Tamanho
do Texto

As Mudanças e o Pensamento Religioso

As Mudanças e o Pensamento Religioso

14º Encontro Sobre “O Livro dos Espíritos”

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
e pelo Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Palestrante: Regina de Agostini
Rio de Janeiro
23/02/1998

Organizadores da palestra:

Moderador: “Luno” (nick: |Moderador|)

“Médium digitador”: “Brab” (nick: Regina_de_Agostini)

Oração Inicial:

<jaja> Senhor Jesus, mais uma vez, pedimos a Tua proteção para o 2o. dia do Encontro Espírita sobre “O Livro dos Espíritos”. Que possamos, com a Tua permissão, com a proteção dos bons espíritos e com a benção de Deus conseguir trocar idéias acerca desse tema tão importante para nós que é “A Lei do Progresso”. Que possamos estar unidos em pensamento para, ao sairmos daqui, estar com esses conceitos mais consolidados em nossa mente. Fica conosco, Mestre querido, agora e sempre. Que assim seja!

Considerações iniciais do palestrante:

<Regina_de_Agostini> A Ciência e a Tecnologia têm apresentado enormes avanços tais como: os transplantes de órgãos, a fertilização “in vitro”, a clonagem, questões todas que dizem respeito ao Espírito imortal, no momento de sua encarnação. Outras questões também são trazidas que dizem respeito aos desencarnes tais como: Eutanásia, Pena de Morte, Aborto. As pessoas buscam respostas a esses questionamentos no pensamento religioso a que se filiam. Diante da perplexidade que esses temas muitas vezes nos colocam. O que resolver? Como agir? Devo doar meus órgãos? Quanto à fertilização “in vitro”, existe algum prejuízo para o Espírito reencarnante? É lícito autorizar o desligamento de aparelhos que mantém um ente querido vivo artificialmente? E a clonagem? Essas e outras questões estaremos respondendo aos questionamentos que nos chegam. (t)

Perguntas/Respostas:

<Moderador> [1] <jaja> Podem, de alguma forma, as mudanças que ocorrem no dia-a-dia, abalarem as estruturas das diversas formas de se pensar em termos religiosos?

<Regina_de_Agostini> Podem. Sempre que uma religião. um pensamento religioso, estiver calçado em bases ortodoxas, e não tiver flexibilidade para acompanhar as mudanças que ocorrem, as suas estruturas podem ficar abaladas, porque elas foram montadas em concepções já hoje ultrapassadas. (t)

<Moderador> [2] <jaja> O Espiritismo consegue enfrentar as mudanças que ocorrem, principalmente do ponto de vista tecnológico, sem que seus conceitos fiquem ultrapassados?

<Regina_de_Agostini> Perfeitamente. A Doutrina Espírita se alicerça na ciência e acompanha o seu desenvolvimento. (t)

<Moderador> [3] <BlackBird> Essa questão sobre a doação de órgãos sempre me deixou com dúvidas. Uma amiga espírita disse-me que não é bom que se faça essa doação, mas eu, na minha visão simplória, não vejo nenhum mal. Depois da morte só resta a matéria, o que fazer com ela?? Doá-la ou deixar para os vermes???

<Regina_de_Agostini> A dúvida, muitas vezes, dos Espíritas, se assenta na repercussão vibratória no Espírito, ou seja, o Espírito sentir ou não o que ainda ocorre com o seu corpo físico após o desencarne. Essa percepção é possível, mas não é obrigatória, já que a mente espiritual comanda todas as ações que concernem ao ser. É mais provável que ocorra àqueles mais apegados à matéria, ao corpo. (t)

<Moderador> [4] <BlackBird> Mas essas sensações não ocorrem somente aos materialistas?

<Regina_de_Agostini> Depende do seu entendimento de “materialista”, até porque existem pessoas que se dizem materialistas e têm um comportamento, atitudes de total desapego aos bens materiais (e especificamente ao corpo físico), e outras, muitas vezes, que têm até o conhecimento espiritualista, mas que ainda se mantêm muito ligadas, apegadas, aos valores materiais. Dessa forma, poderíamos dizer que sentir ou não aquilo que ocorre ao corpo é uma questão fundamental da mente, do posicionamento em que nós colocamos a nossa mente quando estamos desapegados dos valores materiais, provavelmente não passaremos por essas dificuldades. (t)

<Moderador> [5] <BlackBird> Então, se temos um desapego com o corpo material, não nos seria mal fazer essa doação?

<Regina_de_Agostini> Não nos seria mal e poderíamos dizer que é sempre benéfico nós podermos ajudar, beneficiar, com um órgão, com algo de nosso corpo físico do qual não vamos mais necessitar. (t)

<Moderador> [6] <[lince]> No caso recente do embrião que ficou anos congelado, e depois foi descongelado e implantado, que prejuízo teve neste caso para o espírito encarnado?

<Regina_de_Agostini> Não há nenhum prejuízo, pois o Espírito só se ligará a esse “ovo” no momento em que as condições forem propícias (t)

<Moderador> [7] <CELD-André> O que a doutrina espírita nos esclarece em relação a algumas religiões que surgiram recentemente e exploram a boa fé daqueles que têm dificuldade de acompanharem o progresso?

<Regina_de_Agostini> A Doutrina nos esclarece que é necessário um absoluto respeito a todas as modalidades religiosas. Também nos esclarece que cada criatura acompanha o pensamento religioso de acordo com a sua maturidade espiritual. (t)

<Moderador> [8] <Flávio> É verdade que a tecnologia aqui da Terra é apenas cópia do que já foi desenvolvido no plano espiritual?

<Regina_de_Agostini> Todas as informações que nós temos através da leitura espírita nos levam a acreditar que sim. A tecnologia no Plano Espiritual é muito mais avançada do que aquela que nós conhecemos na Terra. E podemos observar que, de modo geral, os Espíritos que hoje estão retornando ao Plano Material trazem uma facilidade muito grande de lidar com as tecnologias que estão surgindo para nós nestes últimos anos. (t)

<Moderador> [9] <CELD-André> O que pensar das pessoas que abandonam o centro espírita que freqüentam e passam a freqüentar Igrejas baseadas nos princípios dogmáticos? Seria isso um progresso?

<Regina_de_Agostini> Essas pessoas, em momento algum, se tornaram espíritas. Freqüentaram o Centro Espírita mas não absorveram e não entenderam a mensagem espírita. Conforme falamos em outra resposta, a sua maturidade espiritual está mais de acordo com outro segmento religioso e ela foi buscá-lo. Quanto ao progresso, nada podemos afirmar, por ser um caso particular que desconheço que benefícios tirou ou recolheu no contato com a Doutrina Espírita. (t)

<Moderador> [10] <BlackBird> Quanto a clonagem, o que os espíritos nos dizem? É normal, já que se trata apenas da matéria, ou imoral, por não ter vínculos com o espírito?

<Regina_de_Agostini> É normal. É aceitável. Certamente está no Planejamento Divino, desde que o próprio homem, no desenvolvimento da sua inteligência lá chegou. Um exemplo de que é natural é a existência dos gêmeos univitelinos, que nada mais é que uma “clonagem natural”. “Tudo o que está ao alcance do homem do ponto de vista intelectual está dentro das leis da Natureza e tudo que está dentro das Leis da Natureza aí está para proveito e adiantamento do Espírito.” O importante é pensar de que forma isso será utilizado pelo homem, ou seja, dentro do aspecto moral e ético que a clonagem envolve. (t)

<Moderador> [11] <BlackBird> Será que o nosso futuro é o da reprodução assexuada?

<Regina_de_Agostini> Por mais que isso nos possa parecer estranho, o nosso futuro é o da reprodução assexuada. (t)

<Moderador> [12] <CELD> O homem não está querendo ser Deus, querendo clonar seres vivos?

<Regina_de_Agostini> Estaria querendo se igualar a Deus quando pretendesse criar Espíritos e não corpos. (t)

<Moderador> [13] <Luis> Como podemos encarar a proliferação das seitas religiosas que dão um cunho materialista a sua forma de ação?

<Regina_de_Agostini> Todas as seitas religiosas aparecem a partir do homem, no seu momento espiritual, na sua maturidade e do seu senso moral. (t)

<Moderador> [14] <CELD-Rose> Em relação as pessoas que por motivos religiosos pedem para ser cremadas, o que isso pode interferir no desligamento do espírito do seu veículo corpóreo?

<Regina_de_Agostini> A própria ciência recomenda um tempo mínimo para a cremação. Acreditamos que manter esse tempo é benéfico para permitir o desligamento do Espírito do seu veículo corpóreo (para referência, no livro “Caminhos de Volta”, psicografia de Chico Xavier, mensagem de Emmanuel denominada “Cremação”, o tempo recomendado é de cerca de 72 horas) (t)

<Moderador> [15] <Katy> É feita alguma seleção de determinados espíritos que irão habitar um corpo clonado?

<Regina_de_Agostini> Da mesma forma que, para alguns espíritos, existe a programação e uma seleção dentro dos processos naturais. (t)

<Moderador> [16] <BlackBird> Uma mulher pode se redimir nesta encarnação de um ou mais abortos praticados?

<Regina_de_Agostini> Ela pode iniciar nesta encarnação o processo de redenção, dedicando-se a outras crianças, a um trabalho de ajuda, de amparo ao próximo em geral. (t)

<Moderador> [17] <CELD-Everaldo> Algumas seitas pregam a vinda do Anti-Cristo. Seria isso uma forma de mostrar as pessoas que a verdade está no Cristo?

<Regina_de_Agostini> Não vejo como mostrar que a verdade está no Cristo pela pretensa vinda de um “Anti-Cristo”. “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”. O conhecimento, a busca sobre essa mesma verdade. que são palavras do Cristo, estão ao alcance da humanidade já há 2000 anos. O homem é que ainda não pôde perceber o Cristo e a sua Verdade que liberta. (t)

<Moderador> [18] <CELD-André> Seria a transcomunicação um efeito da Lei do Progresso nas manifestações mediúnicas?

<Regina_de_Agostini> A Transcomunicação é um progresso da tecnologia, que não exclui a necessidade da presença do médium. É um progresso tecnológico que abre mais uma possibilidade para as comunicações mediúnicas. (t)

<Moderador> [19] <parana> O que acontece com o ser que fica estacionado durante o tempo que está encarnado?

<Regina_de_Agostini> Retorna para cumprir a programação que não cumpriu. É o aluno que repete de ano. (t)

<Moderador> [20] <ahbp> Como o espiritismo vê o crescimento de seitas e o aparecimento de novas religiões seria um indício da mudança do pensamento religioso?

<Regina_de_Agostini> Entendemos que não existe mudança no pensamento religioso, mas sim de entendimento, de posicionamentos, a partir da maturidade espiritual, para o alcance desse mesmo pensamento, que se mantém há milênios sem alterações (o bem é sempre o bem, o mal é sempre o mal). Em todos os livros sagrados da Humanidade encontramos diretrizes e normas que não se alteram na essência. O que se altera são as expressões e o entendimento das criaturas. (t)

<Moderador> [21] <BlackBird> Conforme a resposta à pergunta 783 de “O Livro dos Espíritos”, Deus de tempos em tempos sujeita o Homem a abalos físico ou moral, estamos perto de um desses abalos?

<Regina_de_Agostini> A abalos todos nós estamos sujeitos, em todos os tempos, a todos os momentos. Um avião que cai e 200 pessoas desencarnam é uma catástrofe, localizada, mas uma catástrofe. Eu até diria com muita tranqüilidade: não sei se estamos perto de um abalo físico ou moral, desde que entendo que a sua pergunta é um abalo que envolva toda a Humanidade. Acreditamos que isso não haverá, pois não condiz com os desígnios de Deus destruir a sua obra quase acabada. (t)

<Moderador> [22] <parana> Jesus não fundou religião. Isto quer dizer que seu objetivo não é a denominação, mas o sentido religioso que deve animar os homens?

<Regina_de_Agostini> Corretíssimo (uníssono de toda a equipe – nota do médium digitador). (t)

<Moderador> [23] <parana> Quanto ao surgimento de novas seitas, seria uma das previsões do Cristo para as grandes transformações que deverão ocorrer no próximo milênio?

<Regina_de_Agostini> Sim. Um dos sinais dos tempos seria, segundo o Cristo, o aparecimento de “falsos Cristos e falsos profetas” mas, também o Cristo nos alertou quanto ao surgimento do Consolador Prometido, cabendo a seleção a cada um, na sua maturidade. (t)

<Moderador> [24] <CELD> Dizem os espíritos que a doutrina não dará lugar a dúvida, pois não contém figuração nem alegoria e da mesma forma se diz basear no Evangelho Cristão. Como se explica as citações da Bíblia sobre o fato de que está ordenado ao homem nascer e morrer só uma vez e que só devemos nos basear em um só livro, a Bíblia sagrada?

<Regina_de_Agostini> A Bíblia sagrada contém duas seções: O Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento, que se refere à história e tradições do povo hebreu, os pesquisadores da atualidade nos afirmam a pluralidade de autores e, conseqüentemente, o desencontro nas informações. A Codificação Espírita enfoca do Novo Testamento somente o ensino moral, ou seja, a essência dos ensinamentos do Cristo. (t)

<Moderador> [25] <parana> Como é visto na Lei do Progresso o atual liberalismo do comportamento humano?

<Regina_de_Agostini> O liberalismo aparece a partir da distância existente entre o progresso Intelectual que a humanidade realizou e o Progresso Moral que precisamos ainda realizar. (t)

<Moderador> [26] <ahbp> A transformação do próximo milênio seria que espíritos mais elevados encarnariam na terra para poder elevar o nosso padrão moral?

<Regina_de_Agostini> Sempre espíritos mais elevados encarnaram na Terra para alavancar o seu progresso. Mas, depende da humanidade como um todo aceitar esses exemplos e procurar seguí-los, para realizar em nosso mundo, o Terceiro Milênio em níveis morais para a garantia da paz, da fraternidade, do amor e a felicidade a que estamos destinados. (t)

<Moderador> [27] <ahbp> o Espiritismo só vê o antigo testamento como história e tradições do povo hebreu?

<Regina_de_Agostini> Sim, utilizando alguma coisa dos profetas e dos salmos. (t)

Oração Final:

<Wania> Senhor Jesus, aqui estamos mais uma vez, Mestre amigo, solicitando ao Teu coração generoso e amigo que nos ampare, neste trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, neste meio de comunicação. Envolve-nos, encarnados e desencarnados com Tua Paz, Teu Amor e Tua Luz. Fortaleça aos companheiros que conduzirão nossos raciocínios, trazendo o esclarecimento  que tanto necessitamos. Que seja em Teu nome, Senhor da Vida, em nome dos amigos espirituais que nos auxiliam, mas, sobretudo em nome de Deus, que possamos encerrar mais uma palestra virtual em torno da Lei de Progresso. Que assim seja, Senhor!

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior