Tamanho
do Texto

Possessos e Convulsionários

Possessos e Convulsionários

“O Livro dos Espíritos” Questões 473 a 483

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Rosângela Pertile
Rio de Janeiro
02/06/2001

Dirigente do Estudo:

Andréia Azevedo

Oração Inicial:

<Safiri> Vamos entao, nesse momento, serenando nossos coracoes, pedindo a Deus, nosso amado Pai que ilumine nossos coracoes e mentes, para que possamos juntos nessa noite, guardar em nossos coracoes , seu Amor e seus ensinamentos. Que possamos ter condicoes de discernir o certo do errado e que possamos ter força , para sistematicamente, continuar nossos estudos diante da luz da Doutrina Espirita. Vamos tambem pedir muita luz para nossa querida Rosângela ,que fará o estudo da noite para nós. Obrigada meu Deus.!

Exposição

<Rosangela_Pertile> Que as nossas primeiras palavras sejam de um profundo agradecimento ao Senhor Jesus, nosso Mestre maior e a Deus, nosso Pai de infinita bondade. O tema de hoje é bastante interessante, pois reporta, como os outros tipos de intercâmbio, sobre a influenciação. Lendo a questão 459 do Livro dos Espíritos, temos: ” Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos? Resposta: Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem. ” E , se há esta influencia, seja sutil ou ostensiva, ou através de médiuns voluntários ou involuntarios, o que devemos fazer para que não aumentemos nossa dívida, ou seja, que daqui para frente, nao aumentemos nossa carga de compromissos na lei de causa e efeito?

A resposta está justamente na página de Emanuel. Por que será que ele nos chama a atençao para o perigo da cabeça desocupada? O que fazemos, ou pensamos (logo plasmamos), quando há um tempo disponível, por exemplo, indo no onibus para o trabalho ou escola? Será que já conseguimos vigiar a tal ponto de não emitirmos um pensamento negativo, quando o motorista do onibus nao para no ponto? Será que já sabemos aceitar os problema do dia-a-dia ou ainda nos detemos em dardos envenados de pensamento equivocado?

Refletindo ainda nas palavras de Emanuel… “mãos improdutivas” , “palavras irreverentes”. Será que nosso campo eletromagnetico está emitindo ao universo emissões de paz de amor? Se emitimos pensamentos ainda de baixa frequencia vibratoria, o que será nós atraimos para junto de nós? A lei de ação e reação é clara, e portanto, é fazermos uma instrospecção e percebermos o que nós estamos gerando em torno de nós mesmos. Será que nosso tempo é disciplinado, ou andamos feito baratas tontas de um lado para o outro, reclamando tanto da falta de tempo que perdemos este valioso instrumento de evolução, que é a presente reencarnação? Às vezes, nossas reclamações duram tanto que esquecemos de viver.

Durante quantas horas mantemos nosso pensamento direcionado ao bem, quantas horas somos brandos e pacíficos? Será que se analisarmos bem, a obssessão, ou influenciação por espiritos infeizes , é só no desventurado que bate às portas de nossa Casa Espírita? Ou será que, pelo uso indevido de nossa presente reencarnação, não estamos como antenas de longo alcance permitindo que espíritos infelizes se aproximem de nós, e tardem nosso progresso? Se queremos modificar este quadro, que nos acompanha já a tantas reencarnações, o que podemos fazer para nos “fecharmos” às influenciações deste padrão???

No tocante a prece, lembramos que para a minoracao desses assédios de espiritos obsessores, a prece faz com que nos coloquemos em ligacao com o plano maior. Os momentos de prece ou de simples meditacao nos torna mais brandos e certos de que há uma força maior velando por nós. Tão grande essa força é, que ao comecarmos a relaxar e mentalizar o amor de Deus, já nos sentimos mais tranquilos , como se prontos para enfrentar qualquer desavenca ou perturbacao Portanto amigos, dificil é nos mentermos vigilantes. Mas nao impossivel. Elevemos sempre nossos pensamentos a Deus nosso Pai, nos momentos de dificuldades e vamos procurar lutar contra as armadilhas que o plano inferior nos prepara a todo o momento. Pois, quando estamos distraidos é que o trabalho deles comeca. É preciso muita fé e vigilancia para nao sermos iludidos.

Perguntas/Respostas

[01]<FranzJosef> Os espírotos nos influenciam, mas nós podemos influenciar os espíritos?

<Rosangela_Pertile> Com certeza Franz. Quando pensamos, emitimos ondas vibratórias, assim como os outros a nós. Não podemos esquecer da lei de afinidade e sintonia e devemos tomar muito cuidado com o que jogamos no fluido cosmico universal, pois a afinidade existe daqueles que comungam do mesmo tipo de padrao e pensamento.

[02]<Adynha_> O que quer dizer convulsionarios?

<Rosangela_Pertile> São aqueles companheiros que entram em transe, como o Livro dos Espíritos nos fala: em alguns, é exclusivamente efeito do magnetismo, que atua sobre o sistema nervoso. Este processo embota a sensibilidade. Pode ser inconsciente ou através de um espirito, ou mesmo pelo efeito de uma magnetizacao. É, a grosso modo, um sonambulismo levado ao extremo.

[03]<Adynha_> Alguém pode entrar em transe, mesmo que não deseje? Entram em transe conscientes ou por causa de uma possessão?

<Rosangela_Pertile> Não. Mesmo na magnetizacao, a pessoa tem que estar “aberta” a este sugestionamento, além disso, a influenciacao é sempre exercida atraves de algum quisto espiritual que tenhamos. Nem todos podem ser magnetizados, ou sugestionados.

Oração Final

<Safiri> Agradecemos a Deus e aos nossos amigos da espiritualidade maior. Agradecemos a nossa querida Rosangela pela bonita palestra da noite .Que Deus nosso amado Pai e nosso Amigo e Irmao Jesus nos abecoe hoje e sempre. Encerraremos entao, os estudos com a Prece de Caritas

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus ! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai ! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a Verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor ! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem. Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé. Deus !

Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão. Um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus ! dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem. Que assim seja !

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior