Tamanho
do Texto

Felicidade Possível

Dizem que é impossível ser feliz na Terra. Muitas experiências dolorosas são vivenciadas sem que pareçam nada ter a ver com a vontade do ser humano, de modo que o sonho da felicidade se esvai como areia por entre os dedos. Nesse passo não é difícil encontrar quem esmoreça, quem desista ou perca a fé, além daqueles que tomam pela força o que a vida não lhes deu, na intenção de obterem uma falsa e efêmera “felicidade”.

Ainda que no planeta existam grandes expiações e árduas provas, com alegrias não raramente passageiras, não se deve esmorecer na busca por uma vivência feliz. Sob a luz da ótica espírita as dificuldades pelas quais passa a humanidade podem ser compreendidas através dos esclarecimentos das leis de causa e efeito e de reencarnação, que fazem despontar a justiça e a educação do espírito, pois experiências difíceis tiram os indivíduos de sua zona de conforto e os fazem progredir.

Muitas dificuldades são colheitas semeadas pelo próprio homem – ou seja, são consequências de suas decisões e ações – e como há em muitos seres humanos, ainda, fortes condutas egoísticas e orgulhosas que os estimulam a agir equivocadamente, é mais previsível e comum ser infeliz.

Sejamos razoáveis, o problema está na esperança de encontrá-la apenas na saúde perfeita, na beleza irretocável, nos bens materiais, no amor correspondido, na satisfação dos desejos, quando ela está na consciência tranquila e na noite dormida com a alma em paz.

A felicidade é um estado de espírito que se pode conquistar, fruto de um processo que depende exclusivamente de cada um. Para encontrá-la em futuro não tão distante bastaria evitar condutas de consequências negativas, optando sempre pela ação positiva de pensar, falar e agir pelo melhor.

A temática é especialmente relevante no começo de cada ano, pois o ser humano adora simbologias que lhe deem “motivos” para seguir adiante. Por isso, na época mágica da contagem do tempo no ano novo, muitos dizem a si mesmos que farão o que poderiam ter feito a qualquer momento do ano anterior.

Devemos buscar a felicidade que é possível ter, mas não precisamos esperar o ano novo para isso, tampouco a encontraremos apenas na satisfação das nossas diversas ambições materiais. A verdade é que ninguém será feliz sem a alma em paz e para isso é imperioso trabalhar no Bem.

 

VANIA MUGNATO DE VASCONCELOS

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior