Tamanho
do Texto

Sem Ruídos

Sem Ruídos

Livro “Segue-me!…”

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Adriana Barreiros
Rio de Janeiro
11/12/2002

Dirigente do Estudo:

Marcio Alves

Mensagem Introdutória:

SEM RUÍDOS

“Mas quando vier aquele Espírito de Verdade, ele vos guiará em toda a verdade.” – Jesus (João, 16:13)

O caminho de toda a verdade é Jesus Cristo. O Mestre veio ao mundo instalar essa verdade para que os homens fossem livres e organizou o programa dos cooperadores de seu divino trabalho, para que se preparasse convenientemente o caminho infinito. No fim da estrada colocou a redenção e deu às criaturas o amor como guia.

Conforme sabemos, o guia é um só para todos. E vieram os homens para o serviço divino. Com os cooperadores vinham, porém, os gênios sombrios, que se ombreavam com eles nas cavernas da ignorância.

A religião, como expressão universalista do amor, que é o guia, pairou sempre pura acima das misérias que chegaram ao grande campo; mas este ficou repleto das absurdidades. O caminho foi quase obstruído.

A ambição exigiu impostos dos que desejavam passar, o orgulho reclamou a direção dos movimentos, a vaidade pediu espetáculos, a conveniência requisitou máscaras, a política inferior estabeleceu guerras, a separatividade provocou a hipnose do sectarismo.

O caminho ficou atulhado de obstáculos e sombras e o interessado, que é o espírito humano, encontra óbices infinitos para a passagem.

O quadro representa uma resposta a quantos perguntarem sobre os propósitos do Espiritismo cristão, sendo que o homem já conhece todos os deveres religiosos. Ele é aquele Espírito de Verdade que vem lutar contra os gênios sombrios que vieram das cavernas da ignorância e invadiram o campo do Cristo.

Mas, guerrear como: Jesus não pediu a morte de ninguém. Sim, o Espírito de Verdade vem como a luz que combate e vence as sombras, sem ruídos. Sua missão é transformar, iluminando o caminho para que os homens vejam o amor, que constitui o guia único para todos, até à redenção.

Emmanuel
Do Livro: Segue-me
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Editora: O CLARIM

Oração Inicial:

<Moderador_> Senhor Jesus! Mais uma vez aqui reunidos em Teu nome, para uma noite de estudos em torno do Teu Evangelho de amor. Que a Tua paz, que nos envolve neste momento, possa alcançar os corações encarnados e desencarnados presentes e fazer com que sintam a Tua vibração amorosa. Assim, senhor, que neste clima de paz e fraternidade, pedimos o Teu apoio e a Tua inspiração para a nossa querida companheira que irá nos trazer o estudo da noite. Que Tu possas permitir que iniciemos os nossos estudos de hoje.

Que assim seja!

Exposição:

<_Adriana__> Boa noite a todos!

Estamos em pleno Dezembro, época onde comemoramos o nascimento de Jesus, apesar de sabermos que a data é meramente simbólica, ela nos faz refletir sobre Jesus, sua missão e sua mensagem.

Este Espírito ao qual somos devedores de todo respeito e admiração, trouxe-nos uma mensagem simples, clara e, principalmente, absolutamente verdadeira.

Nós, caminhantes ainda tão distantes deste que é nosso modelo e exemplo a seguir ao longo de nossas encarnações, entramos em contato com diferentes visões deste Espírito, que pode ter sido de discordância total de sua mensagem, por ainda não termos tido “ouvidos de ouvir”, como Ele mesmo nos disse, demonstrando sua compreensão e respeito ao nível evolutivo de cada um de nós.

Podemos ter vivido durante muito tempo, dentro de um mundo religioso que torceu e distorceu suas palavras, a fim de tirar benefícios para poucos e termos aceito cegamente condições, sem questionarmos e, novamente, sem compreendermos a mensagem de Jesus.

Podemos ter ignorado sua mensagem, porém vivendo dentro dos reais valores dela, dentro de outros princípios religiosos.

Enfim, Jesus, nosso amigo maior sempre compreendeu a todos nós e respeitou as nossas interpretações de sua mensagem isto porém, jamais tirou dela as belas verdades sobre os verdadeiros valores que devemos seguir.

A Doutrina Espírita, concordante e clareadora desta mensagem, trouxe novamente à tona, muitas coisas que estavam enlameadas pelas adequações do Homem imperfeito.

Dentre muitas de suas colocações, Jesus fez uma que afina-se de forma perfeita com a proposta da Doutrina Espírita:

“Busque a Verdade e ela te libertará”

Estas palavras encerram muito da Doutrina Espírita em sua pureza: busque o conhecimento, das coisas da matéria e das coisas do Espírito.

Muitas pessoas questionam o aspecto religioso da Doutrina Espírita. Também, muitos questionam a religião do Cristo. Teria ele fundado especificamente uma religião? Será que o que chamamos de cristianismo é a fiel expressão do pensamento de Jesus?

Gandhi, caracterizado como um grande espírito que esteve entre nós, foi um grande admirador de Jesus porém, achava uncongruente a diferença entre o que Jesus nos deixou de ensinamento e o procedimento dos que se diziam cristãos. Ele, que não professava uma religião cristã, foi um cristão dos melhores, na prática do amor ao próximo, na mansidão no entendimento fraterno, no viver limpo, correto, modesto e autêntico. Certa vez declarou ele aos hindus que suas vidas seriam incompletas se também não estudassem reverentemente os ensinamentos de Jesus.

O Espiritismo buscou trazer um retorno às origens destas mensagens, reexaminá-las na tentativa de reconstituir os caminhos percorridos por esta mensagem, e trazê-la de volta, em sua expressão clara, simples e verdadeira, como foi um dia.

Para compreender a mensagem de Jesus, é preciso uma consciência mais íntima e mais completa de si mesmo e da humanidade como um todo. É preciso reconhecer em Jesus o homem em quem esta consciência surgiu primeiro como lei da sua própria natureza e da sua vida, e que se esforçou para que esta humanidade se compenetrasse e bem assimilasse seu legado de ensinamentos sobre a vida real e plena.

Jesus provou com a sua vida que é possível ser grande em termos de natureza humana. Infelizmente, o cristianismo que se seguiu distorceu-O à condição divina, tirando de nós o exemplo e transformando-o num ícone, impossível de ser alcançado, sendo elevado a categoria do próprio Deus. E como nós poderíamos tentar ser como ele, se dele tiramos a condição humana?

Jesus não impôs uma crença a nenhum de seus seguidores.

Propôs uma opção e morreu por esta proposta, assim como os que tentaram levá-la adiante. Mas ele nos deixou uma porta aberta.

“Mas quando vier aquele Espírito de Verdade, ele vos guiará em toda a verdade.” – Jesus (João, 16:13)

A Doutrina Espírita é por muitos entitulada de cristianismo redivivo, não o cristianismo feito das distorções e acomodações, mas o verdadeiro cristianismo: aquele que desvela as palavras de Jesus que se resume na realização do amor na intimidade de cada um .

Uma vez descobrindo o Verdadeiro Amor, seremos felizes, pois esta felicidade habitará nosso Espírito e não o mundo que nos rodeia. Não foi sem razão que Jesus afirmou que a verdade se oculta aos sábios e se revela aos chamados ignorantes.

O primeiro testemunho que esta verdade impõe àquele que a busca é o de aproximar-se dela com o senso da verdadeira humildade intelectual, o que não tem nada a ver com a aceitação cega e irracional. Porém, como pode alguém aprender algo, se julga já saber tudo?

Finalizando, busquemos Jesus, na sua mensagem real e estudemos a doutrina espírita com afinco e humildade, a fim de aprendermos a sermos livres como Jesus propôs, pelo conhecimento e pelo desenvolvimento do amor incondicional que Ele nos transmite até hoje.

Oração Final:

<Moderador_> Senhor Jesus! A Tua paz nos envolveu os corações nestes momentos de preciosa instrução. Que a Tua vibração de amor possa ter alcançado a todos os corações ligados à este trabalho, como nos alcançou. Nestes dias em que a Tua vibração se faz sentir com maior força junto à nós, pedimos que nos ampare e permita quer continuemos junto ao Teu coração estudando a abençoada Doutrina Espírita. Agradecendo a nossa companheira pelo estudo, pedimos a Tua permissão, mas acima de tudo a permissão de Deus, para de nossa parte encerrarmos o nosso estudo de hoje.

Que assim possa ser!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior