Tamanho
do Texto

Depressão no final do ano: Busque ajuda

 

Depressão e natal 

O natal se aproxima. Data que para muitos significa motivo de alegria e comemorações, para outros representa uma época particularmente mais difícil.

Emoções que merecem atenção especial, já que podem ser um sinal de alerta para a depressão existente e que pode se intensificar durante o final do ano.

Isso acontece devido a uma série de fatores, saudade daqueles que partiram, dificuldades, solidão, frustrações e sentimentos que vêm à tona ainda mais fortes no período do natal e final do ano. 

Explica Ercilia Zilli,  psicóloga clínica, apresentadora do programa Novos Rumos na Rádio Boa Nova: “A depressão é uma doença que se caracteriza por um estado de humor deprimido, no qual a pessoa fica angustiada, profundamente triste, entediada, e, às vezes, indiferente a estímulos”. 

E a depressão no natal?  “A depressão é resultado de alguma pressão e o natal tem um profundo significado de união, amor e trocas afetivas.

Portanto, pode ser ocasião de percepção de solidão, sensação de não ser amado, carências afetivas, entre outras, conscientes ou inconscientes, reconhecidas ou não”,destaca Ercília. 

Especialistas da área ainda alertam que esse sentimento de melancolia e depressão, muitas vezes,  é mais comum do que se pensa no final do ano,

Busque ajuda

Também esclarecem a importância de buscar apoio emocional. É preciso cuidar da saúde mental, buscando ajuda especializada como o tratamento médico e psicoterapia, mas também ser ouvido.

Esse apoio pode ser fundamental para encontrar novos caminhos e combater o estado de solidão.

Reflete a mentora espiritual do médium Divaldo Franco, Joanna de Ângelis sobre os cuidados com a depressão:

 “O hábito saudável da boa leitura, da oração, em convivência e sintonia com o Psiquismo Divino, dos atos de beneficência e de amor, do relacionamento fraternal e da conversação edificante constituem psicoterapia profilática que deverá fazer parte da agenda diária de todas as pessoas”.

Centro de Atendimento Solidário Online

Se você precisa de atendimento fraterno, de uma palavra amiga que possa lhe ajudar em seus medos, dúvidas ou angústias, nós estamos aqui para acolhê-lo. 

A Fundação Espírita André Luiz junto aos centros espíritas parceiros no atendimento fraterno estão dispostos a ofertar a você um atendimento solidário a distância, de forma simples e prática.

Para ter acesso a este atendimento que é gratuito, você só precisa escolher a casa espírita parceira que deseja ser atendido em nossa página, marcando o melhor dia e horário disponível pelo centro para a realização do seu atendimento. 

Em breve, um de nossos colaboradores do centro espírita escolhido por você vai entrar em contato confirmando o agendamento e orientará sobre o atendimento. E fique tranquilo, o atendimento é sigiloso e fraterno.

O nosso desejo é oferecer ao seu coração o bálsamo consolador do Cristo em meio às tempestades do mundo. 

Se deseja participar do atendimento ou conhece alguém que precisa de ajuda, indique nosso Centro de Atendimento Solidário Online

Acesse: https://amigosdaboanova.com.br/caso/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior