Você já ouviu falar da tecnologia 5G? E do metaverso?
Desde 2018, empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo mundo a tecnologia 5G, quinta geração da internet. Ela vai permitir mais interação ao mesmo tempo, no mesmo espaço, ou seja, muito mais gente poderá utilizar a internet sem ela cair.
De acordo com Alexandre Caldini, no Mês Espírita Mundial, a tecnologia 5G vai permitir o começo do chamado metaverso.
O que é metaverso?
O termo que surgiu em 1992, na obra “Nevasca”, de Neal Stephenson, diz respeito ao mundo virtual que é igual ao nosso, porém, não é físico, não é concreto.
“Neste mundo, vamos poder fazer tudo. Vamos ter reuniões, fazer compras, estudar, criar relacionamentos, tudo através da realidade virtual. O metaverso lembra um pouco jogo “Second life” só que muito melhor, Alexandre Caldini”
Como o espiritismo vê a tecnologia?
Ainda na palestra Caldini nos lembrou a seguinte frase de Allan Kardec,
“O espiritismo sempre acompanhará a ciência”
Ou seja, se a ciência vai por um caminho, o espiritismo vai junto.E ainda, a doutrina diz que crescemos em uma dupla jornada, crescemos intelectualmente e moralmente. Entretanto, nem sempre essas duas curvas andam em paralelo.
Allan Kardec, na questão 780 de O Livro dos Espíritos, questiona:
“O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?
Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.
a) Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?
Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”.
A tecnologia ajuda ou atrapalha o nosso crescimento intelectual?
Segundo Alexandre Caldini, ela chega no momento certo.
“A gente usa a tecnologia de acordo com a nossa capacidade. Temos os pontos positivos, por exemplo, o Mês espírita mundial (onde é possível ter acesso a mais de 120 palestras em diferente idiomas) e os pontos negativos (a tecnologia que está sendo usada na guerra Rússia x Ucrânia)”
Caldini, completou dizendo que a tecnologia está ajudando as pessoas a desapegar das coisas materiais e dar mais importância às coisas essenciais. E ainda, ajuda a propagar o amor, já que é possível matar a saudade do próximo, por meio de uma ligação de vídeo.
A tecnologia afeta o espiritismo?
Para Alexandre Caldini, isso afeta bastante, porém, para melhor.
“Durante a pandemia, os centros espíritas foram obrigados a usarem a tecnologia, quase todo centro espírita atualmente faz live. E as lives permitem que as pessoas acessem o conteúdo quando quiserem. Além de poder ouvir diferentes vozes do espiritismo”.
Deseja saber mais sobre tecnologia e espiritismo? Acompanhe na programação do 1ª Mês Espírita Mundial um vídeo especial e esclarecedor sobre os precursores da ideia cristã e do Espiritismo.
Confira também na programação outros temas interessantes do Espiritismo!
Faça a sua inscrição pelo site do evento para receber todas as informações, curiosidades e a programação completa do 1ª Mês Espírita Mundial que será realizado durante todo o mês de abril Acesse: https://feal.com.br/mes-espirita-mundial
Dica de leitura Mundo Maior Editora
- A Medicina mediúnica do futuro, de Paulo Cesar Fructuoso (https://mundomaior.com.br/a-medicina-mediunica-do-futuro.html)
Assista: