Tamanho
do Texto

Mesmer – A Ciência Negada do Magnetismo Animal

O magnetismo, conhecido também como fluido ou princípio vital, foi uma das principais fontes  de estudo do médico Alemão, Franz Anton Mesmer, criador da teoria do magnetismo animal. A descoberta revolucionária de Mesmer no final do século 18 sobre o fluido animal, como força que move os seres orgânicos e a forma como essa energia poderia ser utilizada como fonte de cura magnética mediante a imposição das mãos sobre o enfermo, abalou as estruturas da medicina tradicional da época. Para Mesmer: “A doença seria apenas uma desarmonia no equilíbrio da criatura e que de todos os corpos da Natureza, é o próprio homem que com maior eficácia atua sobre o homem”.

Utilizando desse método de doação de energia com êxito, o médico se dedicou durante muitos anos a atender e ajudar muitas pessoas em suas dores, mas foi vitima de conspiração e perseguição do meio cientifico, sendo acusado de charlatanismo.

Tempos depois suas teorias sobre o fluido vital se tornariam também objeto de estudo do codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, influenciando o espiritismo sob o aspecto científico.

Sobre o Magnetismo e o Espiritismo, Allan Kardec acrescenta na questão 555 de O Livro dos Espíritos: “O conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer, formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas, constitui o melhor preservativo contra as idéias supersticiosas, porque revela o que é possível e o que é impossível, o que está nas leis da Natureza e o que não passa de ridícula crendice.”

Acrescenta ainda sobre a doação do fluído vital, na questão 70 de O Livro dos Espíritos:  “O fluido vital se transmite de um indivíduo a outro. Aquele que o tiver em maior porção pode dá-lo a um que o tenha de menos e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se.”

Sem esquecer que tudo no Universo obedece a uma ordem natural e irrevogável, a ciência do magnetismo e o processo das curas espirituais por meio de sua aplicação, trata-se de um tema bastante abrangente que requer estudo e discernimento.

Recomendamos para leitura e pesquisa sobre esse fascinante assunto do magnetismo, o livro Mesmer: A Ciência Negada do Magnetismo Animal, do mesmo autor de Revolução Espírita, Paulo Henrique de Figueiredo.

No final do século 18, uma descoberta espetacular provocou verdadeira revolução na medicina: o magnetismo animal. Sua descoberta foi estudada por Allan Kardec durante 35 anos, influenciando o espiritismo sob o aspecto científico.

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_uniespirito logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior