Não poderia haver data melhor para entrar no ar e de cara nova, o blog da Mundo Maior Editora, que o dia 21 de janeiro.
Data que se comemora o dia mundial da religião, instituído em 1949 através de Assembleia Espiritual Nacional, com objetivo de celebrar a união de todas as religiões, independente de credos.
E é justamente a integração com o Sagrado que representa o termo religião. A palavra que deriva do termo latim “religare” significa religação com Deus, em outras definições: Crença, fé e devoção.
Embora o que deveria unir os Homens, infelizmente gera muitos conflitos. Ao invés do diálogo capaz de agregar, a religião tem sido fonte de discórdia para muitas nações.
Lembrando o artigo 18 da declaração de Paris em 1995, instituído pela Unesco: “Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”.
Refletindo sobre o papel das religiões no processo de espiritualização do ser humano, os espíritos na questão 621 de O Livro dos Espíritos esclarecem que a Lei de Deus está em nossa consciência. A questão 614 complementa dizendo que o homem só se torna infeliz quando se afasta da Lei Natural(Deus).
Mesmo em meio a pontos de vista diferentes, todas as crenças dividem a ânsia de encontrar a paz. Seguindo o processo de evolução que é contínuo, a fé independente da religião escolhida por cada grupo social, tem um significado muito importante no madurecimento espiritual.
Muitos são os caminhos trilhados para encontrar a felicidade. O crescimento é o caminho a ser percorrido por toda a humanidade, basta cultivarmos a fé capaz de transportar montanhas como nos ensinou Jesus: “Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mateus- 17.20).