Tamanho
do Texto

Coluna Espírita – Futebol

Richard Simonetti – richardsimonetti@uol.com.br

1 – O acontecimento mais importante do esporte, a Copa do Mundo de Futebol, que empolga todos os povos, atrai também a atenção dos Espíritos?

      Depende. Espíritos Superiores, dedicados aos serviços do Bem, em permanente aperfeiçoamento espiritual, sobrepõem-se a esses eventos. Espíritos ainda ligados à existência física empolgam-se com eles.

2 –    Torcem por seus países? Comparecem aos estádios?

         Considerando que podem viajar de graça e entrar nos estádios sem pagar ingresso, é bem provável que engrossem as respectivas torcidas, assistindo com emoção aos jogos.

3 –    Como está na questão 459, de O Livro dos Espíritos, é grande a influência que recebemos da espiritualidade. É possível, assim considerando, que os Espíritos possam influenciar no resultado de uma partida?

      1   Um treinador de futebol dizia que se essa ação espiritual tivesse alguma influência no resultado, todos os jogos terminariam empatados na Bahia, porquanto é prática comum, envolvendo as torcidas, rituais e despachos, evocando a proteção de entidades espirituais.

4 –    Nas cinco copas vencidas pelo Brasil houve uma repercussão benéfica, um clima de euforia que favoreceu a própria economia. Não haveria aí a ação da Espiritualidade Maior, em benefício do país?

          Se assim fosse, seria mais justo e sensato que os Espíritos Superiores favorecessem países africanos paupérrimos, que têm participado da competição sem jamais chegar sequer às finais.

5 –    Não podem Espíritos presentes no campo aproximar-se dos jogadores, ajudando-os, por exemplo, a marcar “aquele” gol, tão impossível que se fala em “gol espírita”?

         A ação numa partida de futebol é muito rápida. Não dá para um Espírito influenciar o jogador para que faça determinada jogada, que o goleiro execute determinada ação, que o atacante chute de determinada forma ou execute determinado drible.

6 –    A torcida é o chamado décimo segundo jogador, pelos estímulos que oferece aos jogadores. Não podem os Espíritos, talvez com maior propriedade, organizar-se para vibrar em favor de determinado time?

         É até possível que aconteça, não no sentido de determinar o resultado da partida, mas de favorecer os jogadores para que se sintam mais animados e eficientes e possam disputar uma boa partida, sem complicações, sem contusões. Isto, naturalmente, vai depender do fator sintonia. Digamos que o jogador habituado à oração receberá melhor esses estímulos, o que o favorecerá, principalmente em relação à sua integridade física.

7 –    A que você atribui o sucesso do Brasil nas copas do mundo?

         A um processo de seleção natural. O futebol é o esporte mais popular do país, praticado por milhões de brasileiros. Quanto mais gente dedicada a determinada atividade esportiva, maior a quantidade de jogadores competentes. É a mesma razão pela qual os americanos são imbatíveis no basquete, e os russos são imbatíveis no xadrez.

8 –    Ganharemos a Copa?

           Vamos torcer! Mas há um campeonato infinitamente mais importante, em que devemos nos empenhar para que nosso país faça boa figura. O campeonato da qualidade de vida, com mobilização de recursos que permitam à população viver em padrões de dignidade humana, atendidas as necessidades básicas de saúde, habitação e educação, numa sociedade organizada em termos de honestidade e justiça. Aqui ainda perdemos feio!

 

Ps.: Os conceitos aqui emitidos não expressam necessariamente a filosofia FEAL, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior