Tamanho
do Texto

O Direito a Fé

A fé é uma das ferramentas mais importantes na existência de uma consciência saudável.

Nem toda verdade objetiva pode ser comprovada empiricamente, cientistas consideram possível a existência de outros universos, é uma teoria matematicamente possível, porém não é observável.

Em muitos dos casos até mesmo na ciência é preciso crer ou seja ter fé antes do início de pesquisas.

A certeza nas coisas que não vemos ou seja a fé, permeia nossas mentes, relações sociais e diversos outros aspectos de nossas vidas.

Temos fé que nosso emprego é fixo, fé na reciprocidade dos nossos sentimentos entre amigos e familiares, nas propagandas que as mídias nos apresentam, no dia seguinte, etc…

Se por um lado corremos os riscos do engano por outro não ter fé significa deixar muitas lacunas a serem preenchidas no campo emocional.

Vamos ter como exemplo o homem que sabe que vai morrer, não aquele que vive cada dia esquecido deste fato, ambicioso e voraz atrás de mais e mais conquistas materiais como se fosse viver eternamente. O homem que sabe que vai morrer pode sofrer do efeito contrário do esquecido, este pode ter sua alma angustiada por saber de sua finitude, sendo apegado aos seus bens e a pessoas este sofre.

Ainda existe o terceiro homem, aquele que tem fé na reencarnação ou na eternidade, independente de provas cientificas este tem uma alma menos perturbada.

Se o homem que acredita na reencarnação ou vida eterna estiver errado ao menos este viveu uma vida com menos angústias.

Podemos utilizar a mesma linha de raciocínio para os solitários e desamparados, uma vez que estar ou não sozinho é apenas uma percepção, aquele que tem fé no mundo espiritual jamais se sente sozinho, muito menos desamparado. E novamente independente de ser uma realidade ou não,a vida dessas pessoas é menos dolorosa, pois tem suas lacunas emocionais preenchidas e sempre estão longe da depressão do mundo moderno.

A caridade coopera para uma sociedade mais justa e o desapego torna as pessoas mais atentas as suas verdadeiras necessidades e não aos luxos.

A fé em Deus da sentido a caminhada do homem sobre a terra, seja o Deus que for da religião que for.

É pela fé que atribuímos valores, julgamos a normalidade dos fatos e sustentamos nossos sentimentos.

Todos tem o direito a livre crença, mesmo aquelas sem fundamentos e as novas tendências religiosas politeístas.

Existe uma sutil diferença entre aquele que conversa com a estátua de Nossa Senhora de Fátima e o que fala com a estátua de Carlos Drummond Andrade, a diferença está na subjetividade na singularidade do direito a fé.

Autor: Hugo Costa

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior