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O Poder da Palavra

O Poder da Palavra

Encontramos em Provérbios, 6:16-19: “Estas seis coisas o Senhor detesta, e a
sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam
sangue inocente; o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se
apressam a correr para o mal; a testemunha falsa que profere mentiras, e o que
semeia contendas entre irmãos.”

Analisando os dizeres bíblicos, vemos que o rigor neles exposto, falava
diretamente às mentes ainda incipientes do Bem e do amor ao próximo.

Em nossos dias, porém, o Espiritismo já nos facultou a possibilidade de
observarmos as nossas imperfeições, quando, ao responder a Kardec sobre o meio
prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir aos arrastamentos do
mal, os Espíritos Superiores nos garantiram que o Conhece-te a ti mesmo, seria a
fórmula eficaz.

Por outro lado, a preocupação geral nos meios profissionais e até mesmo na
mídia, que se retrata na intermediação dos ombudsmen, coloca a questão das
relações humanas sob condições de extrema importância até para o desenvolvimento
das empresas e de indivíduos.

Mas é na literatura universal, que muitas vezes encontramos exemplos práticos
do cotidiano das pessoas. Refiro-me ao drama “Otelo”, de William Shakespeare,
autor que, com rara perspicácia, soube, em sua época, traduzir na dramaturgia,
os deslizes naturais provenientes das imperfeições humanas.

A ação se passa no século XV. Otelo, general mouro do exército de Veneza,
volta triunfante para casa, após derrotar os muçulmanos. Um de seus adjuntos,
Iago, procura comprometer um rival, Cassio, forjando contra ele a acusação de
manter um caso amoroso com Desdemona. Ela é mulher de Otelo. Este, por sua vez,
deixa-se corroer pela dúvida, pela depressão obsessiva. A suposta afronta à sua
honra precisa ser vingada. E é induzido pela palavra mordaz de Iago, que Otelo
arquiteta e executa a morte de sua mulher, com as próprias mãos. Mas, como a
verdade sempre vem à tona, Otelo fica sabendo da trama movida por seu
lugar-tenente. Muito tarde, porém, para remediar o mal que praticara,
instrumentalizado pelos sentimentos de vingança. A técnica utilizada por Iago
surtira seu efeito. Agindo com a experiência de quem tem o feeling apurado das
fraquezas humanas, o personagem vai incutindo, veladamente, palavras e
sentimentos na mente e no coração de Otelo.

Interessante observar-se a mudança gradativa que vai se operando neste
último, que, de homem firme e categórico em suas ações e palavras, vai se
tornando depressivo, opresso em suas manifestações emotivas, desconfiado,
afastando-se do convívio com os amigos, dando oportunidade a que sentimentos
malsãos se avolumem em seu íntimo. Como movido por uma força invisível, Iago vai
prosseguindo em seu trabalho, sorrateiro, sagaz, personificando a analogia de
Aristóteles, que diz que os maldizentes aguçam as suas línguas como a língua das
serpentes, pois, à semelhança do órgão animal, que tem duas pontas, sendo
fendida ao meio, também a língua daqueles fere e envenena, de uma só vez, o
coração daquele com quem está se falando e a reputação daquele sobre quem se
conversa.

Uma vez tocado o coração de seu senhor, Iago torna-se hábil no transformar
situações simples em cenas de cruel comprometimento para seus participantes. É
assim, que um simples diálogo entre Cassio e Desdemona, converte-se em secretas
juras de amor; um encontro casual, em compromisso previamente marcado; um objeto
caído ao chão, um olhar, um cumprimento, em senhas para encontros furtivos, em
paixão mal contida, em ensejos para a realização de algo previamente planejado e
obscuro. E Otelo vai sendo enredado nas artimanhas da mente algo diabólica, algo
traquinas de Iago.

Semelhantemente, vemos os personagens de Shakespeare extremamente atuais e
vivos hoje como ontem, pois o século do escritor, se distanciado no tempo, não o
é em termos de crescimento moral para o homem, que ainda se enleia em
sentimentos dessa natureza. Os que não conseguem dominar a própria língua,
certamente são portadores de conflitos íntimos, nem sempre conscientes; pessoas
que vivem esmagadas por sofrimentos, angústias e amarguras que impedem o
reconhecimento dos valores existentes na vida dos seus semelhantes.

São de Joanna de Ângelis, sábia perscrutadora da alma humana, as seguintes
palavras: “O silêncio que fazem a propósito das tuas boas ações e a forma como
divulgam as tuas imperfeições, constituem fenômeno humano compreensível. Os
companheiros nem sempre estão dispostos a ajudar no anonimato. Vendo o teu
aparente êxito, deixam-se pinçar pelos sentimentos negativos da inveja e do
despeito, passando a ignorar-te ou a desconsiderar os teus feitos positivos.
Eles nada sabem a respeito dos teus testemunhos e sofrimentos, dissimulados pela
dedicação ao bem. Ao invés de serem participantes da tua realização, competem,
magoados, sem desejar oferecer o contributo da renúncia e do sacrifício pessoal.
Convidados à abnegação e ante as provas normais que lhes chegam, desertam,
queixam-se e maldizem, entregando-se ao desânimo e à revolta…

Os excessos, a má conduta, os comportamentos arbitrários, afligem também
aqueles que os movimentam ou se lhes submetem. É o sofrimento em decorrência do
mal.

Natural, portanto, que sofras, pelo bem, ainda marginalizado, com poucos
interessados reais em favor da sua propagação.

Não estranhes, desse modo, a conduta daqueles que combatem o bem em ti, o teu
lado bom, através do silêncio bem mantido, como se estivessem em conspiração
contínua.

Além disso, trabalhas, sem qualquer dúvida, para o Bem e não é importante que
se saiba o quanto fazes, mas que Jesus, que te inspira e conduz, tenha
conhecimento.

Segue, pois, em silêncio e sem mágoa, não estranhando a atitude dos
beneficiários que te esquecem, nem daqueles que te ignoram.”

Um novo modo de pensar e de agir, na vida de muitas pessoas, está a depender
de alguém que tenha palavras impregnadas de amor. No íntimo do indivíduo, existe
o desejo de ouvir palavras de acolhimento, de compreensão, de solidariedade e de
apoio, em clima de simpatia e de confiança.

Nem faltam pessoas que apreciam uma conversação útil e proveitosa.

Daí a necessidade e a importância de se fazer sempre bom uso da palavra.

Conta-se que, todos os dias, ao sair da igreja, uma senhora dava sua esmola a
um pobre. Certo dia, passando por dificuldades financeiras e não podendo
ajudá-lo, disse ao pedinte: “Hoje não tenho o que dar a você, mas desejo que
seja feliz”, e deu-lhe a mão. O pobre respondeu: “Hoje você me deu a maior das
esmolas, pois me deu a sua palavra e manifestou o seu carinho”. Pode ser que
todos os dias ela tivesse esse carinho, mas nunca o tinha expressado dessa
forma.

A vida é como um iceberg – parte aparece acima das ondas do mar, mas a parte
maior fica oculta. Quanto mais nos aprofundamos em nosso ser, mais beleza e
valores vamos encontrando; mas a condição sine-qua-non para isto, é a de
desvestirmos a roupa imprópria para o mergulho, e trajarmos a roupagem
necessária para a nossa própria auto-descoberta.

Diz a lenda que uma pessoa foi contar a um guru que havia falado dos outros
de um modo irresponsável e superficial e perguntou o que deveria fazer para
reparar o seu erro. O guru, muito sábio, respondeu: “Pegue um saco cheio de
penas e solte ao vento; depois de alguns dias volte aqui”. A pessoa fez como lhe
havia ordenado. Ao cabo de alguns dias, regressou, ansiosa pela resposta do
sábio: “Você será capaz de recolher todas as penas que soltou ao vento?” E
deixou que ela tirasse as conclusões.

Em algumas ocasiões, as palavras são como penas ao vento; em outras, ferem
como o veneno da serpente, mas, infelizmente, às vezes acontece como a triste
história de Otelo e Desdemona.

Gandhi dizia que o amor e a verdade representam duas faces de uma mesma moeda
e, que, por meio dessas duas forças, pode-se conquistar o mundo inteiro. É a
lógica do pensamento de Jesus do amar ao próximo como a si mesmo. Quem não ama a
si próprio, evidentemente não terá conteúdo substancial para concretizar o amor
ao próximo.

Estamos vivendo momentos graves, em termos de evolução moral na Terra. Esta
civilização, que escolheu evoluir pela dor, tem, contudo, toda a condição de
reverter a situação. Bastaria que ouvíssemos as recomendações do Mestre da
Galiléia, que de tão singelas e simples, foram recusadas e obstadas em sua
divulgação.

Mas, a Verdade é portadora de uma força de atração tão forte, que fará com
que o Homem, tal como no Mito da Caverna de Platão, saia em busca da sua Luz.

Então, ela o tornará partícipe de esferas vibracionais nunca dantes
imaginadas; pois na Terra, não existem palavras para descrevê-las: por isso elas
são transitórias…

Bibliografia: Luz de Esperança, Joanna de Ângelis/Divaldo P.Franco; Othelo,
William Shakespeare.