Tamanho
do Texto

É necessário conhecer as estruturas do texto?

É necessário conhecer as estruturas do texto?

Saber como funciona a nossa mente e também a mente do leitor é sempre útil na hora de escrever um texto. É como reconhecer o passo a passo da redação. O hábito de reconhecer, refletir e perceber as diferentes aplicações das estruturas de texto é uma oportunidade para torná-lo mais interessante ao seu leitor.

1. Vestibular
A maioria das provas de redação dos vestibulares pede a dissertação ou o ensaio. Por isso, é evidente que um vestibulando que tem conhecimento das muitas possibilidades de redigir seu texto leva vantagem sobre um outro que só raciocina de uma determinada forma. Poderá, por exemplo, optar pela estrutura cíclica, como uma forma de chamar a atenção do professor que irá corrigir a prova. O importante é saber que tem opções e conhecê-las.

2. Aproveitar melhor a leitura
Quem entendeu como funcionam as organizações estruturais com certeza não lerá mais da mesma forma qualquer texto conceitual. Terá condições de perceber como funciona a “cabeça” do autor, sua clareza ou não de raciocínio e, assim, aproveitar mais o texto. Também poderá compreender melhor outras formas de expressão que não usam a linguagem conceitual, como romances, filmes, peças teatrais — que também podem ser lineares, cíclicas etc.

3. Empresas
Os textos produzidos nas empresas geralmente têm uma estrutura padronizada. Quem conhece as possíveis estruturas de texto se adapta facilmente a qualquer tipo de texto que precise produzir, seja uma análise de um produto, seja uma explanação de metas, seja um relatório. O que se deve evitar é o condicionamento a uma estrutura única, para que não se perca a noção de alcance do texto. Em outras palavras, para não ficar bitolado.

4. Jornal
Todo profissional de imprensa conhece a estrutura do texto jornalístico. O leitor, ao contrário, nem sempre consegue diferenciar essa estrutura das demais quando não conhece suas várias opções. Sabendo como elas funcionam, esse leitor passa a aproveitar muito melhor a leitura de seu jornal.

5. Compreensão da realidade
A pessoa que reconhece a estrutura de um determinado texto tem condições de entender qualquer estrutura, seja de uma empresa, de um setor ou de um jornal. Será um leitor melhor de textos e da realidade em que vive.

Para lembrar:

Textos se fazem com palavras. E palavras são o principal instrumento de compreensão da realidade. Entender as possíveis relações entre palavras é, no fundo, entender e colocar-se com mais clareza em seu mundo.

Glossário

Bitolado: que tem visão ou compreensão muito limitada; estreito.
Condicionamento: aqui o sentido é o de ficar preso a uma única situação; dependência a um hábito.
Copyright Klick Net S.A. Todos os direitos reservados.

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior