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Por que conhecer primeiro as obras de Kardec?

Por que conhecer primeiro as obras de Kardec?

 

É, meus amigos, o trabalhador espírita necessita, urgentemente, estudar,
buscar conhecer o que se passou na mente de ALLAN KARDEC ao formular as suas
questões e a conhecer os termos usados pelos Espíritos que não falam a língua
dos anjos, mas falam a nossa língua, a quais conceitos seus termos nos remetem.
O trabalhador espírita necessita fazer a sua ciência pessoal para justificar a
sua “fé-raciocinada”,até porque todo trabalhador, qualquer que
seja ele, tem que saber realizar o seu trabalho, tem que estar bem qualificado
nele. Mas, por enquanto, o trabalhador espírita só tem a “fé”,
porquanto o “raciocinada”, da expressão “fé raciocinada”,
causa muito esforço à razão e isso cansa – e depois ficamos a lamentar que
sabemos tão pouco sobre o que deveríamos saber mais!

MAS ONDE APRENDER TUDO ISTO? ONDE ESTÁ O CONHECIMENTO?

R= Ele está aí, n’O LIVRO DOS ESPÍRITOS, está aí,
diante de nós, ao alcance de todos, só nos basta querermos aprender.

Se disseram os Espíritos que “A força da Doutrina Espírita reside na
sua filosofia, no apelo que dirige à razão e ao bom senso”
(Conclusão,
VI, 5/LE)
, então será na Filosofia que vamos aprender a saber qual é a sua
verdadeira força. Vejam bem, os Espíritos falaram em filosofia, mas:
PROCURAMOS SABER O QUE É ISSO, A FILOSOFIA? PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?

A Doutrina Espírita é uma filosofia porque ao apelar para ela, ao se
justificar nela, se fundamenta nela. E se a Doutrina Espírita é uma filosofia, a
Doutrina Espírita só pode falar dos grandes temas de que nos falam a Filosofia e
a História da Filosofia, que não são nada mais nada menos do que os temas
constantes da história dos pensamentos dos grandes pensadores do passado que
voltaram, muitos deles para, realinhando as suas idéias, reescreverem-nas sob
uma nova forma, sob a forma de uma Filosofia Espírita, basta lermos a relação
dos nomes dos Espíritos da Codificação (não é por acaso que Santo AUGUSTINHO,
grande filósofo e responsável pelos ensinamentos católicos, principalmente pelo
afastamento da reencarnação do interior do pensamento teológico, pelo argumento
da Iluminação ou do Mestre Interior, tem mais de sessenta comunicações
instrutivas na Codificação, incluindo as da “Revue Spirite”).
POR QUE NÃO COMPARAMOS O AUGUSTINHO DE ONTEM COM O DE HOJE PARA VERMOS O QUE
NELE MUDOU?

ENTÃO, NÃO DEVERÍAMOS ESTUDAR A FILOSOFIA, JÁ QUE A DOUTRINA ESPÍRITA SE VALE
DELA?

A Filosofia é a explicação das coisas pelos seus últimos ou primeiros
“porquês”, só isto, e a Filosofia Espírita será a explicação de tudo o que
existe mediante os “porquês” dados nas respostas dos nossos Mentores Espirituais
n’O LIVRO DOS ESPÍRITOS.
Fica aqui, então, o meu apelo, se é que este meu encontro com vocês valeu
algo, para que formemos grupos de estudo, que discutamos, que perguntemos, que
nos entusiasmemos com os pensamentos editados pelos Espíritos, porque só assim
poderemos responder à pergunta de fundo de todo o seminário: POR QUE SOU UM
TRABALHADOR ESPÍRITA?
Pela atenção de todos, obrigado, e
Que DEUS nos abençoe.
São Paulo, 14 Set 01.

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