Tamanho
do Texto

Evangelho no Lar

Grupo Espírita Batuíra – São Paulo

Fluidoterapia, 1992

INTRODUÇÃO

No livro de Jesus no Lar, Néio Lúcio conta a seguinte estória:

Povoara-se o firmamento de estrelas, dentro da noite de luar, quando o Senhor, instalado provisoriamente em casa de Pedro, tomou os Sagrados Escritos e, como se quisesse imprimir novo rumo à conversação, que se fizera improdutiva e menos edificante, falou com bondade:

– Simão, que faz o pescador quando se dirige para o mercado com os frutos de cada dia?

O apóstolo pensou alguns momentos e respondeu, hesitante:

– Mestre, naturalmente, escolhemos os peixes melhores. Ninguém compra os resíduos da pesca.

Jesus sorriu e perguntou, de novo:

– E o oleiro? que faz para atender à tarefa a que se propõe?

– Certamente, Senhor redargüiu o pescador, intrigado, modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja.

O Amigo Celeste, de olhar compassivo e fulgurante, insistiu:

– E como procede o carpinteiro para alcançar o trabalho que pretende?

O interlocutor, muito simples, informou sem vacilar:

– Lavará a madeira, usará a enxó e o serrote, o martelo e o formão. De outro modo, não afeiçoará a peça bruta.

Calou-se por alguns instantes, e aduziu:

– Assim, também, é o lar diante do mundo. O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem é a legítima exportadora de caracteres para a vida comum. Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro não consegue fazer um barco sem afeiçoar a madeira aos propósitos, com esperar uma comunidade segura a tranqüila sem que o lar se aperfeiçoe? A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações? Se não nos habituarmos a amar o irmão mais próximo, associado à nossa luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece distante?

Jesus relanceou o olhar sobre a sala modesta, fez pequeno intervalo e continuou:

– Pedro, acendamos aqui, torno de quantos nos procuram a assistência fraterna, uma claridade nova. A mesa de tua casa é o lar de teu pão. Nela, recebes do Senhor o alimento para cada dia. Por que não instalar, ao redor dela, a sementeira da felicidade e da paz na conversação e no pensamento? O Pai, que nos dá o trigo para o celeiro, através do solo, envia-nos a luz através do Céu. Se a claridade é a expansão dos raios que a constituem, a fartura começa no grão. Em razão disto, o Evangelho não foi singelo domicílio dos pastores e dos animais.

Simão Pedro fitou no Mestre os olhos humildes e lúcidos e, como não encontrasse palavras adequadas para explicar-se, murmurou, tímido:

– Mestre, seja feito como desejas. Então Jesus, convidando os familiares do apóstolo à palestra edificante e à meditação elevada, desenrolou os escritos da sabedoria e abriu, na Terra, o primeiro culto cristão do lar.

***

A vida agitada de hoje dificulta, mais do que nunca, a reunião dos familiares para a troca de idéias, a reflexão em conjunto, a busca de referenciais de pensamento e ação.

Atualmente, não podemos contar sequer com o horário das refeições e cada um vai levando a sua vida. Outras solicitações, como a televisão, roubam os poucos instantes em que estamos juntos.

A estória de Néio Lúcio lembra-nos a necessidade de criarmos esse momento, no lar. Juntos, harmonizados pela palavra do Evangelho, estaremos, ainda, em melhores condições para pedir as bênçãos e o auxílio do Mestre. Segundo Mateus, 18;20, esta foi a sua promessa:

– “Onde estiverem duas ou mais criaturas reunidas em meu nome, eu entre elas estarei.”

OBJETIVO

Richard Simonetti, em seu livro Temas de HojeProblemas de Sempre, no capítulo reservado ao Lar, expõe de maneira muito feliz o objetivo do Evangelho no Lar. Diz-nos Simonetti:

“O culto do Evangelho é uma forma de reunir a família em torno de um objetivo comum. A comunhão familiar onde todos conversam, trocam idéias, falam de seus problemas, comentas suas atividades à luz dos ensinamentos de Jesus, representa o mais eficiente estímulo para o estreitamento das ligações afetivas, transformando o lar em porto de segurança e paz, com garantia de equilíbrio e alegria para todos”.

De maneira concisa, podemos, assim, propor como objetivo principal do Evangelho no Lar: a comunhão familiar à luz dos ensinamentos de Jesus.

Deste objetivo geral decorrem efeitos ( ou objetivos secundários ) como os que citamos a seguir:

  1. levar os ensinamentos de Jesus para a família;
  2. orar em conjunto;
  3. estudo + aprendizado em conjunto + informação sobre a Doutrina;
  4. harmonização do ambiente familiar;
  5. higienização ambiental;
  6. conhecer e harmonizar-se com a Doutrina Espírita para prática de vida coerente com os ensinos de Jesus;
  7. melhoria de sintonia vibratória;
  8. esclarecimento e proteção;
  9. fortalecimento espiritual;
  10. abrir as portas do lar para receber os Espíritos Amigos, e
  11. contato mais profundo com o mundo espiritual.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO AO EVANGELHO NO LAR

Na realização do Evangelho no Lar, o grupo familiar deve apoiar-se em obras de conteúdo edificante, que serão comentadas à luz do conhecimento e da moral cristã.

A escolha do livro fica a critério do grupo, que optará por aquele com que mais se afinize e que provoque nos participantes maior interesse em ler e estudar.

Para alcançar o objetivo da reunião, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, tem sido o grande eleito. Nele encontramos as leis morais, universais e eternas, isto é, independentes de cultura, de raça, de religião e de época. São os textos do Evangelho de Jesus, comentados à luz da Doutrina Espírita, que funcionam como bússola, norteando nosso viver de acordo com as leis do Criador.

Além deste, os demais livros da Codificação podem ser utilizados, servindo principalmente à ampliação do conhecimento da Doutrina, como, por exemplo, o Livro dos Espíritos.

Para leitura complementar, visando à reflexão recomendam-se os livros de mensagens e outros, como, por exemplo: Fonte Viva, de Emmanuel; Palavras de Vida Eterna, de Emmanuel; Estude e Viva, de Emmanuel e André Luiz; Encontro Marcado, de Emmanuel; Luz no Lar, de diversos autores; Sinal Verde, de André Luiz; Calma, de Emmanuel; Roteiro, de Emmanuel; Mais Luz, de Batuíra; Coragem, de diversos autores; Minutos de Sabedoria, de C. Torres Pastorino; Minutos de Luz, de C. Torres Pastorino; etc.…

ROTEIRO

  1. Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea.
  2. Proceder à leitura de um tema edificante, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus e aplicação na vida diária.
  3. Fazer comentários ao tema lido.
  4. Fazer vibração pelo lar onde realizada a reunião, pelos presentes, familiares, amigos e necessitados, no sentido de harmonia, paz, tranqüilidade e equilíbrio.
  5. Encerrar com uma prece.

OBSERVAÇÕES, CUIDADOS E SUGESTÕES

Observações:

  1. A escolha do local, na casa, deve atender exclusivamente à conveniência do grupo familiar, podendo variar à vontade.
  2. O dia da semana e o horário mais adequados a todos os participantes devem ser escolhidos livremente.
  3. O tempo de duração é flexível.

Cuidados:

  1. Uma vez escolhidos, o dia da semana e o horário de realização do Evangelho no Lar devem ser respeitados. Assiduidade e pontualidade são importantes para o bom contato com o Plano Espiritual.
  2. Não transferir ou suspender a reunião em virtude de visita inesperada, hóspedes (podendo-se convidá-los a participar da reunião), compromissos de última hora, etc.…
  3. Não transformar a reunião em trabalho mediúnico.
  4. Tomar todo o cuidado para não criar polêmicas, acusações ou desvio para outros assuntos.

Sugestões:

  1. Pode-se colocar água para ser fluidificada pelos Espíritos presentes, no transcorrer da reunião.
  2. Música suave pode contribuir para melhor ambientação, auxiliando as vibrações e preces.
  3. Quando houver crianças, é recomendável que se escolham livros apropriados com “Jesus no Lar”, “Alvorada Cristã”, “O Evangelho da Meninada”…
  4. Podem ser feitas leituras complementares alternativas (jornais, revistas, atualidades) que ofereçam conteúdo adequado à reflexão, conforme os objetivos do Evangelho no Lar.

 

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior