Tamanho
do Texto

Das Ocupações e Missões dos Espíritos

Das Ocupações e Missões dos Espíritos

“O Livro dos Espíritos” – Questões 567 a 576

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Andréa Azevedo
São Paulo
18/08/2001

Dirigente do Estudo:

Andréa Azevedo – Safiri

Oração Inicial:

<Martin> Senhor Jesus, Te agradecemos a oportunidade de possuirmos este espaço virtual que pode ser dedicado à nossa melhora e ao aprendizado dos Teus ensinamentos. Que consigamos, com a vossa ajuda e dos benfeitores espirituais, ter uma boa reunião hoje, num clima de paz e harmonia a tal ponto que ao sairmos daqui nos sintamos dispostos a colocar em prática aquilo que aprendemos Que assim seja!

Exposição:

<Safiri> Continuando o estudo, retomaremos o tema de Missões e Ocupações dos espíritos.

Sabemos que os espíritos estão sempre ao nosso lado , inspirando-nos ou não ao bem, dependendo do seu grau de evolução. Todos os espíritos têm missões. Muitos espíritos concorrem para as mesmas missões , porém nem todos a recebem. As missões mais elevadas decorre da evolução do espírito em a receber e a executar. Os espíritos encarnados possuem missões de ajuda aos homens na evolução , por meio de instrução, parte material etc . O sucesso de uma missão , dependerá sempre de como o espírito encarnado conduz sua vida e ouve seu coração na , muitas vezes, tímida inspiração que o leva ao caminho correto. Como por exemplo , no Livro dos Médiuns , é dito, com relação à missão dos Médiuns : “Todos os médiuns são, incontestavelmente, chamados a servir à causa do Espiritismo, na medida de suas faculdades, mas bem poucos há que não se deixem prender nas armadilhas do amor-próprio.

É uma pedra de toque, que raramente deixa de produzir efeito. Assim é que, sobre cem médiuns, um, se tanto, encontrareis que, por muito ínfimo que seja, não se tenha julgado, nos primeiros tempos da sua mediunidade, fadado a obter coisas superiores e predestinado a grandes missões. Os que sucumbem a essa vaidosa esperança, e grande é o número deles, se tornam inevitavelmente presas de Espíritos obsessores, que não tardam a subjugá-los, lisonjeando-lhes o orgulho e apanhando-os pelo seu fraco. Quanto mais pretenderem eles elevar-se, tanto mais ridícula lhes será a queda, quando não desastrosa. As grandes missões só aos homens excepcionais são confiadas e Deus mesmo os coloca, sem que eles o procurem, no meio e na posição em que possam prestar concurso eficaz.

Nunca será demais eu recomende aos médiuns inexperientes que desconfiem do que lhes podem certos Espíritos dizer, com relação ao suposto papel que eles são chamados a desempenhar, porquanto, se o tomarem a sério, só desapontamentos colherão nesse mundo, e, no outro, severo castigo. Persuadam-se bem de que, na esfera modesta e obscura onde se acham colocados, podem prestar grandes serviços, auxiliando a conversão dos incrédulos, prodigalizando consolação aos aflitos. Se daí deverem sair, serão conduzidos por mão invisível, que lhes preparará os caminhos, e serão postos em evidência, por assim dizer, a seu mau grado. Lembrem-se sempre destas palavras: “Aquele que se exaltar será humilhado e o que se humilhar será exaltado.”

O exemplo do médium, é um exemplo. Sabemos que cada um de nós, espíritos encarnados, temos uma missão. E , no mínimo sabemos da mais importante que cabe a nós: A Busca da Evolução. A missão pessoal , que nos fortalecerá para a conquista de grandes outras missões , se conseguirmos aos poucos , mas perseverantemente , executar com amor a Reforma Intima. Tudo na vida , necessita ter objetivo e utilidade. Porém, há espíritos preguiçosos , que nada contribuem para o meio e seu semelhante. Fixado em idéia interior, se prende a um mundo de ilusões , passando pela terra como árvore infrutífera. Nada será retirado dele, e também , portanto, nada aprenderá. Somente lamentará, anos jogados fora na inutilidade , quando a vida se mostrar vazia, triste e solitária.

É necessário que o curso siga, sem interferência de Deus , para que esses próprios espíritos amanhã, venham solicitar mais uma oportunidade , tão logo percebam ao fim a que se entregaram. Não podemos esquecer que somos dotados de livre-arbítrio. Todos sabemos do que precisamos executar em nossas casas, trabalho e vida pessoal. Adiar essas tarefas e missões, é falhar em nossas obrigações e atraso em nossa evolução. Podemos observar espíritos com grandes missões, através de suas ações e o que desenvolve de bem ao contexto em que vive. As vezes , os homens que têm missões importantes sabem que a tem. Porém, no geral, eles o ignoram e seguem sua missão executando-a corretamente , e guiado através de inspirações.

Por isso, necessário se faz que todos nós, executemos a prática do orai e vigiai, para que sempre nossas mentes fiquem livres de sentimentos inferiores, e de perseguições de espíritos inferiores e vulgares que se junta a nós apenas para o impedimento do progresso pessoal e da humanidade. As missões que os espíritos têm a executar , podem ser feitas em estado errante também. As missões são inúmeras e como diz no LE , impossível descreve-las. Mas estão sempre ligadas a vontade de Deus e de seus desígnios. ” As missões dos Espíritos têm sempre por objeto o bem. Quer como Espíritos, quer como homens, são incumbidos de auxiliar o progresso da Humanidade, dos povos ou dos indivíduos, dentro de um círculo de idéias mais ou menos amplas, mais ou menos especiais e de velar pela execução de determinadas coisas.

Alguns desempenham missões mais restritas e, de certo modo, pessoais ou inteiramente locais, como sejam assistir os enfermos, os agonizantes, os aflitos, velar por aqueles de quem se constituíram guias e protetores, dirigi-los, dando-lhes conselhos ou inspirando-lhes bons pensamentos. Pode dizer-se que há tantos gêneros de missões quantas as espécies de interesses a resguardar, assim no mundo físico, como no moral. O Espírito se adianta conforme à maneira por que desempenha a sua tarefa. ”

<Adrianabcm> Apenas um comentário. Bem, ontem o Divaldo fez uma palestra aqui no Rio de Janeiro e ele comentou sobre um encontro que houve na ONU onde os líderes religiosos de todas as religiões do planeta foram convocados para que se discutisse a questão da paz visto que mais de 70% das guerras atuais são de cunho religioso ele foi um dos convidados, para representar a doutrina espírita e chegando lá, disse que o summit foi fantástico, e que ele, graças à sua faculdade mediúnica, pode saber que os responsáveis por este summit tão importante para trabalhar-se a questão da paz era liderado na espiritualidade por Gandhi, Martin Luther King Jr, e outros secretários da ONU que foram assassinados quando tentavam buscar a paz Eis um exemplo de missão dos espíritos

Oração Final:

<Adrianabcm> Pai Amado, Jesus, nosso irmão querido agradecemos por esta doutrina consoladora que nos traz tantas elucidações. Ela é a prova maior do Teu amor por nós Pai, pois através dela, podemos vencer as provas e aceitar as expiações na certeza de que tudo que se passa é para nosso bem! Fique conosco, Pai, e mantenha-nos sob a proteção dos amigos espirituais hoje e sempre. Amem!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior