Tamanho
do Texto

Espiritismo: Religião, Filosofia e Ciência

Espiritismo: Religião, Filosofia e Ciência

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestrante: Miguel Labolida
Rio de Janeiro
13/11/1998

Organizadores da palestra:

Moderador: “Macroz” (nick: [[Moderador]]_) “Médium digitador”: “pip” (nick: Miguel_Labolida)

Oração Inicial:

<jaja> Senhor Jesus, estamos aqui reunidos mais uma vez em Teu nome com o objetivo de aprendermos um pouco mais sobre a Doutrina Espírita. Que possamos nos colocar na posição do aprendiz, interessado em descobrir cada vez mais sobre tudo que o cerca na vida, para se sentir cada vez mais capacitado a chegar à verdade. Fique conosco, amparando-nos, apoiando especialmente nosso amigo Miguel Labolida, que será responsável por trazer os ensinamentos nesta noite. Que a Tua paz esteja presente entre nós, agora e sempre. Que assim seja!

Apresentação do palestrante:

<Miguel_Labolida> Miguel Labolida, freqüentador do Centro de Estudos Espíritas Rita de Cássia há 10 anos. Realiza palestras em vários Centros Espíritas.

Considerações iniciais do palestrante:

<Miguel_Labolida> O Espiritismo revela, no aspecto científico, a essência de todas as coisas. Do ponto de vista filosófico, nossa origem e a nossa destinação. O aspecto Religioso da Doutrina revela a harmonia geral do Universo regido por Deus através da suas Leis Morais e Materiais, incentivando o Progresso, rumo à Perfeição. (t)

Perguntas/Respostas:

<[[Moderador]]_> [1] <Caminheiro> Em que aspectos o Espiritismo se aproxima e em que outros ele se afasta das “Ciências Oficiais”? Porque a “Ciência Oficial” não aceita o Espiritismo em suas fileiras?

<Miguel_Labolida> Ainda o homem não atingiu o conhecimento por si próprio no nível que os espíritos nos revelaram. Chegará o dia em que a “ciência oficial” comprovará as revelações dos Espíritos. Podemos dizer que a ciência atual e o Espiritismo não falam a mesma língua, o que provoca uma rejeição natural. (t)

<[[Moderador]]_> [2] <Caminheiro> De que maneira a “Filosofia Espírita” colabora para a reforma de nossa sociedade, de maneira a transformá-la em um modelo mais justo?

<Miguel_Labolida> Ensinando a Lei de Deus, nas bases de fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem, segundo as palavras do Senhor Jesus.(t)

<[[Moderador]]_> [3] <DMM> em que sentido o Espiritismo é uma ciência? Algum fato cientifico comprova a reencarnação?

<Miguel_Labolida> Provavelmente o fato mais relevante ao respeito da reencarnações sejam as regressões às vidas passadas, que revelam fatos de vidas anteriores. (t)

<[[Moderador]]_> [4] <Caminheiro> Dentre os três aspectos que sustentam a Doutrina Espírita; a saber Ciência, Filosofia e Religião; qual seria o mais importante?

<Miguel_Labolida> Não podemos destacar nenhum como mais importante, porque eles fazem parte de um conjunto harmonioso que se complementam. (t)

<[[Moderador]]_> [5] <ALuMaSi> Até que ponto podemos diferenciar Espiritismo em várias facções como filosofia, ciência, religião, e até onde podemos juntá-las no Espiritismo como um só componente?

<Miguel_Labolida> Essa divisão do conhecimento da Doutrina Espírita é necessária para fins didáticos. Quando Kardec, durante a Codificação de “O Livro dos Espíritos”, pergunta a estes se era correta a divisão da Lei de Deus segundo ele propunha, eles responderam que podia ser feita dessa maneira, desde que nós entendamos, ou seja, a divisão do todo em partes é apenas um mecanismo didático. (t)

<[[Moderador]]_> [6] <Caminheiro> Como deve ser o relacionamento entre o Espiritismo e as diversas “facções” dissidentes, como Roustanguistas, Ramatistas, Racionalismo Cristão e também com as religiões afro-brasileiras? Devem ser apoiadas mais na Fé ou na razão?

<Miguel_Labolida> Perguntaram à Emmanuel: “O Espiritismo será a religião do futuro?” E Emmanuel respondeu: “Não, o Espiritismo será o futuro das religiões.” (t)

<[[Moderador]]_> [7] <Epistemio> Quais os caminhos para incrementar o desenvolvimento do aspecto científico nos dias atuais? Qual o papel dos espíritas nesse desenvolvimento?

<Miguel_Labolida> A ciência como parte do progresso avança segundo necessidades e expectativas dos homens. Os espíritos, porém, nos advertem que a nossa Humanidade possui um progresso intelectual muito mais desenvolvido que o progresso moral, e é este último que muitas vezes obsta o progresso das ciências seja pela má utilização, notadamente influenciada pelo interesse pessoal. (t)

<[[Moderador]]_> [8] <Milenium> Até que ponto o Espiritismo continua a evoluir como ciência? Noto que nas casas espíritas a importância dada ao aspecto religioso é maior que o de estudo e investigação dos fenômenos. O Espiritismo continua a evoluir como ciência?

<Miguel_Labolida> Por um lado, os fenômenos são amplamente conhecidos através da Codificação e não esqueçamos a advertência dos Espíritos no sentido de que o progresso moral da Humanidade está aquém do progresso intelectual e das ciências. A Terra produz aproximadamente uns dez por cento a mais dos alimentos necessários para alimentar a Humanidade, embora existam povos que morrem de fome. Eis a necessidade da reforma moral do homem, e a religião é a escola da alma. (t)

<[[Moderador]]_> [9] <Caminheiro> Entendendo-se “Filosofia” como sendo uma maneira particular de se olhar para o mundo, que nova maneira é essa oferecida pelo Espiritismo?

<Miguel_Labolida> A maneira que o Espiritismo nos revela o aspecto filosófico não é nova. O Espiritismo revela a origem do homem, o porquê das vicissitudes com as que se defrontam a destinação permanente de perfeição a que somos destinados revelado por Espíritos de muito elevado nível moral e intelectual, para auxiliar esse progresso da Humanidade. O Senhor Jesus nos falou: Conhecerás a Verdade e esta vos fará livres. (t)

<[[Moderador]]_> [10] Seria possível comprovar-se a veracidade das regressões? Não poderiam ser explicadas como indução por parte do terapeuta? Como aceleração do imaginário do paciente? Caso fiquem dúvidas quanto às comprovações científicas dessas regressões, como argumentar aí o caráter científico do Espiritismo?

<Miguel_Labolida> A bibliografia espírita e não espírita é muito abundante em fatos comprovados. A dúvida metódica é louvável, já que os próprios Espíritos recomendam que ante a dúvida seja rejeitada a hipótese e que é melhor rejeitar cem verdades que aceitar uma única mentira. Chegará o dia em que a ciência conseguirá comprovar claramente estes fenômenos.(t)

<[[Moderador]]_> [11] <Caminheiro> Para se falar em “Religião”, “Ciência” e “Filosofia”, seria interessante que comentasse para nós o ponto base de cada uma delas! Por enquanto, poderia nos dizer o que entende por “fé”?

<Miguel_Labolida> Fé é o sentimento inato no homem de seus destinos futuros. Nos primórdios da Humanidade, os povos adoravam os fenômenos naturais, mais adiante através de símbolos e rituais. Quando o homem começa a atingir a maturidade intelectual começa a rejeitar a idéia dogmática, religiosa, provocando os conflitos entre a ciência e a religião. O Espiritismo nos mostra uma fé raciocinada, que, nas palavras de Kardec pode fazer frente à razão em todas as épocas da Humanidade.(t)

<[[Moderador]]_> [12] <Naema> Dentro do apecto científico do Espiritismo, uma comprovação da reencarnação não seria certas habilidades inexplicáveis que as pessoas apresentam? (crianças virtuoses, habilidade para línguas desconhecidas)?

<Miguel_Labolida> Sem dúvida. (t)

<[[Moderador]]_> [13] <Epistemio> Na sua opinião, ainda está longe o tempo em que o Espiritismo se tornará o presente realizado das religiões?

<Miguel_Labolida> Os Espíritos anunciam para os próximos séculos a transformação do nosso planeta, atualmente de expiações e provas, para um mundo de regeneração. Neste processo, cabe ao Espiritismo um papel fundamental na reforma íntima do homem, processo que será compartilhado por todas as religiões.(t)

<[[Moderador]]_> [14] Amigo Miguel, o amigo Milenium gostaria de fazer outra pergunta, tendo como base a resposta da questão 8 <Milenium> Então não existiria neste momento nada mais a ser pesquisado? O aspecto investigativo estaria neste momento relegado a um segundo plano?

<Miguel_Labolida> Sem dúvida que não, já que a pesquisa faz parte do progresso, que é inevitável. Consideramos apenas que se trata de uma questão de prioridades. O progresso, seja científico, filosófico ou religioso, nunca pode ser detido.(t)

<[[Moderador]]_> [15] <Especial> Quais as novidades do Espiritismo na área da Ciência?

<Miguel_Labolida> Podemos considerar as Obras Mediúnicas, onde nos relatam pormenores do nosso corpo espiritual e físico, experiências nos diferentes planos da Espiritualidade, como as “novidades” que o Espiritismo nos revela. Podemos citar, por exemplo as Obras de André Luiz. (t)

<[[Moderador]]_> [16] Duas perguntas correlatas: <Milenium> Como devem ser as relações dos espíritas com as demais religiões não espiritualistas? <Caminheiro> Se somos espíritas, e, portanto, nossa filosofia é a filosofia Espírita, o que devemos responder se nos perguntarem: “Qual a sua religião?” O Espiritismo é, afinal de contas, nossa religião?

<Miguel_Labolida> As relações devem ser fraternas, sustentadas por respeito e tolerância. Sim, considerando o tríplice aspecto da Doutrina: Ciência, Filosofia e Religião podemos considerá-lo como religião. (t)

Considerações finais do palestrante:

<Miguel_Labolida> Agradecendo a oportunidade, queremos citar a frase que sintetiza os temas expostos: “Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir continuamente, esta é a lei”.(t)

Oração Final:

<Caminheiro> Pai de amor e de bondade! Obrigado pela oportunidade maravilhosa de nos aprofundarmos em nossa Doutrina querida! Que a tua paz nos envolva e nos traga luz! Que nossa semana seja de aprendizado e prática do Amor ensinado por Jesus! Abençoe especialmente o Miguel que disponibilizou seu tempo para nos instruir e a administração deste canal de aprendizado que nos dá oportunidade de estarmos evoluindo sempre! Que tua paz seja conosco sempre! Amém!

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior