Operação Portas Abertas e Recepção de Visitas
“E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia
cada vez mais.” Atos 5:14
“Qual é o aspecto que deverá impressionar as visitas na igreja? Um cristão
bondoso e cortês, é o mais poderoso argumento que se pode apresentar em favor do
cristianismo.” Ellen White.
Esta última acertiva vale para qualquer templo, inclusive a casa espírita.
Local em que muitos vão por mera curiosidade, se bem recepcionados e orientados,
certamente voltarão.
O êxito não depende tanto do talento, como da energia e da boa vontade. Não é
a posse de brilhantes dotes que nos habilita a prestar um serviço aceitável, mas
desempenho consciencioso dos deveres diários, o espírito contente, o interesse
sincero, sem afetação, no bem estar dos outros.
Multiplicando o Interesse
Efetuar reuniões periodicas de avaliação. Dividir a equipe de recepção em
grupos, para responderem 2 perguntas:
- O que a visita não gosta;
Respostas mais comuns:
- De ficar isolado.
- Da indiferença.
- De ser ignorado.
- Palestras longas.
- O expositor deve adequar a palestra para que as visitas não se sintam
ofendidas. - Na saída, não gosta de ver grupinhos reunidos (panelinha).
- Ser mal recebida, falta de atenção, falta de reverência.
- Não gosta de ser pressionada.
- Falta de cortesia.
- Falta de calor humano.
- Perguntas inadequadas.
- Bajulação excessiva.
- Anúncios demasiados.
- Quando não é cumprimentado na chegada.
- Falta de hospitalidade dos membros.
- Desorganização.
- Recepcionista carrancudo, não traz um sorriso nos lábios.
- Olhar desconfiado (crítico).
- Não gosta de ser entrevistada.
- Recepção sem uma boa despedida.
- Não gosta de ouvir críticas religiosas (falar de outras denominações).
- O que devemos fazer para melhorar a recepção.
Respostas mais comuns:
- Treinamento dos recepcionistas.
- Formar uma equipe para recepção.
- Anotar o nome do visitante para futuro contato.
- Dar atenção às visitas – recebê-la com sorriso, com um forte aperto de
mão. - Explicar às visitas todas as atividades da casa.
- Atenção na saída.
- Convidar para conhecer outras atividades.
- Usar de cordialidade e procurar fazer amizade nas unidades de ação.
- Chamar a atenção da casa para a importância do visitante.
- Calor humano da casa em geral.
- Aparência pessoal.
- Dar as boas vindas, mas evitar que a visita se levante perante o
público. - Ter o boletim informativo da casa e uma lista de suas atividades.
- Um bom testemunho por parte dos membros.
5 PASSOS PARA UMA BOA RECEPÇÃO AO VISITANTE NÃO ESPÍRITA:
1 – A RECEPÇÃO:
- Uma boa e grande equipe para a recepção, deverá ser previamente
organizada. - Uma escala deverá ser feita, estilo “rodízio” para as equipes de recepção.
- Chegar com antecedência ao local da recepção.
- Possuir crachá de “recepção” com a identificação do nome.
- Onde começa a recepção? Na calçada…
- Usar palavras de cortesia: Por favor, tenha bondade, seja bem-vindo, qual
é o seu nome? de onde vem? posso acompanhá-lo, estamos felizes com sua
presença, vou lhe mostrar o local para assistir à reunião, estas são as nossas
atividades…
2 – INFORMAÇÃO PARA A VISITA:
- Ao chegar a visita, ter sempre à mão uma pequena lista das atividades da
casa. - Explicar o funcionamento e atividades disponíveis.
- Lembre-se: “A primeira e última impressão é a que fica”.
3 – AGRADECIMENTO PÚBLICO:
- O palestrante, ou dirigente, deverá sempre agradecer a presença de visitas
do, sem necessariamente mencionar o nome delas. Isto evitará: erros na leitura
dos nomes, esquecimento de alguma visita, ou constrangimento de visitantes. - Se há o costume de se ler os nomes, que se crie um ambiente para isto, com
uma agradável introdução ao fato, por ex: “Estamos felizes com as visitas que
nos honram com sua presença,… agradecemos e lembramos que é sempre um prazer
tê-los aqui para juntos.”…
Neste caso a equipe de recepção deve colher estes nomes.
4 – NA SAÍDA:
- No encerramento de qualquer programa, é importantíssimo
cumprimentar a visita. Procurar fazer amizade com ela. Perguntar como chegou
ali, tem carona, convidá-la para uma conversa, etc. - Convidá-la para a próxima reunião interessante.
- Ao convidar, o recepcionista deve comentar quando estará presente
na casa novamente, criando empatia.
5 – DECISÃO:
- Convidar a pessoa a retornar.
- Não pressionar em momentos que não sejam oportunos.
- Ser perseverante, ainda que o resultado demore.