visão espírita guerra ucrânia

Tamanho
do Texto

Guerra na Ucrânia: O que diz o Espiritismo

Batalhas sangrentas com milhares de vítimas, desespero, violência e devastação. Por que esse conflito entre Rússia e Ucrânia preocupa tanto no momento? Porque há temores sobre o pesado armamento nuclear que poderia significar uma escalada para um conflito mundial. Um conflito no qual não haveria vencedores. 

Nas últimas semanas as cenas que chegam a todo momento pelos meios de comunicação sobre a guerra na Ucrânia são assustadoras e causam um sentimento de temor e agonia sobre os desdobramentos desse conflito que envolve não apenas a Rússia e a Ucrânia, mas o futuro do planeta Terra.

Infelizmente as guerras fazem parte da história da humanidade, e na atualidade o mundo vivencia além dessa guerra, outros conflitos armados como da Síria, Afeganistão e outros países no Oriente Médio, Norte da África, Ásia e Europa. 

Porque não podemos esquecer que além da ambição e do poder, as guerras envolvem interesses econômicos, principalmente da indústria bélica.

Em meio a esse cenário de lutas e massacres coletivos. O que o Espiritismo explica?

A visão espiritual das guerras

Em O Livro dos Espíritos nas questões 742 a 745, os espíritos elucidam a Kardec respostas fundamentais à nossa reflexão sobre as guerras e suas consequências. 

A primeira delas é qual é a causa que leva o homem à guerra? “No estado de barbárie os povos só conhecem o direito do mais forte, e é por isso que a guerra, para eles, é um estado normal”.(LE-742)

Que pensar daquele que suscita a guerra em seu proveito? “Esse é o verdadeiro culpado e necessitará de muitas existências para expiar todos os assassínios de que foi causa, porque responderá por cada homem cuja morte tenha causado para satisfazer a sua ambição”.(LE-745)

O Espiritismo nos esclarece ainda que a guerra desaparecerá da face da Terra quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a lei de Deus. Então, todos os povos serão irmãos.

visão espírita guerra ucrânia

Portanto as Guerras só desaparecerão quando os sentimentos de amor e fraternidade crescerem entre a humanidade. A compreensão de que todos somos irmãos e que somente o caminho da paz nos trará a felicidade que tanto desejamos.

O comunicador da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior, Alexandre Caldini lembra em um de seus programas sobre o tema da guerra uma brilhante reflexão do filósofo Sêneca: “ A minha pátria não é o lugar onde eu estou, onde eu nasci. A minha pátria é o mundo”

“Para nós espíritas a nossa pátria é o universo, nós somos espíritos imortais. Então serenidade nessa questão da guerra, compreendendo isso”, comenta Alexandre Caldini. 

Assista o vídeo com Alexandre Caldini e aprofunde-se nessas reflexões sobre como combater a guerra

 

Sob a visão abrangente do Espiritismo compreende-se a importância da reforma íntima de cada um para a libertação das imperfeições que ainda tanto nos distanciam do caminho da luz e do amor. Um caminho de transformação do homem e a partir dele de toda a humanidade. 

Cairbar Schutel na obra Fundamentos da Reforma Íntima destaca o que fazer nesse sentido: “ Realizar atos isolados, no dia a dia levando-nos a melhorar as nossas atitudes, alterando para melhor a nossa conduta aproximando-a tanto quanto possível do ideal cristão”.

Jesus, o grande mensageiro da paz nos oferece em seus ensinamentos iluminados o consolo para os tormentos que nos afligem a alma: “Dei­xo-vos a paz, a mi­nha paz vos dou; não vo-la dou co­mo o mun­do a dá. Não se tur­be o vos­so co­ra­ção, nem se ate­mo­ri­ze”.

 

Que possamos fazer a nossa parte mudando nossos pensamentos e atitudes e vibrando com nossa fé mais profunda para que a espiritualidade maior possa interceder por todos nós e pelo futuro do Planeta. 

Como um hino a ecoar em nossos corações lembramos a linda música do compositor espírita Nando Cordel Paz pela paz: “A paz do mundo começa em mim…Chegou a hora da gente construir a paz. Ninguém suporta mais o desamor”. 

Guerra na Ucrânia? Guerras no mundo?  Não mais ao uso da força para mostrar o poder. Que o diálogo para a paz possa ser o caminho não apenas para a grandes guerras, mas nos conflitos diários e atitudes cruéis de pessoas, famílias e nações. 

Confira também depoimentos de estudiosos do espiritismo sobre a guerra na visão espírita

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior