Tamanho
do Texto

A Reencarnação Causaria Perda da Personalidade?

A Reencarnação Causaria Perda da Personalidade?

Palestra Virtual
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Palestrante: Arleir Bellieny
Rio de Janeiro
26/05/2000

Organizadores da palestra:

Moderador: “Wania” (nick: ||Moderadora||) “Médium digitador”: “cacs” (nick: Arleir_Bellieny)

Oração Inicial:

<Wania> Jesus amigo, mais uma vez aqui nos encontramos, reunidos em Teu nome, com o objetivo de estudarmos, refletirmos em torno dos conceitos da Doutrina Espírita.

Ampara-nos, Mestre amigo, fortalecendo em cada um de nós a vontade, o desejo de auxílio, a serenidade e o equilíbrio necessário ao nosso caminhar. Que a Tua luz nos ilumine o pensamento. Envolva, Senhor ao amigo Arleir, que, utilizando a palavra, conduzirá a palestra da noite. Que ele seja inspirado por Teus mensageiros.

Ampara às diversas frentes de trabalho do IRC-Espiritismo. Ampara, enfim, Mestre, a todos nós, concedendo-nos sempre a oportunidade de trabalhar e de estudar. Que seja em Teu nome, em nome dos espíritos amigos que coordenam este trabalho, mas sobretudo em nome de Deus, que possamos iniciar a atividade da noite. Que assim seja!

Considerações Iniciais do Palestrante:

<Arleir_Bellieny> Boa noite, amigos. É com imensa alegria que retorno na telinha com vocês via bandejão. Obrigado, Wania, pela prece envolvendo todos os nossos corações. Que o Senhor Jesus possa nos acompanhar na tarefa de hoje. Afinal de contas, foi ele quem jogou a gente nesta história de reencarnação e, já que estamos nela, vamos discutir um pouco em forma de bate papo desse “círculo vicioso”, segundo Eurípedes Barsanulfo, em mensagem psicofônica pela sua sobrinha Alzira Amui e já que somos viciados convido a todos vocês para uma noite de curtição.

O tema, que nos foi proposto é deveras apaixonante, teclo como um apaixonado pela causa, não pelas tribos. O enfoque que estarei abordando, será dentro dos meus conhecimentos na praxis da TVP, como terapeuta. No exame das histórias dos nossos clientes verificamos que na vida atual, em grande maioria, repetem os padrões de comportamento vividos em outras instâncias (vivências passadas). A confirmação deste fato são os traços de personalidade atuais que incomodam o indivíduo em forma de traumas. Exemplo: Fobias, rejeições espontâneas (antipatias), traços de caráter: prepotência, egoísmo, vaidade, inveja, conhecidos pela psicologia oficial como mecanismos de defesa, neuroses, psicoses, e outros “oses”.

Diante dessas respingadas elocubrações, posso afirmar que a reencarnação traz os personagens do passado para a vida atual com as mesmas características psíquicas, mesmas tendências. Parafraseando nosso querido mestre Dr. Jorge Andrea: “Não podemos compreender nos estudos biotipológicos do psiquismo isolamento dos componentes das vidas pregressas, onde se encontram as raízes que devem ser buriladas e aperfeiçoadas nos pacientes que necessitam de auxílio e esclarecimento”. Fico por aqui. E que Deus me ajude. (t)

Perguntas/Respostas:

<|Moderadora|> [01] <lflavio> Como se explica alguns casos de dupla personalidade à luz da reencarnação?

<Arleir_Bellieny> Em TVP, alguns casos que poderia ter este diagnóstico são indivíduos que encontram-se sob influência de presenças que, na nossa linguagem, significa influência espiritual, obsessão, ou, como prefere outros, encosto. O indivíduo sob este efeito altera o seu comportamento de forma significativa. Também são observados nos casos de psicose, o indivíduo durante os seus delírios, vivenciar lembranças de existências anteriores. Afirma com tanta certeza ser este ou aquele personagem que deixam muitos profissionais confusos, apelando para diagnósticos codificados pela psiquiatria, ignorando que de fato ele está conectado psiquicamente com uma das suas histórias. (t)

<|Moderadora|> [02] <Dejavu> A cultura da sociedade em que o Espírito reencarna não lhe remodela os traços da personalidade?

<Arleir_Bellieny> Em cada reencarnação o Espírito aprende o que lhe é peculiar no universo psicológico em que vive. Os traços de caráter, os sistemas de crenças, os valores que foram incorporados ao longo das experiências reencarnatórias, formam matrizes psíquicas e encontram-se na vida atual encapsuladas, liberando-se sobre estímulos externos de qualquer natureza. Se o modelo social em que o indivíduo encontra-se inserido provocar situações que já foram vivenciadas pelo indivíduo em outras existências, este poderá reagir da mesma forma aprendida no passado. Daí a importância da reencarnação como meio de progresso para o Espírito. Lembrem-se: “Não há faltas irremissíveis que a reencarnação não possa apagar”. (“O Evangelho Segundo o Espiritismo”). (t)

<|Moderadora|> [03] <Wania> Como relacionar “Esquecimento do Passado” e “TVP”? Serão contraditórios?

<Arleir_Bellieny> Não. Vide resposta questão 399 (“O Livro dos Espíritos” – Allan Kardec – comentário). Os Espíritos permitem a lembrança do passado, desde que haja um fim útil. Jamais por curiosidade vã. Vide citação na abertura do Dr. Jorge Andrea. (t)

<|Moderadora|> [04] <lflavio> A TVP pode provocar alguma mudança na personalidade de hoje?

<Arleir_Bellieny> A proposta principal da TVP é a transformação do SER. Promovendo não somente a mudança na personalidade, mas a alteração de hábitos, costumes e valores, consequentemente, alterando o caráter do Espírito imortal. (t)

<|Moderadora|> [05] <lflavio> Somos um acúmulo das várias personalidades que tivemos em vidas passadas. É correta esta afirmativa?

<Arleir_Bellieny> É correto. Merece um exame mais acuidado. Quando em regressão de memória, o indivíduo em estado alterado de consciência toma conhecimento de suas histórias, origens das suas queixas, traumas, etc. Chamamos de personagens, os atores destas histórias, que fomos nós mesmos. (t)

<|Moderadora|> [06] <Dejavu> É possível alguém “perder a personalidade”? Não seria mais correto dizermos “atenuar ou acentuar” determinados traços da personalidade?

<Arleir_Bellieny> É correto dizer modificar. Ou abrandar as dores e os sofrimentos causados por algumas situações que o indivíduo precisa continuar pela sua própria necessidade de aprendizado espiritual. (t)

<|Moderadora|> [07] <Dejavu> A sexualidade é um traço da personalidade que tem origem em vidas pregressas? Pode-se evidenciar (ou tratar) isso através da TVP?

<Arleir_Bellieny> A sexualidade é energia criadora. Os transtornos da sexualidade podem ter origem no passado. Ainda aqui afirmamos encontrar-se no caráter as raízes desta e de outros dramas da alma. Logo ser recomendado a TVP como instrumento de ajuda na modificação. (t)

<|Moderadora| > [08] <lflavio> Quais os riscos de uma TVP mal orientada?

<Arleir_Bellieny> O terapeuta de vida passada utilizando a regressão de memória como técnica de acesso aos conteúdos inconscientes de seus clientes, assemelha-se ao obstetra que utiliza o bisturi na prática cirúrgica. É responsabilidade de quem utiliza a TVP como quem a procura. Quando precisamos de um dentista, procuramos um sapateiro? Quando necessitamos de uma cirurgia procuramos um açougueiro? Logo, os riscos poderão ser desastrosos em qualquer terapêutica mal orientada, não só a TVP. (t)

<|Moderadora|> [09] <Allejandra> Como tratar da “timidez excessiva”? Por que a insegurança e o medo?

<Arleir_Bellieny> Cada queixa tem a sua particularidade. A causa do medo apresentado por uma pessoa de lugares fechados poderá ter como causa, fatores dos mais diversos. Um poderá ter sido enterrado vivo em uma outra existência. Outro ter morrido nos porões de um navio negreiro. Outro ainda, no útero materno, prestes a nascer; E por aí vai. A timidez, a insegurança, o medo, não são diferentes. (t)

<|Moderadora|> [10] <AlexG> Atualmente, a TVP é proibida no Brasil, mesmo para terapeutas credenciados, que podem, inclusive, perder seu registro. É certo que não há fiscalização, mas inobstante isso, é correto praticar algo ilegal?

<Arleir_Bellieny> A TVP é uma metodologia consubstanciada na Psicologia Transpessoal, considerada a quarta escola psicológica. Há cem anos Sigmund Freud, Jung, Reich, e outros gigantes da psicologia, passaram pelo academicismo reinante com título de místicos, loucos, etc.

Hoje rendem-se homenagens até mesmo ortodoxas a esses mitos. A TVP também paga seu preço. A física quântica está trazendo a lume a comprovação da reencarnação, quando isso ocorrer, (que será breve), as academias terão que rever seus postulados.

Atualmente o conceito de saúde pela OMS, é: o bem estar físico, psicológico, social e espiritual do SER Humano, ou seja, a visão holística bio-psico-social-espiritual, graças ao conceito da transpessoalidade. A homeopatia, a acupuntura, até pouco tempo eram ilegais para a medicina. Hoje, o CRM quer ser dono delas a todo custo, como se a ciência pertencesse a uma tribo. Fazemos parte da história da humanidade e, como seres humanos conscientes do nosso dever, estamos escrevendo mais uma página na nossa história.

No dizer de Ernani G. Andrade, “A TVP fará a terapia da humanidade”. (t)

Considerações Finais do Palestrante:

<Arleir_Bellieny> Agora que o motor pegou já vamos acabar? Um apaixonado não aceita rompimentos sem ter a oportunidade da explicação. Coloco-me a disposição de todos os internautas pelos seguintes contatos:

Email: arleirbellieny@unikey.com.br, ibrape.tvp@zipmail.com.br

Para os que desejarem cadastrar-se para receber mala direta. Editamos a 1ª edição do jornal IBRAPE-TVP (Instituto Brasileiro de Pesquisa em terapia de vida passada contendo artigos, estudos de caso, perguntas e respostas, participação do leitor, agenda do instituto, informação sobre cursos, etc. Aproveito para informar a realização do II Congresso Nacional de Terapia de Vida Passada, com o tema: “Reencarnação e imortalidade”, Megatendências do século XXI, de 6 a 9 de julho/2000 no Riocentro (Rio de Janeiro).

Obrigado pela oportunidade concedida. Espero ter alcançado o objetivo do tema junto aos mediadores e ao médium cacs, desejando a todos um bom final de noite e uma madrugada feliz. Na certeza de que suas vidas não mais serão as mesmas. Os conceitos que foram colocados na palestra de hoje são sementes que, adubadas no canteiro de suas almas, darão frutos sazonados. Palavra de jardineiro…

Não ensinamos nada a ninguém, apenas os ajudamos a descobrir a sabedoria latente dentro de cada um. No dizer de Carl G. Jung: “Quem olha para fora, dorme. Quem olha para dentro, acorda.” Um abraço fraterno deste viajor, personagem de muitas histórias (quem sabe com você) com votos de muita paz. (t)

Oração Final:

<Dejavu> Amado Pai Celestial, agradecemos a Ti pela vida que nos deste, e pelas oportunidades de crescimento espiritual constante, pela prática das boas obras e pelo estudo, como o que ocorreu aqui nesta noite. Que a tua paz nos ampare e a tua luz nos guie, agora e sempre! Assim seja!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior