Tamanho
do Texto

Influência do Organismo

Influência do Organismo

“O Livro dos Espíritos” – questões 367 a 370

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Mauro Bueno – [MBueno]
São Paulo
10/03/2001

Dirigente do Estudo da Noite:

Mauro [MBueno]

Oração Inicial:

<Naema> Boa noite a todos
Que nesses momentos que vamos passar juntos, empenhados em aprender um pouco mais sobre a Doutrina Espírita que possamos ser amparados em nossos propósitos, pois ainda, às vezes, falhamos em nossas resoluções em melhorar
imperfeitos que somos
Ampare-nos Senhor nesses momentos
pois precisamos das intuições de nossos companheiros espirituais que possamos nos colocar em condições de ouvir e atuar Agradecemos por todas as chances que nos são colocadas no caminho que possamos sempre aproveitá-las
e aproveitar esses momentos de estudos também Que nosso companheiro palestrante possa ser intuído e inspirado agora e em todos os momentos de sua vida Assim Seja

Mensagem Introdutória:

CORPO FÍSICO

Alguns daqueles que abordam a luz renovadora dos princípios espíritas, deslumbram-se diante das perspectivas do Universo, enternecem-se com as revelações da imortalidade, capacitam-se da grandeza da vida e, quase sem perceber, se alheiam do corpo físico que lhes serve de bendito instrumento ao desempenho de valiosos encargos na estância terrestre. Há mesmo quem chegue a desprezá-lo, no pressuposto de que semelhante comportamento lhes abrevia o trabalho de burilamento moral. Simples ilusão dos que se ausentam da lógica que orienta os processos da natureza.

Antes que o pão abrilhante a mesa, o trigo que lhe deu forma passou pelo claustro materno da terra benfazeja, a fim de constituir-se. No mesmo sentido, que adiantaria ao aluno de letras primárias freqüentar a universidade, claramente sem bases para assimilar as lições dos cursos superiores? A cela física, na escola do Planeta, é a carteira de estudo ou o cubículo de retificação que nos patrocina o progresso. Abençoá-la, conversá-la, auxiliá-la e preservá-la, através de hábitos baseados em equilíbrio e retidão, nos quais os recursos da existência sejam usados sem excessos, é simples dever. Geralmente, muitos de nós somente nos apercebemos da preciosidade de uma bênção depois que essa mesma bênção nos escapa das mãos.

É assim que, muito comumente, apenas quando caímos na enfermidade irreversível ou após ultrapassar as fronteiras da desencarnação é que atribuímos ao corpo físico a importância de que ele se reveste. Não esperes o sofrimento para bendizer a felicidade perdida. Trabalha, realiza, procura o bem e aperfeiçoa-te agora. É pelo corpo físico que entesouramos experiências de sabido valor para a eternidade. Ampara teu corpo para que teu corpo te ampare. Se robusto, não lhe dissipes em vão as energias e agradece-lhe o equilíbrio de que desfrutas. Se doente ou mutilado, defeituoso ou inibido, agradece-lhe o ensejo de reajuste. Teu corpo é o livro em que aprendes na escola da vida. Não lhe fujas ao apoio do trabalho, nem à luz da lição.

Emmanuel
Do Livro: No Portal da Luz
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Editora: IDE

Exposição:

367. Unindo-se ao corpo, o Espírito se identifica com a matéria? “A matéria é apenas o envoltório do Espírito, como o vestuário o é do corpo. Unindo-se a este, o Espírito conserva os atributos da natureza espiritual.” 368. Após sua união com o corpo, exerce o Espírito, com liberdade plena, suas faculdades? “O exercício das faculdades depende dos órgãos que lhes servem de instrumento. A grosseria da matéria as enfraquece.” a) – Assim, o invólucro material é obstáculo à livre manifestação das faculdades do Espírito, como um vidro opaco o é à livre irradiação da luz? “É, como vidro muito opaco.” Pode-se comparar a ação que a matéria grosseira exerce sobre o Espírito à de um charco lodoso sobre um corpo nele mergulhado, ao qual tira a liberdade dos movimentos. 369.

O livre exercício das faculdades da alma está subordinado ao desenvolvimento dos órgãos? “Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma, manifestação que se acha subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição dos órgãos, como a excelência de um trabalho o está à da ferramenta própria à sua execução.” 370. Da influência dos órgãos se pode inferir a existência de uma relação entre o desenvolvimento dos do cérebro e o das faculdades morais e intelectuais? “Não confundais o efeito com a causa.

O Espírito dispõe sempre das faculdades que lhe são próprias. Ora, não são os órgãos que dão as faculdades, e sim estas que impulsionam o desenvolvimento dos órgãos.” a) – Dever-se-á deduzir daí que a diversidade das aptidões entre os homens deriva unicamente do estado do Espírito? “O termo – unicamente – não exprime com toda a exatidão o que ocorre. O princípio dessa diversidade reside nas qualidades do Espírito, que pode ser mais ou menos adiantado. Cumpre, porém, se leve em conta a influência da matéria, que mais ou menos lhe cerceia o exercício de suas faculdades.”

Encarnando, traz o Espírito certas predisposições e, se se admitir que a cada uma corresponda no cérebro um órgão, o desenvolvimento desses órgãos será efeito e não causa. Se nos órgãos estivesse o princípio das faculdades, o homem seria máquina sem livre-arbítrio e sem a responsabilidade de seus atos. Forçoso então fora admitir-se que os maiores gênios, os sábios, os poetas, os artistas, só o são porque o acaso lhes deu órgãos especiais, donde se seguiria que, sem esses órgãos, não teriam sido gênios e que, assim, o maior dos imbecis houvera podido ser um Newton, um Vergílio, ou um Rafael, desde que de certos órgãos se achassem providos.

Ainda mais absurda se mostra semelhante hipótese, se a aplicarmos às qualidades morais. Efetivamente, segundo esse sistema, um Vicente de Paulo, se a Natureza o dotara de tal ou tal órgão, teria podido ser um celerado e o maior dos celerados não precisaria senão de um certo órgão para ser um Vicente de Paulo. Admita-se, ao contrário, que os órgãos especiais, dado existam, são conseqüentes, que se desenvolvem por efeito do exercício da faculdade, como os músculos por efeito do movimento, e a nenhuma conclusão irracional se chegará. Sirvamo-nos de uma comparação, trivial à força de ser verdadeira. Por alguns sinais fisionômicos se reconhece que um homem tem o vício da embriaguez. Serão esses sinais que fazem dele um ébrio, ou será a ebriedade que nele imprime aqueles sinais? Pode dizer-se que os órgãos recebem o cunho das faculdades.

Amigos queridos, muito boa noite a todos. Que a Paz do Mestre Jesus esteja em vossos corações O tema da noite é bastante e sempre oportuno, haja vista o hábito daqueles que se dedicam mais as causas da alma esquecerem-se de seus corpos, à guisa de não enaltecer a vaidade ou validar o culto ao corpo. Entretanto, vemos que os espíritos amigos reforçam a importância deste instrumento valoroso em nosso desenvolvimento Sem excessos de qualquer natureza, o espírita DEVE cultuar seu corpo, tornando saudável e assim mantendo Não podemos relegá-lo a segundo plano, haja vista ser o instrumento de demonstração de nosso espírito a todos os que nos rodeiam Deve o espírita preocupar-se com a beleza do corpo?

A resposta é sim de novo, porém , a saúde deve vir SEMPRE em primeiro lugar Sacrificar a saúde em função de aparência é gesto perigoso que beira o suicídio Ao contrário, deixar-se sem cuidados, tornando-se menos saudável por isto, por baixa auto-estima, por se achar feio/feia, também é culpável. A sabedoria, como sempre, está no equilíbrio. Nem os sacrifícios da beleza, nem o descaso do desamor a si mesmo. Nem um, nem outro O sábio ;e estar em harmonia consigo mesmo, com o corpo saudável, e com toda a energia que se pode ter para viver com intensidade e alegria O espírito se utiliza do corpo, e o vem moldando e preparando desde o momento em que vai reencarnar. Interfere no desenvolvimento do feto conforme seja o seu próprio grau de adiantamento

Teremos corpos melhores na justa medida que pudermos alterar o que a genética básica nos impõe. Teremos meios de escape de corpos menos habilitados, tão maior seja o nosso desenvolvimento espiritual Em resumo, o corpo é atributo que o espírito evoluído molda a seu desejo!!!!!! O oposto, entretanto, não é verdadeiro. O corpo não fará o espírito melhor… Ele pode nos iludir por um tempo, mas por pouco… Nas areias do tempo tivemos diversos corpos diferentes, em sexos diferentes, em diferentes escalas sociais Por alguns sinais fisionômicos se reconhece que um homem tem o vício da embriaguez. Serão esses sinais que fazem dele um ébrio, ou será a ebriedade que nele imprime aqueles sinais? Pode dizer-se que os órgãos recebem o cunho das faculdades.

Mas esta ilusão da matéria passa rapidamente evanesce Quem pode, agora, aumentar sua própria altura, desenvolver seus músculos, melhorar sua aparência de maneira definitiva? Mas podemos melhorar nossa moral interior, melhorar nossos valores, sermos mais BONITOS em espírito Somos ESPÍRITO! Mas o corpo, nesta fase de nossa evolução participa e interfere, ajuda e atrapalha, impõe facilidades e dificuldades. Ele é um companheiro de jornada, que devolveremos ao planeta que nos emprestou, e deve ser respeitado. Em nosso corpo existem milhares de princípios inteligentes que participam desta evolução conosco. Muitos estão programados para serem criados junto com o corpo.

Sem as quais as células não gerariam energia suficiente para sua manutenção e reprodução Vejam as muitas bactérias em nossa flora estomacal e intestinal que nos auxiliam a digestão dos alimentos Vejam os muitos vírus, muitos dos quais nos adoecem, mas sem a intenção formal disto, apenas estando a viver também Nosso corpo é um largo palco de desenvolvimentos e precisa por causa disto ser bem tratado Somos responsáveis pela hospedagem de milhares e milhares de princípios inteligentes em desenvolvimento Devolveremos tudo a este planeta, mas levaremos conosco o maior dos valores: a experiência!!!!

Este desenvolvimento é o que viemos buscar aqui e devemos fazê-lo da melhor maneira que pudermos Amem-se! Cuidem de seus corpos! Sintam-se bem e sejam bonitos! Uma pessoa saudável é sempre bonito, por menos estéticos que sejam seus traços. Cuidem de seus corpos da mesma maneira que cuidam de suas almas! A Sabedoria, com S maiúsculo, está no Equilíbrio do corpo e da alma. Men sana in corpore sana. Estou a disposição dos amigos para perguntas!

Perguntas/Respostas:

01<Naema> Como podemos considerar as cirurgias plásticas ? Seria um excesso de cuidado?

<MBueno> Cirurgias de caráter corretivo são perfeitamente aceitáveis. Tais cirurgias que visam corrigir distúrbios funcionais são indispensáveis. Um cuidado está no que se refere somente a estética. É preciso que a pessoa se sinta bem consigo mesma, possa se olhar no espelho e não se sentir envergonhada de seu nariz, de suas orelhas, ou de uma papada. Mas o risco está no exagero. Toda cirurgias traz efeitos colaterais Uma cirurgia que caráter exclusivamente sexista é perigosa. Uma cirurgia que vai reabilitar a auto-estima de uma pessoa é benéfica. O importante é se perguntar o POR QUE vai se fazer uma plástica. Se a resposta encontra respaldo em sentimentos nobres, conclui-se que o fruto é bom então a árvore é boa. Mesmo uma cirurgia de seio pode ser perfeitamente aceitável. O que está por trás da cirurgia, na alma da pessoa é o que realmente importa no caso!

02<mobsued> O que pensar das cirurgias espirituais que utilizam instrumentos materiais e quando são recomendadas e possíveis as cirurgias espirituais?

<MBueno> Bem, eu fui operado, minha mãe, amigos e assim por diante. A minha ocorreu enquanto eu dormia, vi a cirurgia ao lado de meu corpo. Minha mãe nem sabia que seria operada e acordou pela manhã com cicatrizes visíveis. Eu acho a cirurgia espiritual uma BENÇÃO fabulosa. Uma prova inegável da interface entre o espírito e a matéria. Especialmente as que ocorrem no lar, durante o sono, sem a intervenção de médiuns no Centro Espírita Considero este tipo de cirurgia largamente superior aquela que pode ser fraudada e que atrai tanto o público e a atenção do meio médico.

Não vejo necessidade deste “circo ” que se arma e lamento que tantas fraudes estejam presentes nesta pantomima, especialmente por saber que o espírito desdobrado facilita o trabalho das corrente médicas no espaço. Recomendo as cirurgias espirituais sempre, o tempo todo, sobretudo porque só se dá aquele que merece. Reze, peça e aguarde. Eles virão. Os médicos no espaço tem tanta preocupação com nossa saúde, que devotam seu precioso tempo em curar nosso enfermiço corpo Jamais faria uma cirurgia física sem antes consultar os médicos do espaço em minhas preces. <mobsued> acho q energeticamente sempre precisamos de “cirurgias” <MBueno> Somos largamente protegidos e auxiliados, carregados pela mão como bebês atravessando a rua. Nunca, absolutamente nunca estamos sós nas dificuldades de nossas vidas

03<Naema> Como são solicitadas essas cirurgias? Através de preces? Ou alguma equipe de um CE?

<MBueno> Ambas as respostas são verdadeiras. A prece é o mais poderoso instrumento que nos foi concedido. Um celular para falar com “Deus” e seus auxiliares. Decerto que nunca falamos diretamente a Deus, mas muitos são os ouvidos solícitos a colher nossas preces sinceras Pedi e vos será dado, nos ensinou o sapiente Mestre Jesus. Entre tantas coisas, ensinava-nos ali o valor poderoso da prece sincera. E podemos pedir em prece por todos os que desejarmos O mérito cabe a eles julgar!
Não receie pedir por algo que temos a eternidade para devolver a nossos outros irmãos que vem crescendo nesta infinita senda até o Creador.

Oração Final:

Jesus, amigo presente em nossas vidas, te agradecemos mais uma vez, a oportunidade de estarmos aqui reunidos em Teu nome, com o objetivo de estudar e refletir sobre a Doutrina Espírita. Que o amparo recebido por Ti e por Teus mensageiros do Amor, se faça sentir em nossos espíritos, tornando-nos cada vez mais persistentes no trabalho que é Teu. Ajuda-nos na transformação dos valores morais, para que possamos dar lugar ao homem transformado, ao homem novo, ao homem de bem. permaneça conosco ao longo da semana, auxiliando-nos nas dificuldades que fazem parte da nossa caminhada. Que a Tua luz nos conduza, que a Tua paz nos acompanhe e que o Teu Amor nos envolva hoje e sempre. Que assim seja!

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior