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Diretor de Comunicação Social

O Diretor de Comunicação é um assessor da diretoria e todos os demais
departamentos da casa espírita. Suas responsabilidades são muito grandes porque
são voltadas ao público externo. Por isso ele/ela deve ser uma pessoa bem
representativa, culta, responsável, de visão fiel para representar condignamente
a Doutrina Espírita perante a comunidade. Nas entidades maiores, é conveniente
formar até um Conselho de Comunicação Social.

ATIVIDADES:

  1. Melhorar a Comunicação interna da casa. Quadro Mural atualizado, bem
    localizado, sanitários com identificação nas portas (Masc. ou Fem.), Sala das
    Crianças (Brinquedoteca/Jardim), Biblioteca(Lista de livros disponíveis),
    Passes, etc.
  2. Tentar cobrir as atividades da casa no Rádio e na TV.
    1. Notícias.
    2. Anúncios sobre a programação da casa.
    3. Colocar nas Emissoras e Canais da cidade, comerciais como: Dia das Mães,
      Pais, Evangelização infantil, Atividades de arrecadação de alimentos e
      agasalhos, etc.
  3. Estimular os palestrantes e expositores a escrever artigos para o editor
    de jornais e revistas.
  4. Fazer uma lista ou cadastro dos nomes, endereços e telefone de toda a
    diretoria e principais acessores, para facilitar um bom relacionamento com a
    Imprensa (Rádio, Jornal, TV).
  5. Descubra na casa, os assuntos que mais despertam a atenção da Imprensa.
  6. Consultar sempre a diretoria, antes de soltar uma matéria em que estejam
    envolvidos assuntos polêmicos.
  7. Verificar a aparência da casa. Se for preciso, trazer este assunto à
    diretoria (nome, pintura, jardim, limpeza, número, etc.)
  8. Certificar que a casa pode ser encontrada nas listas e publicações da
    cidade. Placas indicativas em pontos estratégicos.
  9. Nos eventos especiais, dar atenção especial às visitas, como Relações
    Públicas.
  10. Tomar iniciativa no planejamento, produção e funcionamento de exposições,
    feiras, ou outras oportunidades afins.
  11. Animar os membros a freqüentar palestras e reuniões de estudo doutrinário.
  12. Deve ser membro direto da diretoria ou responder a ela diretamente.
  13. Reportar os eventos especiais da casa, para as Associações e Agremiações (FEB/USEs/Federações
    Estaduais) para veiculação em seus jornais, revistas e rádios.
  14. Documentar os fatos que ocorrem na sua casa, tirando foto, criando um
    arquivo de fotos do ano, para ser relembrado ao final do ano e ter arquivo
    histórico.
  15. Promover um boletim de notícias, semanal, mensal ou bimestral. Pode ser
    divido, se quiser, em três partes: Aconteceu. Está acontecendo. Acontecerá.
  16. Trabalhar junto às atividades da casa, para dar atenção especial aos
    interessados colhidos pelo rádio e TV.
  17. Lembrar-se das datas comemorativas (dia do professor, enfermeiro,
    aniversário da cidade, etc.). Preparar uma lembrança da casa como chaveiros,
    bonés, camisetas, etc. Sempre que possível, oferecer um livro de presente
    (ex.: O que é o Espiritismo ou O Evangelho Segundo o Espiritismo)
  18. Os aniversariantes, lembrar-se deles. Transmitir à casa… oração
    especial… um cartão… serenata… Com o resto da diretoria organizar uma
    festa para os aniversariantes do mês.
  19. Membros novos na casa, apresente-os para a casa na hora dos anúncios um
    breve comentário recepcionando e apresentando-os.
  20. Ler revistas e jornais espíritas, selecionando o que for interessante para
    repassar dentro da casa. Pode ser tanto como enxertos dentro de uma uma
    publicação maior (boletim interno) ou como um clipping, colagem de matérias.
  21. Sobretudo, nunca esqueça a comunicação vertical, com o Pai Celestial!

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