Tamanho
do Texto

Objetivo da Adoração

Objetivo da Adoração

“O Livro dos Espíritos” – Questões 577 a 584

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Andréa Azevedo – Safiri
São Paulo
20/10/2001

Dirigente do Estudo:

Andréa Azevedo

Oração Inicial:

<Adrianabcm> Pai muito amado, obrigada pela oportunidade de estudo e aprimoramento. Abençoa-nos, Pai, para que tiremos proveito desta reunião e que dela colhamos a Tua mensagem por intermédio do nosso expositor. Abra nossos olhos à Tua Palavra. Que assim seja!

Exposição:

<Safiri> Amigos, O que Emmanuel nos traz é o conceito sobre adorar no sentido correto. E o que é esse adorar, senão somente estarmos prontos para fazer a caridade levando o amor ao próximo, através das coisas mais simples, mas principalmente, através de nossos deveres cumpridos. Enato, em que consiste a adoração ?
A Adoração é a elevação de nossos pensamentos até Deus. Pela adoração o homem aproxima dEle a sua alma. A Adoração é o resultado de um sentimento inato, como o da Divindade. A consciência de sua fraqueza, leva o homem a se curvar diante dAquele que o pode proteger. Nunca houve povos desprovidos de todo o sentimento de adoração, porque nunca houve povos ateus. Todos compreendem que há , acima deles, um Ser supremo. A Adoração então, faz parte da lei natural, porque é o resultado de um sentimento inato no homem; por isso a encontramos entre todos os povos, embora sob formas diferentes . De maneira singular, vemos que de maneira inata estamos sempre buscando o contato com o plano maior. Seja através de Deuses na antigüidade , seja hoje nas mais variadas formas em que Ele possa se apresentar. O que importa mesmo, então, é que procuremos sintonizar o canal com o plano maior seguindo nosso curso na grande roda da vida.

Perguntas/Respostas:

[01]<Adrianabcm> Bem, quando falamos em adoração, vem-nos logo a Lei que nos avisa da impropriedade da adoração de imagens, e de outros que não Deus . Mas, temos enraizado em nosso comportamento o endeusamento de companheiros de jornada, que estão mais adiantados que nós. Eu me pergunto, qual seria o limite entre a admiração e a adoração o que você acha, Safiri?

<Safiri> A grande verdade é que há de ter discernimento. Pois aqui estamos todos para aprender .Os grandes precursores, devem apenas servir como modelo para nós, para que possamos nos orientar em busca da nossa evolução, que não é só material, mas principalmente moral e espiritual.

[02]<Adrianabcm> Minha preocupação é com relação ao endeusamento de companheiros que estão entre nós, encarnados e desencarnados, trabalhando na seara. A idéia de Deus é intrínseca, todos nós a temos. Os que negam a existência de Deus, apenas esbarram em seu orgulho em acreditar em algo maior que eles próprios . Acho que ainda são resquícios do nosso comportamento pagão, e que foi estimulado pela igreja, detentora do cristianismo por séculos.

<Safiri> Conforme formos evoluindo, iremos mudando esse nosso comportamento, que na verdade, faz com que nada mais nada menos, busquemos nos “outros” um espelho no qual gostaríamos de nos ver refletidos, até como base de apoio para as nossas atitudes. Mas, é questão de evolução de fato . Creio que estamos melhorando 🙂

Oração Final:

<Leprechal> Amigos, vamos elevar o nosso pensamento ao mais alto, buscar o conforto do lugar de onde pertencemos em verdade e onde queremos estar. Vamos lembrar do Mestre incomparável a esperar de nós apenas a vontade de mudar, de sermos indulgentes para com as imperfeições alheias, para sermos misericordiosos com o nosso irmão mais próximo, a vontade de perdoarmos sinceramente, para sermos dignos do perdão do Pai, e, a vontade de querermos nos amar uns ao outros, como esse Mestre nos amou e nos ama. Vamos agradecer pela oportunidade do convívio internáutico, pela oportunidade da conversa sadia e edificante e, rogarmos , não por nós, mas pelos que sofrem o abandono, a dor, o desespero, e, especialmente, pelos que padecem do pior infortúnio: a incapacidade de ter fé. peçamos por eles, e agradeçamos imensamente por tudo o que nos cerca. Obrigado Pai pela existência, obrigado Mestre pelo exemplo. e que estejamos em paz, hoje e sempre. Que assim seja.!

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior