Tamanho
do Texto

Simpatia e Antipatia Terrena

Simpatia e Antipatia Terrena

“O Livro dos Espíritos” – Questões 386 a 391

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Andreia Azevedo (Safiri)
Osasco – São Paulo
31/03/2001

Dirigente do Estudo da Noite:

Mauro [MBueno]

Oração Inicial:

<Sergio_PR> Obrigado, Mauro
Boa noite a todos os presentes.
Sintonizemos nossos pensamentos em Jesus, nosso Mestre, pedindo sua presença e seu auxílio nessa reunião, pois Ele mesmo nos disse, que “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali eu estarei”.
Jesus, mestre e amigo,
Agradecemos-te por mais esta oportunidade bendita de estudos e elevação espiritual, e pedimos seu auxílio, para que possamos aprender e apreender os ensinamentos aqui recebidos, e que possamos ser todos como que prisma, a refletir a luz recebida em todas as direçoes, a todos os que nos rodeiam,
e assim, na confiança do seu amparo,
damos por iniciados os trabalhos da noite. Esteja conosco agora e sempre!
Que assim seja!

Mensagem Introdutória:

RESISTÊNCIA AO MAL

Bem-aventurados os pobres de vaidades e ambições que sabem render culto e confiança ao Pai! Bem-aventurados os ricos de amor indiscriminado e indistinto que sabem ampliar as fronteiras do Reino da Esperança entre os que se debatem nas malhas cruéis do desespero e da ignorância! Bem-aventurados os simples que não se ensoberbecem na grandeza nem se amesquinham na aflição! Bem-aventurados os que se doam ao “melhor” da vida para a vida melhor do espírito! Somos a imensa família do Cristo, atados por limes fortes do “pretérito-próximo”, convocados para a redenção de nós mesmos.

Lutas e desenganos não nos devem arrefecer ante as tarefas que nos competem desenvolver. Somos espíritos enfermos em tratamento de emergência nas mãos de Jesus, o Amigo Incomparável e Constante. Muitas chagas que teimam por continuar abertas, aguardam nossa imediata enfermagem envidando esforços expressivos para cicatrizá-las. Aqui é a antipatia gratuita esperando nosso apaziguamento; ali é a revolta insensata aguardando pacificação; à frente é pessimismo retratando hoje os fracassos de ontem, que devemos combater com a clara manhã da esperança; ao lado é a dor, são as mágoas, são os constrangimentos irritantes desejando o bálsamo da nossa bondade e a esponja do nosso otimismo, embora nos pareçam trevas ameaçadoras em nossos céus…

A oportunidade da reencarnação é dádiva muito preciosa que não podemos desconsiderar. Para tanto, aproveitemos o “agora” e façamos a paz íntima por meio da edificação da paz em derredor. Renascimento é, também, recuperação, refazimento, reencontro com o que ou com quem se demora aguardando a nossa presença, a nossa ação lenificadora. O conhecimento espírita que brilha em nosso íntimo é farol a iluminar-nos seguramente. Arrebentemos, pois, e em definitivo, as peias negativas do passado…

Adiar a dívida significa reencontrá-la mais tarde com juros adicionados em caráter de cobrança sem moratória… Aproveitemos a fé que nos norteia e realizemos o melhor. A desencarnação explicar-nos-á muita dúvida que agora nos atormenta e o desvelar da carne oferecer-nos-á a serenidade ou o suplício de termos ou não termos feito o que poderíamos e deveríamos fazer. Por essa razão, em nossa família fraternal encontraremos sempre, neste ou naquele irmão infeliz, o necessitado em forma de algoz ou travestido em impiedoso censor fiscalizando nossos atos e palavras, exercendo, no entanto, o papel de educador inconsciente, em nome da Lei Divina, para que nos aparelhemos para a jornada da auto-iluminação.

Não revidemos antipatia com animosidade nem azedume com remoque. Ignoramos o mal que fizemos, não sabemos o bem que nos estão fazendo… Para que haja paz, em nós, ajudemos todos com a nossa cordialidade e sigamos adiante… Jesus é a rota! Sigamos convictamente, tranqüilamente.

Joanna de Ângelis

Do Livro: Lampadário Espírita
Psicografia: Divaldo Pereira Franco
Editora: FEB

Exposição:

<Safiri>Boa noite amigos.
Que Deus nosso amado Pai , possa nos iluminar em mais uma noite de estudos. Que o entendimento se instale em nossos corações. Muitas vezes , no curso de nossas vidas , encontramos pessoas que nos parecem familiar e que nunca vimos antes. Quem de nos nunca disse : “Tenho a impressão que já conheço aquela pessoa.” ? Como todos sabemos a vida é uma roda viva onde estamos sempre nascendo e morrendo em busca da evolução. Cada qual , no tempo, vai adquirindo fé, forca , luz durante sua jornada terrena nas diversas vidas que vivemos.

Temos vivido nossas encarnações em grupo , o qual nos traz boas pessoas e também não tão boas. Esses fatos (conhecimento de pessoas ) ficam em nossas lembranças mais internas e carregamos conosco ao longo de nossas vidas. Conforme nos é dito no livro dos espíritos : “Entre os seres pensantes ha ligação que ainda não conheceis. O magnetismo é o piloto desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor”. Estamos ligados por “magnetismo” o qual ainda não podemos definir. Estamos, durante essa roda viva nos atraindo mutuamente.

Buscamos, então, estar ao lado de pessoa que nos sentimos bem. Quando encarnados, não nos lembramos das vidas passadas. Tampouco das pessoas que convivemos, porem, por estarmos de alguma forma ligados a outros espíritos nos atraímos mutuamente. Tanto na condição de espíritos simpáticos, como na condição de espíritos antipáticos . A Antipatia não ocorre necessariamente por natureza de ma índole dos espíritos , mas também por uma forma distinta de pensar. O que podemos incluir : estado evolutivo distinto. Porem, distintas são as causas e os efeitos .

Um Espírito mau antipatiza com quem quer que possa julgar e desmascarar. Ao ver pela primeira vez uma pessoa, logo sabe que vai ser censurado. Seu afastamento dessa pessoa se transforma em ódio, em inveja e lhe inspira o desejo de praticar o mal. O bom espírito sente repulsão pelo mau, por saber que este o não compreendera o porque dispares dos dele são os seus sentimentos. Entretanto, consciente da sua superioridade, não alimenta ódio, nem inveja contra o outro. Limita-se a evita-lo e a lastima-lo. De modo análogo, espíritos simpáticos, não se ligam somente por conhecimento já em outrora.

Ocorre também que dois espíritos, que se ligam bem, naturalmente se procuram um ao outro, sem que se tenham conhecido como homens. Esses espíritos simpáticos, como diz no Livro dos espíritos podem sentir-se atraídos um para o outro. E, freqüentemente, diversa não é a causa de intimas ligações fundadas em sincera afeição. Um do outro dois seres se aproximam devido a circunstancias aparentemente fortuitas, mas que na realidade resultam da atração de dois espíritos, que se buscam reciprocamente por entre a multidão. Muitas vezes as pessoas que encontramos em nossa vida, as mais próximas principalmente, são velhos conhecidos de outras encarnações e do plano espiritual.

Os espíritos não evoluem de forma isolada ou aleatória evoluem participando de grupos de espíritos afins, de verdadeiras famílias espirituais que se revezam nos papeis que a vida nos fornece. Desse modo não seria nada fora do comum se vocês já tiverem laços de amizade anteriores e se conhecerem “espiritualmente”. é importante ressaltar que isso não é regra infalível, a simpatia entre duas pessoas que não se conhecem (ou se conhecem muito pouco) pode resultar também da afinidade espiritual, sem que nunca tenham tido qualquer contato em vidas anteriores Pensemos nos dias atuais .

Tanta violência, discriminação, individualismo. Bom seria se todos fossemos espíritos simpáticos e estivéssemos no mesmo nível evolutivo. Estaríamos vivendo então, nossa máxima. Somos seres inteligentes, e todas as inteligências concorrem, pois, para a obra geral, seja qual for o grau que tenham atingido, e cada uma na medida de suas forcas; umas no estado de encarnação, outras no de espírito. Por toda parte a atividade, de baixo ao alto da escala, todas se instruindo, se entre ajudando, se prestando mutuo apoio, se dando as mãos, para chegarem ao topo. é dessa forma que se estabelece a solidariedade entre o mundo espiritual e o mundo corporal, isto é, entre os homens e os espíritos, entre os espíritos livres e os espíritos escravizados.

Assim se perpetuam e se consolidam, pela depuração e pela continuidade das relações, as verdadeiras simpatias, as afeições santas. Pensemos nisso. atraímos espíritos simpáticos também através de nossas ações e principalmente , pensamentos. Isso é muito importante. E , uma vez unidos aos que nos são simpáticos, o progresso se instala. (t)

Perguntas/Respostas:

01<Juliet_cristan> qual o objetivo do casamento? t

<Safiri> Depende Juliet. Eu perguntaria : Qual o objetivo do casal dentro do casamento ?

<Juliet_cristan> porque existe o casamento?

<Safiri> O casamento corresponde ao forte “laços de família”. E, cada componente dentro da família (ou do casamento) tem sua missão a cumprir. Temos três tipos : compulsório, acidental e missão definida. A maioria de nós nos encontra no primeiro. Que é quando decidimos nascer e viver com um espírito ao qual criamos débitos. E dessa forma, tentar modificar impressões e erros passados em brandura e doçura. Porem, podemos estar dentro de um casamento com missão definida de trabalho junto à sociedade , por exemplo . (t)

02<overcl0cked> que eu me lembre, nunca me passou pela minha cabeça ter conhecido uma pessoa sem tê-la visto, embora aconteça isso com muitos amigos meus. pq não acontece comigo? t

<Safiri> Difícil dizer Over. Todos temos espíritos amigos encarnados ao nosso meio. Mas não é regra, Talvez esses seus amigos simpáticos, ainda estão se aproximando (t)

03<Nana_Flor> Sabemos que o casamento é uma grande oportunidade de resgatarmos erros passados com velhos companheiros de jornada…como você disse, missões! Mas quando um casamento é extremamente infeliz, a separação não seria uma espécie de “quebra”ou “abandono” da missão?t

<Safiri> Nana… é tão complicado falarmos genericamente sobre essa questão… Eu , analisaria cada situação . Existem muitos casos, em q o casamento acaba se tornando uma verdadeira tortura, pois pode se instalar a inveja, ódio, desejo de vingança profundo o qual faz com que outros importantes aspectos na vida de um individuo deva prosseguir na busca da evolução. Como é dito no próprio LE, ninguém é obrigada a permanecer com quem não se queira. As pessoas têm que buscar a evolução , sem que atrapalhe a evolução da outra. é nossa obrigação, então, Lutar por nossas vidas em busca da evolução sempre com muito amor, fé , resignação mas amor em nos mesmos também (t)

04<Juliet_cristan> quer dizer, o casamento é uma missão? Tipo..só existe com essa finalidade? E quanto ao amor? Ouvi dizer q o amor entre duas pessoas, como casal só existe encarnados. No outro plano não existe esse laço…é verdade?? não quero dizer o amor esclarecido por Jesus, mas o amor casal, se vocês me entendem..

<Safiri> Oi Juliet. Essa sua questão é bem profunda 🙂

<Juliet_cristan> tipo…não existe alma gêmea? mas simpatia que hoje pode ser meu marido e manha este marido pode ser um filho?

<Safiri> Rapidamente , em nosso plano , o amor a que você se refere tem por finalidade a reprodução apenas. Esse amor, em mundo mais evoluído não existe. Da maneira como aqui, pois aqui essa “atração” que temos por alguém, ocorre para que haja a reprodução. O amor é tido de uma maneira mais pura, mais sublime, em mundo mais evoluído.

<Safiri> Conforme vamos evoluindo, vamos também deixando esses sentimentos ligados a carne. (t)

05<anja_de_deus> como explicar, sem conhecer a pessoa e sentimos simpatia ou antipatia por ela?

<Safiri> Anja, são na verdade, espíritos já conhecidos de outrora, ou ainda, espíritos que se afinam em campo vibracional. Ou seja, atraímos para nos os que se afinam com nossas atitudes e pensamentos. Como dito acima, não somente espíritos afins de outras encarnações nos fazem ter essa sensação (t)

06<FranzJosef> Por que existem pessoas extremamente chatas que não conseguimos nos livrar? 🙂

<Safiri> Franz, Eu diria q precisa refletir sobre , o q faz com q essa pessoa ainda esteja tão próxima a você. Talvez , seja você o espírito que pode lhe mostrar o caminho da evolução , de no mínimo, um individuo mais agradável. Por outro lado, seus pensamentos podem estar no mesmo campo vibratório dele. 🙂 E talvez você o acaba atraindo para si. Talvez, se tentar não “ingerir” os pensamentos, atos e palavras dele, a separação e/ou ligação seja desfeita com naturalidade. Precisa refletir sobre isso 🙂 (t)

07<Nana_Flor> Certa feita, me disseram que não há “almas gêmeas”! POr que não há dois seres iguais em todo o universo e que os seres não são criados exclusivamente para outros. Mas os espíritos se afinam uns com os outros, e assim estabelecem laços inquebráveis! Gostaria de saber se concordas com a existência ou não das “almas gêmeas”? (t)

<Safiri> não. Creio que se foi criado um folclore grande no tema Almas Gêmeas. O q existe na verdade são grandes afinidades que devem se tornar no futuro um amor incondicional como o que Cristo tentou nos mostrar (t)

08<Juliet_cristan> e o amor homossexual? não tem por finalidade a reprodução e por isso deve ser diminuído? vendo dessa perspectiva podemos dizer q o amor como casal não tem como função à reprodução, então pq existe? Se a missão do casal também é a formação de uma família para que seus componentes evoluam juntos e saldem dividas dos passado uns com os outros, não poderíamos afirmar q um casal gay também poderia formar uma família, estou certa? não tem como função só a reprodução, (t)

<Safiri> Essa sua questão é uma questão genérica demais dentro do campo da homossexualidade.

<Juliet_cristan> como assim?

<Safiri> não ha preconceitos dentro do espiritismo, por isso , em nenhum momento deverias pensar sobre diminuição , como exposto na questão, mas sim outra condição.

09<Nana_Flor> Na verdade, nem vou perguntar! Só queria parabenizar a Safiri, por ter-nos esclarecido muito hoje. O pedido na prece inicial foi alcançado: aprendemos e apreendemos muito essa noite! Que Deus ilumine a vocês, para que possam continuar esse belo trabalho! e eu, onde for, vou fazer propaganda deste, para que mais possam ser contemplados! (t)

<Safiri> Obrigada Nana. Todos estamos aprendendo muito , com a permissão de nosso amado Pai. Eu com vocês também 🙂

Oração Final:

<Pimentaepronto> Boa noite, amigos.
Sentindo por ter chegado um pouco tarde para a troca fraterna que se estabelece aqui, me sinto grata de poder pelo menos me unir a vocês para a prece de encerramento. Vamos respirar profundamente,
nos ajeitar na cadeira 🙂
de modo a que possamos estar o mais confortáveis possível, vamos encontrar aquele ponto dentro de nós que vibra paz… e assim sintonizados com o nosso “Reino dos Céus”, elevemos o nosso pensamento e o nosso coração a Jesus, o amigo de todas as horas:
Querido irmão e amigo,
aqui estamos mais uma vez,
reunidos em Teu nome amado,
com os corações gratos
pela tua passagem pela Terra,
deixando-nos o Evangelho, roteiro de Luz para as nossas Vidas.

Obrigada, porque, depois de partires para o mundo espiritual, permaneces conosco em Espírito e Verdade, tocando nossos corações todas as vezes que nos sintonizamos com teus ensinamentos, com a tua Luz.
Agradecemos pela sua constante presença em nossas Vidas, que se manifesta na presença amiga do Espírito que velam por nós. Obrigada por este espaço amoroso que nos permite a troca de pontos de vista, enriquecendo uns aos outros. Obrigada por permitir a convivência, pela tecnologia da internet, com corações tão especiais ao nosso coração.

Que essa energia amorosa que se derrama em cada um de nós nesse momento, mercê da sua misericórdia, possa se espalhar por todo o nosso lar, alcançando todos os que amamos,
nossos parentes, nossos amigos,
nossos colegas de trabalho, todos, enfim, que compartilham conosco o dia-a-dia. Que essa energia generosa e amiga
possa alcançar também os corações que nos asilos, creches, hospitais, presídios, ruas, castelos, mansões e mansardas,
choram a dor da perda de um ente amado, a dor da doença, da solidão, de todo e qualquer sofrimento.

Que o seu coração amigo, aqueça esses corações, que eles se sintam consolados.
Que possamos encerrar a noite de hoje,
com o firme propósito de cultivar a simpatia e transmutar a antipatia em simpatia, pelo menos em respeito. Obrigada Jesus, por tudo o que nos dás. Graças a Deus. Graças a Jesus.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior