização de Deus nosso amado Pai, atenderá com o auxilio necessário nossa solicitação. A Prece ainda, não deve ser somente proferida quando necessitamos. Ela deve sempre ser proferida. A prece é grande arma contra a má influenciação, pois se feita com fé atinge as esferas superiores, o qual nos dará força contra os maus espíritos. A prece nunca é inútil. Ela sempre nos da muita força. Podemos também orar por nossos semelhantes. Podemos e devemos fazer sempre que necessário. Lembremos!

Podemos não mudar o curso das coisas, pois muitas vezes se segue da missão , mas podemos aliviar as dores e dar forças para a continuidade da vida com mais amor e felicidade. O pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal. A prece que façamos por outrem é um ato dessa vontade. Se for ardente e sincera, pode chamar, em auxílio daquele por quem oramos, os bons Espíritos, que lhe virão sugerir bons pensamentos e dar a força de que necessitem seu corpo e sua alma. Mas, ainda aqui, a prece do coração é tudo, a dos lábios nada vale. (t)

Oração Final:

<Safiri> Amigos
Estamos encerrando os estudos da noite. Com o coração elevado até Deus, nosso amado Pai Pedimos que nos oriente por toda a semana que segue Fazendo com que possamos compreender a vida que tem se apresentado diante de nós. Que possamos então, ser um instrumento de Vossa Paz! Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio que eu leve o amor.
Onde houver ofensa que eu leve o perdão. Onde houver dúvida que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade. Onde houver desespero que eu leve a esperança. Onde houver tristeza que eu leve a alegria. Onde houver trevas que eu leve a luz.

O Mestre, fazei que eu procure mais consolar Que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna! Que assim seja hoje e sempre.
Possamos estar aqui reunidos novamente na próxima semana . Boa Noite a Todos.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior