Tamanho
do Texto

Das Ocupações e Missões dos Espíritos

Das Ocupações e Missões dos Espíritos

“O Livro dos Espíritos” – Questões 558 a 566

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Andréia Azevedo – Safiri
São Paulo
11/08/2001

Dirigente do Estudo:

Mauro Bueno

Oração Inicial:

<Naema> Senhor amado, pedimos Vossa proteção e amparo nesses momentos que estaremos juntos unidos no aprendizado. Ilumine nossas mentes e corações para que possamos aprender.Que a nossa palestrante seja muito feliz nesse momento de doação , em que dividirá seu conhecimento conosco. Ampara-nos sempre. Assim Seja!

Exposição:

< Safiri > Boa noite queridos amigos. Que a paz e o amor incondicional de nosso mestre Jesus esteja entre nós. Hoje, e nos próximos sábados 18/08 e 01/09 falaremos sobre Ocupações e Missões dos Espíritos. Dando continuidade então, aos nossos estudos do Livro dos Espíritos , temos que todos os espíritos , sejam eles superiores ou inferiores, têm uma missão que não somente a própria evolução , mas também em auxílio ao próximo ou a humanidade como um todo. A vida espírita, é uma ocupação contínua , diferindo de nós encarnados apenas o estado de necessidades e angústias físicas.

Todos, em se pensando atributos especiais, temos que viver e passar por todas as situações para ganharmos conhecimento, cada qual em seu grau de evolução e estado de consciência. Como é dito popularmente , ‘a grande escola da vida’. A busca do conhecimento , nos faz estudar matérias diferentes , cada qual no seu tempo e lugar correto. Uma vez, um espírito alcançando uma ordem mais elevada, ainda assim continua trabalhando e estudando. Não há repouso absoluto, há uma necessidade imensa de fazer, produzir , ajudar .

Não é difícil imaginar isso, se tomarmos como exemplo nós mesmos. Se estudamos porque gostamos , nada ha de penoso em ampliar nossos estudos ou fazer deles algo de útil ao nosso semelhante. Assim são os espíritos de ordem elevada, sempre trabalhando para o bem comum. Eles têm, portanto, a consciência do Ser Útil.

Os espíritos inferiores têm também ocupações , porém cada qual em seu nível de conhecimento – possuem ocupações de acordo com sua natureza. Como nos diz no LE : “Confiais ao trabalhador braçal e ao ignorante os trabalhos do homem culto ? ” Ainda, entre os espíritos , há os que ficam ociosos, mas isso é temporário, uma vez que o descerramento desses espíritos ocorrem no momento em que nasce o desejo de progredir, de se sentir útil, de fazer algo . Não ocorre muitas vezes com nós encarnados ainda ? Temos nosso livre-arbítrio sempre.

E sabemos dos nossos deveres e obrigações, podemos esconder esse conhecimento da necessidades de evolução de qualquer um, mas intimamente sabemos que nossa evolução e progresso depende somente de nós. Mas , na origem desses espíritos, eles são como crianças recém-nascidas, que agem mais por instinto do que por vontade determinada. Os espíritos se interessam por tudo que pode provar o progresso. Um espírito pode se interessar por uma “carreira” a qual ele abraçou na terra , como por exemplo, um médico, pintor etc.

Porém, o fato de ele se especializar e trabalhar nessa área no plano espiritual pode estar longe de acontecer. Isso porque ele não teve somente uma vida. Lembremos do que falei anteriormente, os espíritos passam por todas as situações para que aprendam tudo quanto devem aprender. O que temos aqui, para eles, pode ser como um trabalho infantil escolar . Seu interesse então por nossos trabalhos e pesquisas, sempre levará em consideração o que poderá ser útil a ele no tocante a elevação do progresso. Para os espíritos mais vulgares, a esses sim, pode se admirar a mesma coisa que admiramos.

Perguntas/Respostas:

[01]<{joao}> Bom, gostaria de saber a sua opinião quanto a missão de cada espírito, se é necessário aprender de tudo ou somente aquilo que se refere a sua missão junto à criação conforme os planos divinos.

<Safiri> Olá Joao! Todo o espírito necessita crescer na sua evolução. Um espirito evoluído , por assim dizer, passou primeiro por uma série de aprendizado, e, na maioria dos casos , por diversas encarnações, onde ele repete a lição da anterior – caso não a atenha aprendido – ou segue numa nova lição. Tudo isso, refina o espirito o tornando mais sensível às impressões que vem a ter em cada missão destinada a ele. Se verificarmos no LE, temos várias ordens de espíritos, cada qual com sua missão, seja ela grande ou pequena. Isso quer dizer que , para uma missão , dependendo dos desígnios de Deus , o espirito pode ainda não ter experimentado e adquirido todo o conhecimento para a tarefa indicada a ele.

[02]<AlexMC> Como considerar a questão da evolução do conhecimento, seja cientifico ou moral, administrado pelos espíritos superiores aos diversos agrupamentos humanos tão contrastantes em nosso planeta. A esses espíritos encarnados ou desencarnados, são dadas oportunidades de acordo com sua evolução individual ou coletiva ?

<Safiri> Olá Alex! Normalmente as oportunidades são individuais, a não ser que um grupo seja preparado para atuarem juntos Nesse caso, estarão no mesmo padrão vibratório, para receber a oportunidade coletiva Também é necessário um planejamento prévio das tarefas propostas.

[03]<AlexMC> Significa dizer que por exemplo, uma agrupamento africano terá as oportunidades coletivas de acordo com a sua evolução material, intelectual, cientifico e moral?

<Safiri> Mais ou menos isso sim. Acontece que deve-se ter um planejamento nessa encarnação para a tarefa coletiva. Cada povo , irá atuar de acordo com os recursos dados. É dada também, sua missão a cumprir nessa tarefa. Lembramos que as missões são inúmeras e diferem de acordo com a necessidade.

[04]<Alex_SJC> Gostaria de perguntar em que ordem se classificam os espíritos responsáveis pelos fenômenos climáticos ?

<Safiri> Olá Alex SJC ! Esses espíritos , não são espíritos propriamente ditos, mas seres em estágio entre os animais e o homem. Mais adiante no LE você poderá ver sobre esse assunto a partir da questão 585, que trata sobre os Três Reinos. AlexSJC, localizamos a questão que responde bem sua pergunta sobre espíritos responsáveis pelos fenômenos climáticos vou colar aqui : “540. Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com conhecimento de causa, usando do livre-arbítrio, ou por efeito de instintivo ou irrefletido impulso?

Resposta: Uns sim, outros não. Estabeleçamos uma comparação. Considera essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos. Julgas que não há aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são animais de ínfima ordem que executam essas obras, provendo às suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de Deus. Pois bem, do mesmo modo, os Espíritos mais atrasados oferecem utilidade ao conjunto. Enquanto se ensaiam para a vida, antes que tenham plena consciência de seus atos e estejam no gozo pleno do livre-arbítrio, atuam em certos fenômenos, de que inconscientemente se constituem os agentes. Primeiramente, executam.

Mais tarde, quando suas inteligências já houverem alcançado um certo desenvolvimento, ordenarão e dirigirão as coisas do mundo material. Depois, poderão dirigir as do mundo moral. É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!

Oração Final:

<MBueno> Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus ! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai ! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a Verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor ! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.

Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé. Deus ! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus ! dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem. (Prece de Cáritas)

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior