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5 “S” Para Melhorar a Sua Vida

5 “S” Para Melhorar a Sua Vida

Melhorar a qualidade significa, antes de mais nada, “arrumar a casa” ou fazer
“hausekeeping”, como se diz em inglês. As empresas japonesas descobriram um modo
prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S,
iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode
aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extraídas de
orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em
produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG – Instituto
Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se
às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de
ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo às atividade
de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene e à aparência
pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção da disciplina e
do profissionalismo no ambiente de trabalho.

Seiri – Senso de Utilidade

Fazer “SEIRI” significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de
nós temos um tendência quase “psicopata” de acumular quinquilharias e
inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro!
Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A
dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o
aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por
gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a
guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são
exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado.

Na prática: Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do
SEIRI – iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os
resultados.

Classifique objetos – documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos –
segundo uma escala de 1 a 5:

  1. Absolutamente necessários
  2. Necessários
  3. Pouco necessários
  4. Não necessários
  5. Absolutamente desnecessários.

Defina então:

  1. O que deve ser mantido – deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
  2. O que deve ser doado ou jogado fora.

Faça isso pelo menos uma vez por ano.

Seiton – Senso de arrumação

Fazer “SEITON” significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo
em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo
ao local onde ocorre a ação (“gemba”), onde é efetivamente necessário.

Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos
deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no usos, bem como no esforço.

  • Defina a quantia ideal para cada coisa – ela deve ser reduzida ao mínimo.
  • Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.

Seiso – Senso de limpeza

Fazer “SEISO” significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho.
Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar
panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o
aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de
trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom
ambiente físico e qualidade de vida no trabalho.

Na prática:

  • Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
  • Envolva as outras pessoas nesse processo;
  • Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

Seiketsu – Senso de asseio pessoal

Fazer “SEIKETSU” significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal.

Na prática:

  • Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal – e mantenha uma
    rigorosa disciplina de cuidados diários;
  • Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista;
  • Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio
    das roupas, barba.

Shitsuke – disciplina, consciente, autodisciplina

Fazer “SHITSUKE” significa, criar, educar, treinar, disciplinar. Só se
consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante
prática e aperfeiçoamento.

Na prática:

  • Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
  • Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
  • Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize
    seu conhecimento sem visar resultados imediatistas.

Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter
sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.

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