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Documentos Apócrifos do Novo Testamento

Documentos Apócrifos do Novo Testamento

Ivan René Franzolin

O termo apócrifo é usado para designar textos e documentos cuja autenticidade, origem e veracidade foram consideradas como falsas ou duvidosas, embora possam ter valor histórico. As religiões tradicionais consideram como não inspirados por Deus.

Atos Apócrifos

Documento

Época
provável

Comentário

de André Séc. 3 Atribuído a Leukios Carinos..
de João 150 a 180 dC Apresenta influência docetista.
de Tiago 125 a 150 dC
de Paulo 160 a 170 dC Dividido em três obras: Atos de Paulo e Tecla, Correspondência de Paulo com os Coríntios e o Martírio de Paulo.
de Pedro 180 a 220 dC Conhecido apenas fragamentos.
de Tomás Séc. 3 Encontrado texto completo, de influência gnóstica.
de Tadeu Séc. 3 Baseados na suposta correspondência entre Jesus e Abgar ou Abgaro rei de Edesa

Evangelhos Apócrifos

Documento

Época
provável

Comentário

dos Hebreus 100 dC Não conhecido, utilizado pelos ebionitas, tinha relação com o de Mateus.
dos Egípcios ou Tradição de Matias 150 dC Inspiração gnóstica;
dos Ebionitas ou dos 12 apóstolos 150 dC Opõe-se aos sacrifícios levíticos.
de Pedro até 150 Tendência docetista; os irmãos deJesus são identificados como filhos de José com esposa anterior.
de Pseudo Tomé 190 dC O mais importante dos evangelhos apócrifos. Alguns acreditam que tenha sido escrito no final do séc. 1.
Proto-Evangelho de Tiago 190 dC Nascimento de Maria, defende pela primeira vez a idéia da virgindade de Maria.
Árabe da Infância
Copta de Tomé – o dídimo Séc. 2 114 lógios atribuídos a Jesus
de Filipe Séc. 3 Influência gnóstica.
de Maria Madalena
da Verdade
de Nicodemos Séc. 5 Fatos depois da prisão de Cristo. Autor provável Ananias.
de Matias Anterior a Orígenes.
de Barnabé Texto desconhecido.
de André Gnóstico.
de Judas Iscariotes Gnóstico.
de Eva Gnóstico.
de Basílides Gnóstico.
de Cerinto Gnóstico.
de Bartolomeu Sobre a descida de Jesus ao inferno

Epístolas Apócrifas

Documento

Época
provável

Comentário

Terceira Epístola aos Coríntios Séc. 2 Autor provável Paulo. Inserida nas coleções siríaca e armênia.
dos Apóstolos 160/170 dC Considerada a mais importante. Recopilação das revelações feitas por Jesus depois da ressurreição. Crença num castigo eterno, o batismo é indispensável.
aos Laodicenses Séc. 2 Autor provável Paulo.
aos Alexandrinos Séc. 2 Autor provável Paulo. Desconhecida, citada pelo Fragmento Muratoriano.
Entre Paulo e Sêneca Séc. 3 Autor provável Paulo.

Apocalípses Apócrifos

Documento

Época
provável

Comentário

de Pedro 125/150 dC Considerado canônico por Clemente de Alexandria. Texto completo descoberto em 1910 numa tradução etiópica.
de Paulo 240/250 dC Escrito em grego provavelmente no Egito. Citado por Orígines.
de Estevão
de Tomé Séc. 4 Composto em grego ou latim, descoberto em 1907 num manuscrito de Munique.
de João Existem dois apocalipses atribuídos ao autor. Um parecido com o texto conhecido e outro apresentando um diálogo entre João e Cristo sobre jejum, Domingo e questões doutrinárias..
da Virgem Narra as revelações da Virgem sobre o sofrimento dos condenados no inferno e sua intercessão por eles.
Sibila Cristã Séc. 3

Documentos Apócrifos

Documento

Época

provável

Comentário

Declaração de José de Arimatéia Séc. 2 Sua participação no sepultamento de Jesus.
Descida de Cristo aos Infernos Séc. 5 Cristo vai aos mortos para libertá-los.
A Cura de Tibério Séc. 6 A cura realizada pelo retrato de Jesus.
A vingança do Salvador Destruição de Jerusalém no ano 70.
Cartas entre Pilatos e Herodes Séc. 5 Pilatos reconhece seus erros.
Cartas entre Pilatos e Tibério Séc. 5 Pilatos se justifica e Tibério acusa.
Relatório de Pilatos Séc. 7 Relata a morte e a ressurreição de Jesus.
Tradição de Pilatos Séc. 7 Julgamento e condenação de Pilatos.
A Morte de Pilatos Julgamento de Pilatos e seu suicídio.
Trânsito ou Passagem de Maria Séc. 3 a 6 Morte e ascenção de Maria.
Livro do Descanso Séc. 3 a 6 Morte e Ascensão de Maria.
História de José o carpinteiro Doença, morte e sepultamento de José.

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