Tamanho
do Texto

O Progresso na Visão Espírita

O Progresso na Visão Espírita

14º Encontro Sobre “O Livro dos Espíritos”

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
e pelo Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Palestrante: Regina de Agostini
Rio de Janeiro
22/02/1998

Organizadores da palestra:

Moderador: “Luno” (nick: |Moderador|)

“Médium digitador”: “Brab” (nick: Regina_de_Agostini)

Oração Inicial:

<Wania> Senhor Jesus, estamos aqui mais uma vez reunidos em Teu nome, iniciando mais uma atividade no meio virtual. Envolva-nos em Tuas vibrações de Paz, de Harmonia, pacificando nossos corações, equilibrando nossos pensamentos. Envolve, especialmente, os companheiros que irão conduzir nossos raciocínios através do estudo desta manhã. Que nossos amigos espirituais, também presentes, nos sustente na execução das tarefas em Tua Seara. Que, fortalecidos e amparados por Ti, Mestre, mas acima de tudo por Deus, que possamos considerar iniciada a nossa atividade nesta manhã. Que assim seja!

Apresentação do palestrante:

<Regina_de_Agostini> Regina de Agostini, eu trabalho na Casa de Maria de Nazaré, grupo conhecido com o nome de Rita de Cássia, funcionando no Leblon. (t)

Considerações iniciais do palestrante:

<Regina_de_Agostini> O nosso tema gira do torno do Progresso, das mudanças que surgiram principalmente na década de 90. Essas constantes e vertiginosas mudanças trouxeram para o mundo reflexos sociais e influenciam o plano da existência individual. Todos somos atingidos por essas mudanças. Não importa o lugar onde vivemos, a idade, a raça, o sexo, a religião ou posição social. E nós nos perguntamos hoje sobre os sentimentos que temos em relação a todas essas mudanças. Como nos sentimos? Como os estamos vivenciando? Como as percebemos? Como vocês que estão conosco sentem essas mudanças? Que sentimentos brotam ao pensarmos nas transformações que o mundo nos trouxe? (t)

Perguntas/Respostas:

<Moderador> [1] <Marcelo> Me defina a Lei do Progresso.

<Regina_de_Agostini> O Progresso é realmente uma Lei. Como Lei, ele se realiza independente da vontade do homem. Segundo a Doutrina Espírita, o sentido de Progresso abrange a idéia de Perfeição, Aperfeiçoamento e Felicidade Pura e Eterna. O Progresso é o PROCESSO que o espírito realiza para chegar à Perfeição. (t)

<Moderador> [2] <jaja> Por que será que às vezes temos medo em relação às mudanças que ocorrem à nossa volta?

<Regina_de_Agostini> O medo da criatura se apoia principalmente na falta de confiança em Deus pela não compreensão e desconhecimento do seu posicionamento como espírito imortal e de muitas vezes limitar a sua visão ao momento presente, visando só os aspectos materiais (t)

<Moderador> [3] <Wania> Como entendermos o Progresso, diante de todas as formas de violência que vivenciamos diariamente?

<Regina_de_Agostini> O que nós observamos é o Progresso Material, tecnológico, intelectual, na maioria das vezes faltando ao homem para lidar com todo esse progresso um amadurecimento espiritual e as conseqüentes opções pelo bem, ou seja, falta ao homem o Progresso Moral que nós entendemos a partir da Doutrina Espírita a opção de AGIR NO BEM. Em algum momento esse progresso Moral vai se realizar buscando o homem formas de vida mais pacíficas, com mais entendimento e fraternidade. (t)

<Moderador> [4] <Jaja> Qual a diferença entre progresso e mudança, na linguagem comum?

<Regina_de_Agostini> A mudança é o ato de mudar, de dispor de outro modo, dar outra direção, variar. Em nenhum dos casos está implícita a idéia de valor, somente deslocamento. E a idéia de Progresso: caminhar para frente, prosperar, conjunto de mudanças ocorridas no tempo, ou seja, no entendimento corrente, a idéia de Progresso traz em SI uma idéia de MELHORIA. Conclusão: nem toda mudança pode ser considerada Progresso. (t)

<Moderador> [5] <Katy> Qual relação entre progresso espiritual, progresso intelectual e  moral?

<Regina_de_Agostini> A inteligência e a moralidade são atributos do Espírito, portanto o Espírito realiza progresso Espiritual sempre que progride em qualidades intelectuais ou morais; ou em ambas. (t)

<Moderador> [6] <jaja> Há quem não seja afetado pelas mudanças que ocorrem no mundo, ou seja, temos como nos alienarmos por completo do que ocorre à nossa volta?

<Regina_de_Agostini> Não existe no mundo quem não seja afetado por essas mudanças em qualquer posição em que se encontre: social, cultural, espiritual, etc. Nós somos atingidos pelas mudanças, queiramos ou não, estando conscientes ou não. Se nós nos alienarmos, seremos levados de roldão, sem escolhas e sem saber por onde estamos caminhando. (t)

 

<Moderador> Senhor Jesus, agradecemos de coração
esses momentos que aqui tivemos. Que possamos, Senhor, identificar todas as
necessidades que ainda temos de evolução e que possamos trabalhar essas
necessidades em nosso benefício e do nosso próximo. Fica conosco, Senhor, e que
possamos estar contigo, hoje e sempre. Que assim seja!

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior