Tamanho
do Texto

Energia Sexual e Sublimação

Energia Sexual e Sublimação

Palestra Virtual
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Palestrante: Altivo Pamphiro
Rio de Janeiro
09/02/2001

Organizadores da palestra:

Moderador: “Brab” (nick: [Moderador])
“Médium digitador”: “André_Alcantara” (nick: Altivo Pamphiro)

Oração Inicial:

<[Moderador]> Senhor Deus, Pai Amado, mais uma vez estamos aqui reunidos em Teu nome para estimularmo-nos ao aprendizado fraterno, com disposição e vontade. Sabemos de nossas limitações, Paizinho, mas esteja conosco. Em mais essa atitude simples que o filho ainda ignorante vacila em executar: a do exercício no convívio fraterno em busca do auto crescimento. Que seja em nome dos Espíritos orientadores do Centro Espírita Léon Denis, em nome de Jesus mas antes de tudo em Teu Nome, que possamos dar por iniciada mais uma Palestra Virtual na noite de hoje. Obrigado.

Apresentação do Palestrante:

<Altivo_Pamphiro> Sou Altivo Pamphiro, Presidente e médium do Centro Espírita Léon Denis, em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro – RJ. (t)

Considerações Iniciais do Palestrante:

<Altivo_Pamphiro> Estamos prontos para as nossas conversações da noite de hoje. O assunto, como todos estão vendo, pede bastante equilíbrio, mas não estamos aqui para dizermos o que a pessoa vai perguntar ou não, e sim para responder. Que Jesus nos ajude. (t)

Perguntas/Respostas:

<[Moderador]> [1] <bic0> Como canalizar a energia sexual reprimida, por exemplo, por votos religiosos ou filosóficos para uma utilização mais humanitária?

<Altivo_Pamphiro> As pessoas envolvidas em religiões que proíbem o casamento podem canalizar suas forças sexuais, através da mente para realização de atividades socorristas e humanitárias de um modo geral onde elas poderão dar impulso criativo às suas forças genésicas.
Também podem colocar essas energias na direção dos passes. Isto, evidentemente quando se tratar de pessoa espírita ou ser um magnetizador. (t)

<[Moderador]> [2] <Brab> Convencionou-se, por muitas culturas, instituir o celibato como forma de auto-controle em relação aos desvarios do sexo, sendo inclusive indicado como forma de elevação espiritual, ou de concentração de energias espirituais. Qual a relação entre celibato e equilíbrio sexual?

<Altivo_Pamphiro> Não existe relação entre o celibato e equilíbrio sexual. O celibato é uma escolha pessoal. Não deve ser praticado a não ser por aqueles que assim o desejem intimamente, sem nenhuma pressão religiosa. O equilíbrio sexual indica que a criatura é moderada e pratica o ato sexual com as pessoas a quem ama e sente-se feliz assim o fazendo. As religiões que indicaram o celibato como forma de contenção para o sexo, o fizeram por conta de pessoas que ditaram regras absolutamente contrárias à natureza humana. Recomendo a leitura de um livro não-espírita chamado “Eunucos Pela Graça De Deus”, não me recordo a Editora, mas poderei dizer mais tarde, e a sua autora, uma professora universitária alemã, fez um estudo interessantíssimo sobre o celibato feminino. A folhas tantas deste livro, ela afirma de modo convincente que os que ditaram regras para as religiosas, eram todos celibatários e em nenhum momento foi ouvido qualquer religioso que não fosse celibatário. Ela, a autora, conclui que, em verdade, não houve uma necessária visão religiosa do celibato, mas sim uma visão pessoal daqueles que fizeram as regras da Igreja. (t)

<[Moderador]> [3] <Brab> Mohandas Ghandi, o Mahatmaji da Índia, depois que iniciou seu ministério em prol das lutas de libertação da Índia, adotou o celibato como prática. Que teria impulsionado Ghandi a procurar essa postura? Que benefícios ela poderia lhe trazer para a missão que desempenhava?

<Altivo_Pamphiro> Ghandi adotou o celibato por uma razão toda pessoal. Houve um período em que ele estava fora da Índia trabalhando e atendia a pessoas como advogado.
Em um dado momento, ele saiu para a prática do sexo com uma pessoa e o assistido dele foi preso durante os momentos de relação sexual de Ghandi, isto mexeu profundamente com a natureza íntima dele e ele prometeu a si mesmo que jamais casaria ou teria uma prática sexual, dedicando-se, então, ao povo. Agora não nos esqueçamos que o celibato, tanto quanto o casamento, é de natureza íntima. Jesus não se casou, Simão Pedro sim, ao que consta os Apóstolos deveriam ter família também. Allan Kardec casou-se, Léon Denis, não. No Brasil, Bezerra de Menezes casou-se duas vezes. Quase todos os líderes espíritas da época eram casados. Chico Xavier não se casou. Vemos assim que o assunto é puramente individual.(t)

<[Moderador]> [4] <oppo> Existe outra forma de usar a energia sexual que não com o sexo propriamente dito? Como fazer?

<Altivo_Pamphiro> Sim. Dedicando-se a práticas no bem, conforme dito na primeira resposta, desde que, as energias sexuais sejam utilizadas na prática do bem. (t)

<[Moderador]> [5] <Brab> A sexualidade – a energia sexual – é um atributo do Espírito ou do corpo?

<Altivo_Pamphiro> É do corpo. Mas podemos perfeitamente entender que os espíritos mais próximos a matéria poderão igualmente ter grande proximidade das forças sexuais. Há livros mediúnicos, e nem sempre recomendáveis que falam deste envolvimento espiritual com forças sexuais próprias dos encarnados. Se cito estes livros, é porque foi citado mesmo, e não se deve ignorar o que falam esses autores. (t)

<[Moderador]> [6] <M_Alves> A energia sexual tende a desaparecer com a evolução das criaturas?

<Altivo_Pamphiro> Sim. Evolução espiritual e naturalmente, corporal, quando o homem já estiver mais evolutido e não necessitar tanto da prática sexual. (t)

<[Moderador]> [7] <Brab> Como situar a homossexualidade dentro da caminhada do Espírito em busca do domínio de suas próprias potencialidades sexuais?

<Altivo_Pamphiro> A homossexualidade é sempre uma escolha pessoal e sua prática indica que o espírito ainda não encontrou a felicidade e o equilíbrio em uma parceria com vistas a procriação.
Não nos esqueçamos que a prática sexual, inicialmente, foi voltada exclusivamente para a procriação. É como o fazem os animais. O prazer propriamente dito, veio com o desenvolvimento das sensações do homem. O equilíbrio de todas essas forças virá no decorrer dos séculos ou milênios. Se uma criatura pratica a homossexualidade é porque ainda não encontrou o(a) parceiro(a) no sexo oposto, não devemos jamais criticar as escolhas, mas, é claro que a natureza indica como ideal a parceria com o sexo oposto. De qualquer forma as pessoas estão caminhando, buscando seu equilíbrio de forças, de emoções e de prática sexual. (t)

<[Moderador]> [8] <oppo> O que fazer, quando sabemos que devemos ser equilibrados no sexo mas não conseguimos (como se fosse mais forte que a gente)? Isso tem a ver com a energia sexual? Preciso desse esclarecimento, por favor!

<Altivo_Pamphiro> Devemos, em primeiro lugar, entender que pessoas mais jovens têm uma energia sexual mais acentuada.
Se você ainda está na faixa de uma idade relativa, é claro que terá uma força sexual maior do que uma pessoa que já tenha passado de uma certa idade. Mas quando se fala em sensações, não há idade. Aí é a busca do prazer pelo prazer. Nesse caso, o equilíbrio virá com o amadurecimento do espírito. Nos casos em que haja uma excessiva necessidade de sexo, tipo “ninfomaníacas”, não se pode ignorar que é uma doença do espírito. (t)

<[Moderador]> [9] <bic0> Li num livro espiritualista (não espírita) que é possível aumentar a energia pessoal circulante, como o princípio vital, por exemplo, ou magnetismo pessoal, através do desenvolvimento do chacra (ou centro vital) kundalini (chacra básico). Tens algum conhecimento sobre isso?

<Altivo_Pamphiro> Realmente os magnetizadores da região da Índia afirmam essa tese, mas o que se sabe é apenas o que nos dizem. Não há, a rigor, confirmações sobre o assunto, embora ele pareça bastante lógico. (t)

<[Moderador]> [10] <Brab> Na vida sexual normal de um casal equilibrado como saber o limite entre o aceitável e o condenável? Em outras palavras, como determinar onde na prática sexual inicia-se a fixação deletéria com o sexo – terminando o que seria natural no processo de aprendizado sexual dos Espíritos?

<Altivo_Pamphiro> Se um homem e uma mulher se sentem bem estando unidos pela prática sexual, não há, a rigor, nada de condenável, uma vez que o que existe é uma prática envolvente, amorosa, com vistas à satisfação de um prazer.
A fixação deletéria, na sua expressão, será quando os objetivos principais se perderem e o casal ficar exclusivamente voltado para esta prática com o esquecimento de outros valores comuns a uma vida de relação. O processo de aprendizado sexual do espírito começa quando ele busca as sensações e termina quando ele as pratica com vistas ao equilíbrio de suas forças genésicas. (t)

<[Moderador]> [11] <Brab> O uso da energia sexual tem alguma relação com a mediunidade? Ouvimos recomendações de alguns autores e Espíritos sobre a abstenção de prática sexual algum tempo antes das reuniões onde é exigido destes o trabalho mediúnico, daí nossa dúvida. Se sim, como se dá e o que a causa?

<Altivo_Pamphiro> A prática sexual movimenta um potencial energético muito grande. Há mesmo um desgaste energético considerável. Se você provoca este desgaste, como você irá para a prática da mediunidade aonde novas cotas de energias serão exigidas de você, se se está tão desgastado pela prática sexual. Também devemos considerar que os espíritos mais afastados da Terra já começam a se liberar de certas lembranças e sensações físicas.
Se vamos para junto deles na prática mediúnica e levamos conosco as vibrações de uma relação sexual, ficaremos como uma pessoa que fosse visitar a outra e chegassemos com uma roupa caracterizada ou suja ou mesmo inadequada para a visita. Há espíritos que por sua proximidade da Terra, poderão não se incomodar com tais sensações, mas os Guias… (t)

<[Moderador]> [12] <Brab> Um Espírito que viveu como homem durante algumas encarnações deve agora encarnar num corpo feminino. Primeira pergunta: Há no Plano Espiritual algum processo especial de preparação para essa mudança? Segunda pergunta: há algum reflexo psicológico (como tendência homossexual) nesse Espírito quando encarnado?

<Altivo_Pamphiro> Léon Denis, no seu Livro “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” nos afirma que nós só reencarnamos em corpos diferentes daqueles que psicologicamente estamos vinculados em situação especial e após muito preparo psicológico.
Assim, cada ser só irá reencarnar num corpo diferente daquele que ele está habituado a ser após intenso preparo. Cremos que a tendência homossexual não deverá ser por conta do fato de ele ter nascido em corpo diferente de suas tendências, mas sim por ser ele um espírito ainda sem a necessária evolução. Recomendo a leitura do Livro “O Cristo Espera Por Ti” do espírito Balzac e de autoria mediúnica de Valdo Vieira onde Balzac nos conta uma estória em que um espírito totalmente feminino irá reencarnar num corpo masculino para o aprendizado das virtudes da moderação e equilíbrio emocional. (t)

<[Moderador]> [13] <Carlos Lopes> Como o palestrante vê a masturbação praticada por pessoas casadas e que também participam de salas de bate papo de sexo com fotografias? Podem estar sofrendo de obsessão? Como se libertar desses vícios?

<Altivo_Pamphiro> Se não há uma obsessão, há pelo menos um desequilíbrio emocional. O mesmo desequilíbrio se vê na pedofilia. Cada prática que transcende a moderação ou a convivência sensata e harmoniosa dos seres, tende a mostrar que seus praticantes ou estão desequilibrados ou obsediados. (t)

<[Moderador]> [14] <||bellatrix||> Se a idade tem relacao com a quantidade de energia sexual, o sexo (m/f) também tem? ou seja, homens e mulheres tem essa energia de forma diferenciada?

<Altivo_Pamphiro> A idade tem relação com a energia sexual, mas como já foi dito, há espíritos que desenvolvem um grande uso físico do sexo e em algum deles parece que as suas energias não têm fim. Ao que sei, pelas leituras que tenho, não há diferença entre homens e mulheres no tocante a forma diferenciada de energia, salvo os casos de pessoas com mutilações provocadas como é o caso de alguns países da África e alguns povos árabes e na Idade Média com crianças masculinas para terem suas vozes afeminadas. (t)

<[Moderador]> [15] <_Anubis_> Existe troca de fluido vital em uma relação sexual?

<Altivo_Pamphiro> Sim. Quando existe uma relação sexual, há toda uma troca de energias físicas e psíquicas. (t)

<[Moderador]> [16] <Dourado-sp> Amigos, O sexo é uma usina de forças como sabemos, por ela passam todo o nosso presente, passado, e futuro. Ali se formam e plasmam a matéria caótica e o espírito universal da vida. Dela resultam Luz e trevas. No sexo, temos o cadinho interno onde tudo é temperado. A Hereditariedade, as leis naturais se plasmando de acordo com a individualidade dos seres em questão. Será que trabalhamos corretamente estas?

<Altivo_Pamphiro> Com a Doutrina Espírita, estamos aprendendo justamente a conquistar esse equilíbrio. Trabalhemos determinadamente em busca desta capacidade equilibrante de viver. (t)

<[Moderador]> [17] <Dourado-sp> Cientificamente sabemos que uma célula vibra a 70 ciclos por segundo. No ato sexual, esta se mantém a 340 ciclos por segundo, decorrendo aí, a morte de todas as células velhas e esgotadas. Isto, é renovação física. Sexo portanto é vida. Num espasmo, temos um curto nestas energias. É como se a luz se apagasse. É viável a um homem e uma mulher se desgastar sexualmente com muitos orgasmos?

<Altivo_Pamphiro> Sim. Há o desgaste natural de quem pratica o ato sexual. Certamente que se você pratica exaustivamente o sexo, você se sentirá mais esgotado. Mas isto será notado em maior número de vezes naqueles que vão atingindo um certo desgaste orgânico em função de sua idade. (t)

<[Moderador]> [18] <Brab> O que pensar da milenar tradição da virgindade, ora utilizada como pré-requisito à mediunidade, ora como símbolo máximo da pureza (inclusive em Maria, mãe de Jesus)? A virgindade tem alguma relação com a sublimação da energia sexual ou seu maior ou menor controle por parte do Espírito?

<Altivo_Pamphiro> A virgindade sempre foi utilizada como um meio de controlar as emoções das pessoas.
Como já vimos, quem pratica o sexo aprende a conviver com outras forças. No caso das vestais romanas, era desejável que as mesmas fossem jovens e virgens para não confundirem nenhuma sensação humana e física com a sensação humana e espiritual. Maria foi considerada como tendo um filho sendo Virgem, mas ao que consta, isto é um erro de tradução da Bíblia. Na edição em Esperanto da Bíblia que Zamenhof fez vindo diretamente do aramaico, virgem era uma forma de chamar todas as jovens em idade da puberdade. José, sendo mais velho que ela, foi considerado como ancião e Maria, considerada como uma pessoa virgem, quando, na realidade era apenas uma jovem. O Catolicismo aproveitou esta tradução errônea e tratou de impor a todas as pessoas o conceito de virgindade como ponto de partida para relação com o plano espiritual. (t)

<[Moderador]> [19] <grip_inc> A ninfomania pode causar doenças físicas?

<Altivo_Pamphiro> Sim. Em pelo uso imoderado, a praticante do sexo sujeita-se a um sem-número de situações. Não nos esqueçamos de que toda a situação extremada provoca um desgaste de todo desnecessário. (t)

Considerações Finais do Palestrante:

<Altivo_Pamphiro> Na vida estamos em constante aprendizado. O sexo como tantas outras energias de nosso espírito precisa ser conduzido de forma adequada.

Façamos o uso do mesmo, quando for o caso, de forma a mantermos nossa vida em pleno equilíbrio. (t)

Oração Final:

<[Moderador]> Querido Jesus, obrigado por mais esta oportunidade de aprendizado de troca, de carinho, de reflexão. Que os nossos amigos espirituais possam encontrar em nós agora terreno mais fértil ao desenvolvimento do Reino de Deus que todos nós viemos plantar com nosso exemplo.

Entendidos que estamos mais da realidade das forças que nos rodeiam, nos ensinando, como tudo o que vem de Deus. Agradecemos a presença amiga durante esta palestra dos Espíritos que auxiliaram nosso palestrante, e de todos que por aqui passaram e puderam nos auxiliar nas dúvidas, que sempre vêm ao encontro de todos os corações. Permanece conosco, Mestre. Muito obrigado. (t)


logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior