Tamanho
do Texto

Perda e Suspensão da Mediunidade

Perda e Suspensão da Mediunidade

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
em conjunto com o Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br

Palestrante: Joaquim Couto
Rio de Janeiro
16/04/1999

Organizadores da palestra:

Moderador: “Brab” (nick: [Moderador])
“Médium digitador”: Carlos Filipe (nick: Joaquim_Couto)

Oração Inicial:

<Caminheiro> Deus, nosso Criador, nosso Pai amoroso, estamos novamente reunidos virtualmente em torno da realização de mais uma edificante palestra espírita! Queremos te pedir que nos tranqüilize os corações, que nos providencie a presença dos irmão espirituais que nos amam para que reforcem nossa sabedoria e que possamos grudar os ensinamentos de hoje em nossos corações, pois queremos, desejamos ser médiuns a seu serviço e para tanto almejamos aprender mais e mais nesta senda, neste trabalho! Hoje é para nós um dia especial em que inicia-se mais um IRContro na cidade de Campinas – SP! Pedimos a tua proteção e as tuas bênçãos para aquele evento e para seus participantes e desejamos que, como aqui, possam eles aprenderem e crescerem para melhor servirmos na tua messe! Paz e luz! (t)

Apresentação do palestrante:

<Joaquim_Couto> Trabalho no Centro Espírita Léon Denis desde 1971 como médium e palestrante. (t)

Considerações iniciais do palestrante:

<Joaquim_Couto> A faculdade mediúnica está sujeita a intermitências e a suspensões temporárias, qualquer que seja o gênero da faculdade. Primeiramente, o médium deve interrogar a sua consciência e inquirir de si mesmo: Qual o uso que tem feito de sua faculdade? Qual o bem que dela tem resultado para os outros? Que proveito tem tirado dos conselhos que obtém das comunicações? Estamos abertos ás perguntas. (t)

Perguntas/Respostas:

<[Moderador]> Duas perguntas correlatas: [1] <homeover> Grande irmão, a paz do doce Mestre Jesus! Quais são as situações mais comuns, onde ocorrem a perda irreversível da Mediunidade? O mau uso dessa sublime faculdade seria uma delas? / [2] <vicctoria> O que poderá fazer com que um médium perca a sua mediunidade?

<Joaquim_Couto> O mau uso é uma das causas da perda da mediunidade. O médium deve buscar dentro de si a explicação para o afastamento ou a assistência dos bons espíritos nas suas tarefas mediúnicas. Muitas vezes encontramos médiuns que não perdem os dons mediúnicos pelo mau uso das suas faculdades, mas sim deixam de receber a assistência e proteção dos benfeitores espirituais designados por Deus para lhes assistirem nos trabalhos mediúnicos. Com esse comportamento passam a atrair espíritos inferiores que tomam o lugar dos benfeitores espirituais.(t)

<[Moderador]> [3] <homeover> A suspensão da Mediunidade pode ser temporária? Se houver melhora do estado moral do medianeiro, este poderá recuperá-la? / [4] <Caminheiro> Tendo um determinado médium perdido sua mediunidade, poderá reave-la posteriormente?

<Joaquim_Couto> A suspensão pode ser temporária, guardando relação com as causas que a motivaram. Caso o médium reconheça que uma das causas da suspensão sejam as suas imperfeições morais e esforça-se por vencê-las, procurando praticar as lições do Mestre Jesus no seu dia a dia, é claro que com isso passará novamente a atrair a atenção e proteção dos bons espíritos. (t)

<[Moderador]> [5] <Brab> Por que vemos tantos e tantos médiuns transviados trabalhando no mundo de maneira equivocada e até mesmo errônea e maldosa? Não se enquadrariam em casos de perda e suspensão de sua faculdade mediúnica por mau uso?

<Joaquim_Couto> Terra: mundo de provas e expiações aonde grande parte da humanidade ainda é muito imperfeita. Portanto, não nos admiremos de encontrarmos tantos médiuns transviados trabalhando de forma equivocada. A grande maioria deles ainda não tem acesso ao Espiritismo. Podemos dizer que são médiuns imperfeitos desconhecendo o valor da graça que lhes é concedida. Acreditamos que a divulgação maior das lições espíritas permitirá a esses companheiros um maior esclarecimento, permitindo-lhes um melhor uso de suas faculdades mediúnicas.(t)

<[Moderador]> [6] <homeover> São comuns as ocorrências de perda ou suspensão da Mediunidade? Estariam relacionadas com a falência moral dos médiuns e/ou abandono dos compromissos anteriores à presente encarnação, dentro da mediunidade com Jesus?

<Joaquim_Couto> Essas ocorrências são comuns. Os benfeitores espirituais nos informam que os médiuns, em geral, são aqueles espíritos que faliram junto à mediunidade em outras encarnações. Abusaram dos dons concedidos por Deus e retornam à nova existência na Terra para provar a sua renovação para o bem, servindo a Jesus. Serão testados e, se não mantiverem a sintonia constante com os seus guias espirituais, através da prece e trabalho no bem, poderão, novamente, sucumbir, agravando com novos débitos junto à mediunidade nas suas próximas reencarnações.(t)

<[Moderador]> [7] <Brab> A perda da mediunidade com a idade avançada é comum? / [8] <Guest2490> O Médium com uma idade avançada perde a mediunidade?

<Joaquim_Couto> Todos reencarnamos com uma programação estabelecida pelos espíritos superiores. A mediunidade é uma atividade; quando orientada para o bem pode fazer com que trabalhemos junto dela até uma idade avançada. Temos o exemplo de Chico Xavier. Não teremos a mesma energia ou a mesma quantidade de fluidos, porém, a sintonia permanece permitindo que continuemos a ser instrumentos dos bons espíritos.(t)

<[Moderador]> [9] <homeover> Uma vez perdida a Mediunidade, é para toda a encarnação? Pode haver retorno da faculdade mediúnica, conforme a melhora moral do médium?

<Joaquim_Couto> Digo que para Deus nada é impossível. A Sua misericórdia e o Seu amor cobrem a multidão das nossas iniqüidades e Ele sempre concederá novas possibilidades de trabalhos no bem a todo aquele que o busca.(t)

<[Moderador]> [10] <vicctoria> Com o retorno da mediunidade, os mesmos espíritos que se manifestavam antes retornam?

<Joaquim_Couto> Isso poderá acontecer caso esses espíritos não tenham sido designados para outras missões. (t)

<[Moderador]> [11] <Brab> A perda ou suspensão também pode ocorrer com fenômenos psíquicos puramente anímicos ou somente mediúnicos?

<Joaquim_Couto> Estamos falando da perda ou suspensão da mediunidade. Porém encontramos muitos espíritos reencarnados que abusaram de suas faculdades anímicas, trajando atualmente corpos que lhes limitam o uso livre dessas faculdades. Isso acontece para que esses companheiros não venham a se endividar mais ainda diante da grande Lei de Deus. Portanto, qualquer um de nós pode abusar de seus dons anímicos, mas não ficará impune diante dessa Lei.(t)

<[Moderador]> [12] <lflavio> Um médium de repente pára de receber comunicações em uma reunião mediúnica, pode ser uma perda da mediunidade, ou uma intervenção do plano espiritual?

<Joaquim_Couto> Caso seja possível, esse médium deve perguntar aos benfeitores espirituais dessa reunião acerca da causa da interrupção das comunicações. Ele próprio deverá também inquirir de sua consciência se não é a causa primária dessa suspensão. (t)

<[Moderador]> [13] <Ainos> Os maus espíritos se aproveitam da suspensão da mediunidade para se manifestarem?

<Joaquim_Couto> Isso ocorrerá se o médium deixar de respeitar a orientação dada pelo seu guia espiritual acerca dessa suspensão. Caso ele, pelo seu Livre Arbítrio, resolva afastar-se dessa reunião mediúnica, contrariando a orientação recebida e buscando o contato com o plano espiritual que não lhe é habitual, podemos afirmar novamente que esse médium corre grande risco, pois não faltam espíritos que queiram se manifestar através dos médiuns na Terra.(t)

Considerações finais do palestrante:

<Joaquim_Couto> Os médiuns são intérpretes dos espíritos com os homens. Para transmitir a mensagem do Bem aos homens, é preciso que os médiuns tenham sempre em mente a necessidade da sua reforma íntima e a maior identificação possível com a mensagem de Jesus, para facilitar a sua sintonia com os bons espíritos. (t)

Oração Final:

<lflavio> Elevando o pensamento a Deus nosso Pai e Criador, queremos agradecer por mais esta oportunidade de aprendizado, de estudos e esclarecimentos. Que possamos aproveitar as lições da noite, em nossos trabalhos, principalmente, se estivermos lidando que este tesouro que é o trabalho com a mediunidade. Que as luzes da espiritualidade superior estejam com todos nós e se espalhem em todos os recantos deste nosso planeta. Que assim seja!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior