Tamanho
do Texto

Da Volta do Espírito à Vida Corporal – União da Alma e do Corpo

Da Volta do Espírito à Vida Corporal – União da Alma e do Corpo

“O Livro dos Espíritos” – Questões 344 a 360

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Andréia Azevedo
São Paulo
24/02/2001

Dirigente do Estudo:

Andréia Azevedo

Oração Inicial:

<FranzJosef> Senhor! Obrigado pela oportunidade de nos encontrar nessa hora e nesse local. Que possamos nos concentrar no estudo que aqui será proferido por nossa querida amiga Andréia. Que possamos absorver e beber do conhecimento a fim de elevar nossas almas. Que no seio de nosso lar, em nosso trabalho, onde quer que estejamos, possamos lembrar dos ensinamentos espíritas e ter coragem de usá-los no nosso dia-a-dia. Que tenhamos consciência que tudo depende de nós, e os nossos feitos aqui nessa existência serão cobrados depois de nosso desencarne.

Exposição:

<Safiri> A união da alma com o corpo ocorre desde a concepção, se completando no momento do nascimento. O espírito nesse período se liga ao corpo por um laço fluídico, que vai se encurtando conforme o período de gestação vai acabando. Uma vez ligado ao corpo, o espírito nunca será substituído por outro naquele corpo. O que pode acontecer é uma renúncia do espírito ao corpo , por sua fragilidade em enfrentar a prova iminente. Nesse caso, a criança não vinga. Se o corpo escolhido por um espírito morrer antes do nascimento, esse espirito escolherá outro. Nem sempre de maneira imediata.

O espirito tem seu tempo para escolha. Normalmente essas mortes ocorrem por fragilidade da matéria. Esse casos de mortes , que podemos chamar como prematuras, ocorrem mais como provas para os pais do que para o espirito propriamente dito. Uma vez da união ao corpo da criança , como “homem”, o espirito pode sentir-se infeliz pela escolha e desejar ter outra vida. Porem , o fator escolha não é considerado no momento, porque o espírito não se lembra da escolha, mas pode recorrer ao suicídio, se achar a carga pesada demais.

No intervalo entre a concepção e o nascimento o espírito não goza de todas as suas faculdades numa totalidade. Pois ele ainda não esta encarnado, apenas ligado ao corpo. A partir do instante da concepção, começa o Espírito tomado de perturbação, que o adverte de que lhe soou o momento de começar nova existência corpórea. Essa perturbação cresce de contínuo até ao nascimento. Nesse intervalo, seu estado é quase idêntico ao de um Espírito encarnado durante o sono. À medida que a hora do nascimento se aproxima, suas idéias se apagam, assim como a lembrança do passado, do qual deixa de ter consciência na condição, de homem, logo que entra na vida.

Essa lembrança, porém, lhe volta pouco a pouco, ao retornar ao estado de Espírito. Esse estado de perturbação é maior no nascimento do que no desencarne. Ao nascer o espirito não recobra imediatamente a plenitude das suas faculdades. Elas se desenvolvem gradualmente com os órgãos. O Espírito se acha numa existência nova; preciso é que aprenda a servir-se dos instrumentos de que dispõe. As idéias lhe voltam pouco a pouco, como a uma pessoa que desperta e se vê em situação diversa da que ocupava na véspera.

O feto em si , não tem uma alma uma vez que a encarnação esta para ocorrer. Mas ele esta ligado a ela. A vida intra-uterina é como uma planta que vegeta. O Aborto pode dar conseqüências graves tanto para o espirito como para o pai. É considerado crime em qualquer época da gestação , perante aos olhos de Deus. O aborto causa a interrupção de uma programação espiritual e faz com que o espirito não se sinta amado e não entenda o que está acontecendo ou , por que ele foi rejeitado. No caso de risco de vida da mãe, é preferível que a criança seja sacrificada , uma vez que a mãe já está encarnada. Esse feto, deve ser tratado com todo respeito que qualquer encarnado o teria após desencarne. Em tudo tem a mão de Deus, e é necessário respeitarmos suas Obras.

Quando uma criança , já no ventre da mãe, não tem possibilidades de viver a função dela , é como prova para os pais. Existem também , o que poderíamos chamar , ou o que chamamos de crianças natimortas, essas crianças jamais tiveram um espirito designado ao seu corpo. Pode chegar ao tempo normal do nascimento , mas não efetiva a vida. Toda criança que sobrevive, tem necessariamente um espirito encarnado. O que podemos verificar de toda essa exposição, é que desde o inicio da vida, que se dá no momento da concepção, a responsabilidade é grande , pois já temos um espírito destinado a esse ser que se aproxima de nós através de um filho, e tem sua missão.

Perguntas/Respostas

[01]<FranzJosef> No caso de existir uma lei governamental permitindo o aborto (em qualquer caso), a culpa dos pais ainda existe?

<Safiri> Sim Franz. A lei governamental não supera as leis de Deus. As conseqüências do aborto são gravíssimas. Tanto para a mãe ( e o pai também ) como para o feto. Mesmo para uma criança que consegue nascer, caso sua mãe tenha tentado aborto e não tenha dado certo, ainda assim, essa criança cresce com “sintomas de recusa”. No caso do aborto não ocorrer, a mãe no dia a dia pode demonstrar seu amor e desvelo trazendo a criança para si, recuperando assim o trauma um dia levado a ela. No caso do aborto efetivado, a mãe deve orar muito para essa criança, pedindo a ela uma nova oportunidade de juntas um dia estar novamente. Veja então, o quão serio é essa questão, para uma lei dos homens sobrepor um trauma que podemos causar a um outro espirito.

[02]<Pimentaway> Num determinado trecho você colocou a questão do suicídio. E me pareceu que essa escolha era algo extremamente natural. Se não estiver dando conta, pode se suicidar. Poderia esclarecer um tanto mais?

<Safiri> Claro! Talvez tenha sido natural da forma que eu coloquei dado a condição da palestra no ser o tema suicídio. Mas não é nem um pouco natural. O suicídio é o pior crime perante nosso Pai. Suicidar-se é negar a vida que Ele nos deu. O suicídio um ato de covardia , não de coragem e tem conseqüências desastrosas.

[03]<humana> Todas as necessidades da reencarnação de um espírito, estão gravadas no DNA?

<Safiri> Não creio que fique gravado no DNA, pois o DNA é físico. E com o desencarne ele se perderia. Mas vou verificar com mais precisão e te retorno por email.

Oração Final

<Safiri> Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus ! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai ! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a Verdade, à criança o guia, ao órfão o pai. Senhor ! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé. Deus ! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.

Um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus ! dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem. (Prece de Cáritas)

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior