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Haverá Tempo Previsto Para a Educação do Médium?

Haverá Tempo Previsto Para a Educação do Médium?

Tempo não há, pois a Mediunidade é trabalho para muitas reencarnações na
existência do espírito, em verdade esta faculdade em suas mais variadas
ramificações, esta presentes em todos os homens, todavia no sentido restrito da
palavra é após o desabrochar na existência atual que o trabalho se efetiva com
mais intensidade e a partir daí não deve mais parar ou estacionar, sob a
possibilidade de um recomeço, muito mais árduo e penoso.

Sabemos que a faculdade estando presente em nós deve eclodir-se sozinha, mas
isso não quer dizer que não possamos trabalhar no campo de modelação de nosso
espírito, através das atividades evangelizadoras, na doação fraternal de
atendimento à irmãos necessitados.

Identificados pelo sensitivo os sintomas que lhe caracterizam a faculdade
mediúnica, a ele cumpre o dever de educá-la. Somente o sensitivo é capaz de
qualificar-se nessa condição, nenhum sinal externo pode chamar a atenção do
observador, a fim de apontar as pessoas que sejam possuidoras de mediunidade.

Mesmo sabendo que a mediunidade é uma faculdade originária no espírito, e que
se exterioriza através do organismo físico, não apresenta síndromes externas, e,
mesmo quando algumas destas possam tipificar-lhe a presença, tal conclusão
jamais poderá ser infalível.

A mediunidade, propiciando a interferência dos desencarnados na vida humana,
a princípio gera estados particulares na área da emotividade como estados
fisiológicos. Porque mais facilmente se registram a presença e o envolvimento de
seres negativos ou perniciosos, a irradiação das suas energias produz esses
estados anômalos, desagradáveis, que podem ser confundidos com problemas
patológicos outros. Porém o sensitivo é constantemente chamado para a observação
dessas manifestações consigo mesmo, por surgirem em momentos menos próprios ou
aparentemente sem causas desencadeadoras. O orientador espírita deve ser capaz
de convencê-lo que o exercício correto da mediunidade nenhum perigo oferece a
quem quer que seja.

Se observarmos em O Livro “O Consolador por Emmanuel, através de Chico
Xavier, nas perguntas 387 / 388 poderemos verificar a grande importância que
devemos dar a esses mecanismos de elevação que a Natureza nos concede:

387 – Qual a maior necessidade do médium?

A primeira necessidade do médium é evangelizar-se a si mesmo antes de se
entregar às grandes tarefas doutrinárias, pois, de ouro modo poderá esbarrar
sempre com o fantasma do personalismo, em detrimento de sua missão.

388 – Nos trabalhos mediúnicos temos de considerar, igualmente, os
imperativos da especialização?

O homem do mundo, no círculo de obrigações que lhe competem na vida,
deverá sair da generalidade para produzir o útil e o agradável, na esfera de
suas possibilidades individuais. Em mediunidade, devemos submeter-nos aos mesmos
princípios. A especialização na tarefa mediúnica é mais que necessária e somente
de sua compreensão poderá nascer a harmonia na grande obra de vulgarização da
verdade a realizar. (resposta não está em sua totalidade)

Observando bem estas orientações de Emmanuel, vamos ver que o empenho é
necessário para o engrandecimento da faculdade, e esse empenho é contínuo na
escalada a desempenhar.

Mas, ainda assim, poderíamos nos perguntar, o que é educação ou
desenvolvimento da mediunidade?

Responderíamos. É o conjunto de ações educativas direcionadas para o
exercício correto da mediunidade educação essa, que não se prende as quatro
paredes do templo espírita, mas, vai além no envolvimento das orientações
basilares do Mestre – Orai e vigiai, no que concerne as nossas
imperfeições como também nossas ações ainda perniciosas. E vai e não peques
mais, para que não te suceda coisa ainda pior
– no que concerne a mudança de
estrutura mental, vibracional e de ação no bem. Pois, o Mestre, não somente diz
que deixemos de praticar o mal, mas que pratiquemos acima de tudo o BEM.

Principalmente modificando a condição interpretada por nós do grande
Amor-terapia legado por Jesus para todos nós: Não fazer ao próximo aquilo que
não queremos para nós, modificando a estrutura negativista desta frase para:
Faça ao próximo aquilo que queres para ti mesmo. Identificamos nossa verdadeira
missão como cristãos em qualquer tarefa, transformando essas tarefas desde as
mais simplórias em tarefas redentoras pela ação do Amor.

A educação da mediunidade, é um trabalho para toda a vida. Começa antes da
reencarnação, continua nela e prossegue no além túmulo.

Há uma grande necessidade de amparo ao candidato ao mediunismo, na presença
de problemas psíquicos, emocionais e físicos, recebendo na casa espírita
orientações de cunho doutrinárias. É necessário que primeiro ocorra uma
harmonização espiritual, antes da entrega do neófito ao exercício mediúnico.

Sendo importante que seja levado ao conhecimento do médium principiante que,
na fase inicial, é natural o surgimento de um clima psicológico inconstante, de
altos e baixos, isto é compreensível, haja vista a mediunidade propiciar em um
envolvimento mais próximo a interferência dos desencarnados na vida humana, e
que geralmente são seres envolvidos com o mal ou com atos perniciosos,
transmitindo assim, a irradiação das suas energias produzindo sensações
anômalas, desagradáveis, que perfeitamente podem ser confundidas com problemas
patológicos outros e que devem ser bem esclarecido ao irmão que se propõe para a
nova tarefa.

A condição do estudo é de muita importância para uma educação segura e
embasada no que se diz respeito a faculdade.

Médium é o ser, é o indivíduo que serve de traço de união aos espíritos, para
que estes possam comunicar-se facilmente com os homens. (Erasto em O Livro dos
Médiuns, Cap. XXII, item 236).

O Médium precisa estudar?

O médium tem como condição primordial o estudo, na busca da compreensão da
sua faculdade e do conhecimento da natureza dos espíritos que utilizam sua
faculdade mediúnica para um contato mais próximo com os encarnados. Trazendo ao
próprio médium uma condição mais segura de trabalho, pois, consciente e
entendedor de sua faculdade trabalhará colaborando ainda mais com os técnicos
espirituais responsáveis pela atividade mediúnica que freqüenta. E através da
segurança que começa pelo estudo alcança, sintoniza de uma melhor maneira com os
mentores, como também poderá envolver os comunicantes para que se portem
ordenadamente e não como muitos que chegam transformando as reuniões em
perfeitas rebolias.

Neste estudo profundo que deverá o médium proceder em sua caminhada,
defrontará com a necessidade de auto-conhecer-se, cumprindo-lhe ao mesmo tempo,
conhecer as qualidades que deve procurar desenvolver em si e os hábitos viciosos
e os obstáculos que a podem embaraçar no desempenho da sua tarefa. Pois, para
uma auto-realização é necessário permanente exame de consciência, a fim de
conhecer-se sempre, a todo momento, o estado da própria alma.

A mediunidade é sem dúvidas, poderoso instrumento que pode converter-se em
lamentável fator de perturbação, tendo em vista o nível espiritual e moral
daquele que se encontra investido de tal recurso, ele não é uma faculdade
portadora de requisitos morais. A moralização do médium liberta-o das
influências dos espíritos inferiores e perversos, que se sentem,
impossibilitados de maior predomínio.

Cada dia, o medianeiro defrontará com sensações novas e viverá emoções que
lhe cabem verificar, de modo que possa treinar o controle pessoal, estabelecendo
uma linha dermacatória entre a sua e as personalidades que o utilizam
psiquicamente, até mesmo, auxiliando-os nas comunicações.

A compreensão das Leis dos Fluidos, isto é, a identificação fluídica entre o
médium e o espírito, constitui fator de altíssima importância para uma
comunicação harmônica, pois que, se são contrários, se esta relação fluídica se
repele, com deveras dificuldades poderá se processar a comunicação mediúnica,
sobre isso também o médium deverá estar ciente.

Enfim, a educação mediúnica é para todo a existência, pois, à medida que o
medianeiro se torna mais hábil e aprimorado, melhores requisitos são colocados
para a realização do ministério abraçado.

Buscando novamente o grande manancial de informações que é O Livro dos
Médiuns, na Parte 2º- Cap XVII, Item 221 – Formação dos Médiuns, verificamos:

“O escolho da maioria dos médiuns iniciantes é Ter relações com espíritos
inferiores, e devem se considerar felizes quando não o sejam senão espíritos
levianos. Toda a sua atenção deve tender a não lhes deixar tomar pé, porque uma
vez ancorados não é sempre fácil desembaraçar-se deles. É um ponto tão capital,
sobretudo no início, que sem as preocupações necessárias, pode-se perder o fruto
das mais belas faculdades”.

O empenho do médium em se moralizar, na verdade, deverá fazer parte do
processo de sua auto-educação, sintonizando profundamente com as palavras do
Cristo – “Conhecereis a verdade e ela vos Libertará”.

Por isso, a meta prioritária é a criatura conhecer-se a si mesma, é preciso
permanente exame de consciência, com o fim de conhecer-se sempre em todos os
atos praticados por nós, deste modo nos conhecendo um pouco mais, poderemos com
uma maior facilidade nos dedicarmos sem medos ao exercício. O estudo que visam a
identidade dos espíritos falam bem alto no processo de educação do médium.

O Trabalho no Bem e o Médium

Nenhuma teoria concretiza-se bem, sem o exercício, sem o trabalho, vejamos e
seguindo a orientação dos espíritos que auxiliaram Kardec na Codificação, em O
Livro do Espíritos, perg 625, quando se referiam ao melhor Modelo que a Terra já
conheceu e a resposta foi Jesus, seguindo este grandioso modelo para todos nós,
verificaremos que seus ensinamentos não ficaram sem o aval de sua exemplificação
traçando assim, base para suas orientações que nos norteiam até os nossos dias.

Mente vazia, pensamentos infelizes à vista, nos é necessário o trabalho ativo
e o preenchimento de nossa mente com coisas edificantes, assim, é imprescindível
enriquecer nosso pensamento, incorporando-lhe os tesouros morais e culturais, os
únicos que nos possibilitaram direcionar a luz que é jorrada do mais alto para
nós.

Em toda a parte existe a cooperação espiritual para com o mundo material.
Onde há pensamento, há correntes mentais e onde há correntes mentais existe
associações. E toda associação, como sabemos é interdependência e influenciação
recíproca. Daí verificamos a necessidade de vida nobre, de trabalho ativo
compreensão fraterna, serviço ao semelhante, respeito á Natureza e oração
constituem alguns meios de assimilar os princípios superiores da vida, porque
recebemos sempre em referencia ao que damos. E tratando de mudar o ritmo
vibracional de nossos pensamentos e em seguida de nossos atos, seguramente
também sintonizaremos com uma maior facilidade com os benfeitores que visam o
engrandecimento humano.

Voltando a pergunta do Livro O Consolador de Emmanuel, 387 – “Qual a maior
necessidade do médium? Resposta não está em sua totalidade.

A primeira necessidade do médium é evangelizar-se

Cabe-nos perguntar para nós mesmos, o que significa, o termo
evangelizar-se.

O Médium e suas relações com o mundo Espiritual

Nos diz André Luiz, em seu livro Missionários da Luz, que “ é imprescindível
saber que tipo de onda mental assimilamos para conhecer a qualidade de nosso
trabalho e de ajuizar nossa direção”.

A mediunidade é neutra e não basta por si só.

E é ainda André Luiz, que nos orienta com bastante clareza no seu livro Nos
Domínios da Mediunidade – “Cada médium com a sua mente, cada mente com seus
raios, personalizando observações e interpretações, e conforme os raios que
arremessamos, erguer-se-ão o domicílio espiritual na onda de pensamentos a que
nossas almas se afeiçoam”
.

Essa energia viva que é o pensamento, cria em torno de nós forças sutis,
criando centros magnéticos ou ondas vibratórias, com as quais emitimos nossas
situações e recebemos outras. Abriremos comunicação e envolvimento com núcleos e
mentes com os quais nos colocamos através de nossos pensamentos, em sintonia.

Em Evolução em Dois Mundos, André Luiz, pág 129 – ” A aura é,
portanto a nossa plataforma onipresente em toda comunicação com as rotas
alheias, antecâmara do espírito, em todas as nossas atividades de intercâmbio
com a vida que nos rodeia, através da qual somos vistos e examinados pelas
inteligências Superiores, sentidos e reconhecidos pelos nossos afins, e temidos
e hostilizados ou amados e auxiliados pelos irmãos que caminham em posição
inferior à nossa.

Isso porque exteriorizamos, de maneira invariável, o reflexo de nós mesmos,
nos contatos de pensamentos a pensamentos, sem necessidade das palavras para as
simpatias ou repulsões fundamentais”.

Esclarece ainda, no mesmo livro – ” É por essa couraça vibratória, espécie de
carapaça fluídica, em que cada consciência constrói o seu ninho ideal, que
começaram todos os serviços da mediunidade na Terra, considerando-se a
mediunidade como atributo do homem encarnado para corresponder-se com os homens
liberados do corpo físico”.

Poderemos verificar acima que, refletimos o que sentimos e pensamos em nós
mesmos e é essa aura que nos apresenta como verdadeiramente somos.
Principalmente refortificando um ditado – a raiva é um veneno que tomamos
e esperamos que outros morram
, ou seja, esta mesma raiva ficará
impregnada em nós transparecendo aquilo que sentimos e afetando principalmente o
nosso próprio tônus vibratório.

Plasmamos em torno de nós através da força do pensamento nestas zonas
vibratórias que nos constituem, nosso EU verdadeiro, e assim, somos
conhecidos por todos no mundo espiritual, nos ligando ao bem ou a ignorância.

Envolvemo-nos em uma onda vibratória que modifica nosso tônus de vibração,
ligando-nos imediatamente àqueles que conosco comungam os mesmos pensamentos e
atos, e quando dormimos temporariamente nos distanciamos de nossa aparelhagem
física, indo Ter com os mesmos com os quais nos ligamos mentalmente, ai nos vem
os sonhos temerosos e “pesados”, principalmente no que concerne ao sexo, brigas,
mortes, e etc. Passamos os dias direcionando energias em prazeres propriamente
ditos ou intencionando fortemente tais prazeres, criando-os assim, fluidicamente
manifestando nossas intenções no mundo espiritual.

Conclamamos nossos irmãos leitores que revisem o Livro A Gênese, Cap XIV – Os
Fluidos – item 13 – Criação Fluídica, para numa análise mais profunda
verificarem a importância de nossos pensamentos nestas criações emanadas de nós
mesmos.

Lembremos sempre, praticando tanto o bem como o mal, estaremos sempre
respirando na mesma faixa, intimamente associadas, mentes ligadas com o bem ou
com as trevas.

O Médium e a não profissionalização de sua faculdade

Conforme já sabemos, o espiritismo não é o “dono” da mediunidade, esta é
inerente ao espírito e projetada ao corpo físico, como uma faculdade orgânica.
Encontra-se em quase todos os indivíduos, como um meio imensurável de progresso.

Observando algumas palavras de André Luiz, psicografadas por Chico Xavier,
poderemos compreender uma poderosa observação efetuada por este nosso irmão:
“Deus ajuda a criatura através das criaturas”, e completamos, desencarnadas ou
encarnadas, ou seja, vamos verificar que o intercâmbio estará presente em todas
as etapas da natureza e em várias e diferentes condições vibracionais.

Haja vista, entre os espíritos já desencarnados médiuns também os há, que
exercem fraternalmente o labor, facultando que entidades do mais alto, das
esferas mais Elevadas possam também trazer palavras de consolo, orientação para
àquelas que se encontram na retaguarda da evolução, ainda que o meio mais
difundido seja o intercâmbio entre encarnados com os desencarnados.

Sem dúvidas, ainda que sabendo da ferramentaria disponível em suas mãos o
médium transforma a mediunidade em poderoso instrumento de lamentáveis fatores
de perturbação, tendo em vista o nível espiritual e moral daquele que se
encontra investido de tal recurso. Não é uma faculdade portadora de requisitos
morais, todavia a moralização do medianeiro fomenta sua liberação das
influências dos espíritos inferiores e perversos, que se sentem,
impossibilitados de causarem maior predomínio por faltarem os vínculos para a
necessária sintonia.

A mediunidade não poderá ser utilizada como uma profissão naquele que já
encontra-se revestido com ela, pois como processo de crescimento e purificação
do próprio ser em caminhada estagiária no plano em que vive, deve ela sempre ser
precedida do amor, da sintonia, buscando acima de tudo galgar mais profundos
resultados. Vemos a medicina ser utilizada por médicos que visam simplesmente o
ganho, todavia, dia chegará em que os médicos utilizaram esta faculdade para o
bem maior, travando assim o aparecimento de uma medicina vibracional bem mais
profunda e comprometida com a causa humana, conseguindo enfim, mais envolvida
com o amor tratar do ser como um todo e não simplesmente corpo.

A mediunidade deve ser canalizada para fins nobres, evitando-se transformá-la
em motivo de profissionalização ou espetáculos que buscam gerar emoções
passageiras.

Independente da vontade de seu possuidor, funciona quando acionada pelos
espíritos que a manipulam, sendo, portanto, credora de assistência moral.

O Livro dos Médiuns, nos orienta que mesmo que tentemos e não consigamos
revelar nossa mediunidade de modo algum, devemos renunciar a ser médium. Mas
esta referência se dirige a mediunidade em seu sentido restrito, ou seja, os
efeitos físicos, psicografia, psicofonia.

Sabemos também que todos somos médiuns, pois todos sofremos influências dos
espíritos e na seara do Cristo há muitas mediunidades, ainda que não sejam
ostensivas, não são menos importantes.

Se não temos, pelo menos por enquanto, em nosso quadro de tarefas a
mediunidade ostensiva, sejamos então médiuns do bem, das palavras de carinho, do
consolo, da ajuda, do bom conselho, da caridade, pois mesmo ai, estaremos sendo
envolvidos por aqueles do lado invisível que também trabalham para o
engrandecimento da humanidade e o consolo dos corações aflitos.

Essa desistência a qual O Livro dos Médiuns se refere, é a desistência da
prática mediúnica em si, mas não a desistência dos trabalho na seara do Pai,
pois Ele nunca esquece de seus filhos, aqueles que não conseguem ver, poderão
ouvir, aqueles que não conseguem psicografar, poderão ser oradores, enfim,
outros sentidos nos serão emprestados para que nós possamos suprir nossas
necessidades na evolução de nossos espíritos.

Quantos cursos ministrados nos Centros Espíritas, de onde, após sempre uma
fase teórica de geralmente 06 meses a um ano, o aprendiz se encaminha com
sintomas de mediunidade ou não para uma mesa mediúnica.

Deste ponto em diante, quando o aprendiz se exercita através da teoria e da
prática, em contato mais direto e definido com a os espíritos, é que alguns
conhecedores do assunto e nós também, consideramos curso de educação da
Mediunidade, pois a palavra desenvolvimento está por nosso modo de ver mal
empregada. Ocorre que em muitos Centros Espíritas, esse curso não tem duração
definida, permanecendo o aprendiz, em insistência cansativa, sempre a ocupar o
lugar de outro mais necessitado, e os anos se passam sem que sua mediunidade se
aflore e apresente características ostensivas.

Aí, poderá vir a alegação de que ele é um trabalhador da Casa e não pode
deixar a mesa para dar lugar a um outro ou até mesmo porque pode melindrar-se.

Nestes quadros vistos acima, nos orienta a Doutrina Espírita, que devemos
ocupar este irmão, em outros pontos de trabalho do Centro Espírita, como por
exemplo:

  • Passe
  • Visita fraterna
  • Acolhida à irmãos que vêem a Casa Espírita
  • Evangelização (Infantil, Mocidade, Adulta)
  • Doutrinação
  • Apoio nas reuniões mediúnicas.
  • Atendimentos fraternos na Casa

De fato, não faltam lugar para aqueles que querem realmente servir.

Então, se por acaso esta faculdade que nos impulsiona para a felicidade, não
se aguçar, nas mais freqüentes que conhecemos: psicofônia e Psicografia,
psicopictoriografia, tenhamos a certeza de que na Casa Espírita, há sempre lugar
para médiuns- doutrinadores, evangelizadores, passistas, acolhedores, oradores,
auxiliares, enfim, todos os trabalhadores e filhos de Deus.

Sempre há lugar para se praticar a fraternidade, humildade, caridade,
comecemos por entender que o menor trabalho que nos for proporcionado é um
trabalho importante na ajuda da construção de uma humanidade melhor e renovada.

Se estamos falando de trabalho de melhoramento moral, engrandecimento do
espírito, este deve ser um trabalho que deverá durar realmente muitas e muitas
encarnações, no reparo constante de nossos defeitos, faltas. Comparemos um
profissional que investe anos e anos a fio para se formar num grande
profissional e mesmo depois de 5,6,7 anos de estudo e muito trabalho em preparo
à sua formatura, ele se forma. Isso não quer dizer que pára por aí, pois tudo
evoluí e para ele poder acompanhar estas evoluções terá que se reciclar no
estudo constante para poder estar sempre atualizado.

Imaginemos agora no que se diz respeito às Leis morais da vida, Leis de Deus,
evolução do espírito, enfim, a busca da felicidade, a ajuda ao próximo,
concordemos que este deve ser um trabalho-estudo sem tréguas, sem descanso, rumo
a reforma íntima de cada um dos filhos de Deus. No que se diz respeito ao
entendimento sobre o invisível, as leis da natureza, os acontecimentos, várias
experiências reencarnatórias serão necessárias para o aprimoramento destes
conhecimentos, possamos nos dedicar para o melhor aproveitamento dos desígnios
de Deus.

“Um pai não abandona seu filho porque, surdo e
cego, não pode ouvir nem ver; cerca-o, ao contrário,
de toda a solicitude. O mesmo fazem conosco
os bons Espíritos. Se não podem transmitir-nos
materialmente seus pensamentos, auxiliam-nos
por meio da inspiração”.
Allan Kardec, no Livro dos Médiuns, capítulo XVII questão 218