Tamanho
do Texto

Reprodução Assistida e Clonagem

Reprodução Assistida e Clonagem

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestrante: Dr. José Roberto dos Santos
Vitória
07/11/1997

Organizadores da Palestra:

Moderador: “Brab” (nick: [Moderador])
“Médium digitador”: “Dejavu” (nick: J_R_Santos)

Oração Inicial:

<jaja> Senhor Jesus, aqui estamos, mais uma vez, Senhor, reunidos em Teu nome, procurando aprender um pouco mais, através da Doutrina Espírita, que tanto tem nos ajudado em nossas vidas. Fique conosco, Mestre querido, abençoando nosso propósito de levar a cada coração e a cada mente, uma mensagem de fé e de esperança. Em Teu nome, Senhor, em nome de Deus e dos espíritos amigos, damos por iniciada a Palestra Virtual desta noite. Que assim seja!

Apresentação do Palestrante:

<J_R_Santos> Sou médico, espírita e presidente da Associação Médico-Espírita do Espírito Santo. (t)

Considerações Iniciais do Palestrante:

<J_R_Santos> Uma boa noite a todos, que a paz do Mestre Jesus esteja com todos. É um prazer participar deste canal. Os temas de hoje, “Reprodução Assistida e Clonagem”, são temas da atualidade e que geram muitas indagações no meio espírita. Esperamos nesta noite contribuir e aprender com a participação de todos. (t)

Perguntas/Respostas:

<[Moderador]> [1] <Vita> O quer dizer reprodução assistida e clonagem?

<J_R_Santos> Reprodução assistida significa técnicas usadas pela medicina para conseguir a gravidez em casais inférteis, ou seja, casais que já tentaram todos os outros métodos que a medicina dispõe (medicamentos, cirurgias, etc) e não conseguiram. (t)

<[Moderador]> [2] <Jack_Pirata> Como o Espiritismo encara os óvulos fecundados e depois descartados na fecundação “in vitro” ?

<J_R_Santos> Clonagem são técnicas usadas para desenvolver seres com o mesmo perfil genético, ou seja, seres idênticos. (t)

<[Moderador]> [3] <Brab> Em que circunstâncias poder-se-ia considerar um clone humano como um ser humano completo? Ou seja, um clone necessariamente tem um espírito? Há alguma indicação do Plano Espiritual sobre a utilidade das pesquisas de clonagem sendo feitas atualmente?

<J_R_Santos> O Espiritismo nos ensina que o espírito está ligado ao corpo físico desde o momento da fecundação, portanto, estes óvulos já têm a presença do espírito e não podem ser descartados, pois trata-se de uma agressão à lei de Deus. Na verdade, ainda não se tem nenhum clone humano atualmente, mas desde que a ciência consiga produzir um, isto é sinal de que naquele ser clonado há a presença de um espírito, pois não há nenhum ser vivo sem o princípio espiritual. (t)

<[Moderador]> 2 perguntas relacionadas, amigo José Roberto: <[Moderador]> [4] <Leonardo> O que a espiritualidade acha da escolha prévia do sexo na fertilização “in vitro”? <[Moderador]> [5] <Dilma> Existem pesquisas no sentido de escolha do sexo do feto. Até que ponto isso interfere espiritualmente?

<J_R_Santos> Toda evolução da ciência que vem para o bem tem a orientação do plano espiritual. Isto quer dizer que os cientistas recebem o conhecimento dos espíritos superiores e devem repassar estas novas conquistas em favor do progresso do homem. O homem, como espírito imperfeito, não entendendo totalmente a realidade do espírito, através do seu livre arbítrio, é que vai fazer bom ou mau uso das conquistas da ciência. Já existe em alguns países, como a Inglaterra, clínicas que procuram numa percentagem grande selecionar o sexo das futuras crianças por este método. Mas, a própria ciência e as autoridades legais dos diversos países são contra esta seleção. Há a hipótese de que, ao se selecionar o sexo, ocorrerá um grande desequilíbrio na humanidade, pois espíritos que deveriam vir encarnar no corpo masculino, por exemplo, poderão ter mudada esta perspectiva. Isto poderá levar a surgirem indivíduos com psiquismo feminino num corpo masculino, ou vice-versa. (t)

<[Moderador]> [6] <Jack_Pirata> O fato de um casal ser infértil não seria uma provação? E fazendo a fecundação assistida não estaríamos lutando contra isto?

<J_R_Santos> Devemos considerar o fator merecimento. Tudo o que a ciência puder fazer para o benefício do ser humano tem o apoio da espiritualidade. É importante citar que somente 3 em 10 casais que tentam esta técnica conseguem sucesso. E este sucesso é fator de grande alegria para estes casais, levando muitas vezes a melhorar relacionamentos que estavam se deteriorando. (t)

<[Moderador]> [8] <Tree> O tipo de fecundação (clonagem, assistida ou normal) seria irrelevante, sendo o principal a missão que o espírito traz consigo?

<J_R_Santos> Sem dúvida. O importante é o amor com que os pais planejam, assistem e criam os seus filhos. Chico Xavier respondeu a uma pergunta sobre reprodução que provavelmente daqui a 200 ou 300 anos teremos desenvolvimento pela ciência de um grande útero de laboratório em que estas crianças serão geradas, poupando a mulher das dores do parto. O que a ciência puder fazer para melhorar a vida do homem não temos como discutir, o importante é a intenção e a presença do amor em todos os atos do homem. (t)

<[Moderador]> [Completando a pergunta anterior em relação às provações espirituais – nota do moderador]: [7] <Leonardo> Mas o médico, na hora da seleção para a fertilização “in vitro”, só escolhe as melhores células-ovo. Isso não tiraria uma possível provação que o espírito deveria passar nessa encarnação?

<J_R_Santos> Não, visto que a espiritualidade pode atuar mesmo após a fecundação, ou seja, durante o desenvolvimento do embrião. Há estudos mostrando crianças com deficiências genéticas nascidas pelas técnicas de reprodução assistida. O que não podemos admitir é o descarte de embriões que tenham qualquer problema de origem física, que possa ser detectada pela medicina, pois entraríamos no terreno da eugenia. (t)

<[Moderador]> [Complementação – nota do moderador]: [9] <MQM> Esse grande útero de que falou Chico Xavier não acabaria com a relação mãe-filho antes do nascimento?

<J_R_Santos> Não. A relação mãe-filho é uma relação energética, através de ondas-pensamento, que pode ser mantida independente de onde a criança seja gerada, como ocorre no útero “de empréstimo” em que a mãe biológica transmite amor para a criança que está se desenvolvendo no útero de outra pessoa. (t)

<[Moderador]> [10] <Brab> Até que ponto, amigo José Roberto, o conhecimento completo dos genes humanos facultará um real poder de manipulação sobre o feto? Ou seja, qual o limite do homem em pesquisas genéticas?

<J_R_Santos> Neste campo, não há limites. Por isso, é importante a criação de leis que impeçam o aparecimento de aberrações, como animais sem cabeça, sub-homens, etc. Na verdade, estamos numa era em que os conhecimentos estão cada vez mais presentes em nossa vida e mudam a todo instante, fazendo-nos exercer continuamente o nosso livre-arbítrio, ou seja, frente a determinadas situações, sabermos distinguir o bem do mal. (t)

<[Moderador]> [11] <Dilma> Li em um livro que o plano inferior estuda os mecanismos da reprodução para mandar criaturas que ainda só buscam o mal para criarem desordem na sociedade. É possível que isso ocorra, tendo em vista a ciência estar caminhando de forma a querer se tornar criadores?

<J_R_Santos> Sim. Estamos sobre a influência constante de espíritos tanto evoluídos como espíritos ignorantes que ainda se aprazem com o mal. Na própria ciência, encontramos espíritos encarnados que desenvolvem seus projetos com a finalidade do bem e outros que desvirtuam as mesmas conquistas para o mal. Isto faz parte do jogo da vida neste planeta de ainda expiação. (t)

<[Moderador]> [12] <jaja> Já houve alguma revelação por parte da espiritualidade, que seja do seu conhecimento, da possibilidade efetiva de clonagem de seres humanos? E, considerando o estágio em que a ciência humana se encontra, esse tempo estaria muito distante?

<J_R_Santos> Não houve revelação, do meu conhecimento. Os cientistas já informaram que dentro de 10 a 30 anos estarão aptos a clonar um ser humano. (t)

<[Moderador]> [13] <Vita> Levando-se em conta a afirmação da perg. 11, como é possível que espíritos superiores admitam este tipo de ação?

<J_R_Santos> Na verdade, os espíritos superiores, como já falado anteriormente, nos orientam sempre para o bem e para o progresso dos homens. Mas não podem atuar no nosso livre-arbítrio, que também depende da influência dos espíritos ainda não evoluídos, pois só aprenderemos exercendo no dia-a-dia, através do nosso livre-arbítrio. A nós é dado o caminho e devemos segui-lo de acordo com o nosso nível evolutivo. É por isso que há tanta desigualdade no nosso planeta. Deus permite a presença do mal para nos ensinar a conhecer o bem e evoluir em sua busca, pois fomos criados simples e ignorantes e erraremos muito até atingirmos a perfeição. (t)

<[Moderador]> [14] <cacs> Foi feito muito alarde sobre a possibilidade da clonagem de seres humanos. Qual a sua opinião a este respeito, amigo?

<J_R_Santos> Poderíamos responder a esta pergunta com uma outra pergunta: Por que clonar um ser humano? Há vários motivos que são citados atualmente. Por exemplo: clonar gênios ou sábios para que nasçam indivíduos com o mesmo conhecimento; clonar filhos para que em caso de acidentes o clone possa desenvolver e substituir o outro; clonar seres humanos com pouca inteligência, alguns sugerem até sem uma parte do cérebro, para que possam fazer os trabalhos pesados; clonar dita-dores como mostrado no filme “Os Meninos do Brasil”; etc. Vejam que os motivos citados são totalmente anti-éticos. No dia em que a ciência conseguir clonar um indivíduo na esperança que nasça um outro igual, ela vai ter uma grande surpresa ao constatar o surgimento de um ser com características total-mente diferentes do original (isto é, características psíquicas diferentes). O próprio gêmeo univitelino, que é uma clonagem natural, é diferente do seu par, mesmo nas suas características fenotípicas (físicas), pois ao ocupar um lugar diferente no útero, ou seja, um à esquerda e outro à direita, isto já leva a algumas diferenças, como, por exemplo: impressões digitais diferentes. Sem falar nas características não-físicas, onde vemos grandes diferenças de caráter. (t)

<[Moderador]> [15] <Dilma> Nós sabemos que existem reencarnes não programados em que o espirito se aproveita de uma situação, nesse caso dessas pesquisas de Clones, poderia ser utilizado esse corpo para o reencarne de um espirito nestas condições?

<J_R_Santos> Algumas reencarnações realmente não são programadas. Geralmente isto acontece com espíritos ainda em nível inferior de evolução, “rebeldes”, que não aceitam reencarnarem e por isto são reencarnados compulsoriamente. Uma hipótese é de que estes espíritos poderiam estar ligados e estes tipos de pesquisas científicas. Exemplo: os embriões que não foram usados na técnica de reprodução e que ficam congelados poderiam ter um espírito ligado a eles. Estes espíritos estariam ajudando a ciência e, ao mesmo tempo, passando por uma provação, ao invés de reencarnar em um corpo defeituoso, ou de alguma outra forma. (t)

<[Moderador]> [16] <Korred> Quanto à possível criação por clonagem de seres sem cabeça (para utilização de órgão), como ficaria a parte espiritual?

<J_R_Santos> Desde que o corpo se desenvolveu e há vida, significa que ali há presença de um princípio espiritual. Sabemos que quem organiza toda a evolução do embrião é o perispírito que é chamado de modelo organizador biológico, isto é, ele é que faz com que as células se diferenciem e vão desenvolver os diferentes órgãos. (t)

<[Moderador]> [17] <Vita> Com relação à reprodução assistida, é certo dizer que por conta da indução ao nascimento, o espírito que irá encarnar nesta nova vida poderia não estar preparado para o nascimento? E no caso da resposta ser afirmativa, como é que fica a situação deste espirito?

<J_R_Santos> Não é certo. A espiritualidade, como bem diz An-dré Luiz no livro “Mensageiros da Luz”, tem participação ati-va em todos os momentos da reencarnação. Ele cita o Ministé-rio da Reencarnação em que espíritos do bem trabalham fazendo todo o preparo para todas as reencarnações. No caso da reprodução assistida, acreditamos que este trabalho é ainda maior, devido à dificuldade enfrentada pelo casal e ao preparo que o mesmo tem aqui na Terra para conseguir um filho. (t)

<[Moderador]> [18] <Aulus> O Sr. vê alguma diferença ética entre a clonagem e os métodos de inseminação artificial, tendo em vista que em um e outro caso trata-se de reencarnação, mudando apenas no método utilizado?

<J_R_Santos> Na inseminação artificial, não há escolha de característica do ser que vai nascer, pois, de forma semelhante que a reprodução normal, o encontro dos gametas se dá por acaso. Na clonagem, que pode ser obtida pela reprodução assistida, através da divisão das células do embrião nas primeiras 48 horas pós-fecundação, estaremos criando seres com as mesmas características genéticas. No primeiro caso, não há qualquer impedimento ético, mas, no segundo, como respondemos anteriormente, não vejo qual a finalidade. (t)

<[Moderador]> [19] <Jack_Pirata> Na clonagem não seria possível criarmos um indivíduo mais resistente a certas doenças, com o câncer?

<J_R_Santos> Na verdade, não seria necessariamente pela clonagem. A engenharia genética estuda hoje o mapa genético do homem, ou seja, o seu “genoma”, que é constituído por cerca de 100 mil genes. Vários países estão participando deste estudo e já foram catalogados aproximadamente 5 mil genes. Alguns deles já foram identificados como responsáveis por algumas doenças hereditárias e acreditamos que, por volta do ano 2005, este mapeamento estará completo e revelará quais os indivíduos que estarão predispostos a desenvolver determinadas doenças, inclusive o câncer. No caso da clonagem, o que temos hoje são estudos sobre o desenvolvimento de animais transgênicos, ou seja, que contêm genes humanos, que através deste método poderão proliferar e ajudar a humanidade na produção de proteínas, medicamentos, etc. (t)

<[Moderador]> Nossa última pergunta da noite, amigo José Ro-berto: [20] <Vadico> Vimos vários motivos anti-éticos para a clonagem, existem outros éticos ou que possamos vislumbrar aspectos espirituais válidos?

<J_R_Santos> Em relação aos aspectos espirituais, acredito que se a ciência realmente chegar a desenvolver um ser clonado, o aspecto positivo será o conhecimento de que o corpo não é só regido pela genética. Será mais uma prova da existência do espírito. (t)

Considerações finais do Palestrante:

<J_R_Santos> Eu gostaria de agradecer a oportunidade que tive de discutir tão relevante assunto com vocês. Estou à disposição para responder as perguntas que não puderam ser colocadas hoje. Uma boa noite e espero voltar outras vezes, se assim o desejarem. 🙂 (t)

Oração Final:

<Dilma> Senhor, Deus, Pai de Infinita bondade, Jesus Mestre querido. Mais uma vez agradecemos a oportunidade que recebemos de poder estar aqui reunidos , buscando através deste canal o aprendizado de que tanto necessitamos. Sabemos hoje da nossas dificuldades, do muito que ainda temos que transformar em nós. Mas estamos alegres, porque, seguimos hoje confiantes, em Tua Bondade, em Teu carinho. Sabemos que Tua mão sempre estará estendida sobre nós, nos amparando, nos protegendo, nos ensinando. Amparai, Senhor, a todos aqueles que aqui não puderam estar, a todos aqueles que sofrem, que choram, que caminham na escuridão. Se para com todos o Pai Maravilho, que ama, e protege. Que assim seja, hoje e sempre. 🙂

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior