posicionar politicamente

Tamanho
do Texto

O espírita pode se posicionar politicamente?

Neste ano teremos a Copa do Mundo do Catar e as eleições onde iremos eleger o próximo presidente e os governadores. Com isso, muitas pessoas irão dar a sua opinião sobre os candidatos, sobre os debates que serão feitos e também sobre as notícias que serão vinculadas.

A partir disso, pergunta-se: O espírita pode se posicionar politicamente? O que fazer quando o outro tiver uma opinião diferente?

No programa Sem Dúvida, da TV Mundo Maior, Alexandre Caldini, disse que sim, o espírita pode se posicionar politicamente.  Entretanto, faz uma ressalva:

“O espiritismo nada proíbe, porém, tudo o que fazemos gera uma consequência. O espírita pode se posicionar politicamente, ela pode dar a sua opinião. Porém, ele deve ficar atento em como comunicar essa opinião, nas consequências que virão”.

Política e espiritismo: o que diz a doutrina espírita?

A palestrante Pekka Kaarakainen, da Finlândia, disse no Mês Espírita Mundial, que devemos nos lembrar do objetivo do espiritismo.

“O item 51, de O Livro dos Médiuns, ressalta que é essencial utilizarmos o espiritismo em benefício do nosso desenvolvimento moral”. 

Entretanto, o que fazer quando o outro tiver uma opinião diferente?

Ainda na palestra, Pekka, citou que devemos compreender o que o outro fala. E também nos lembrou uma máxima do espiritismo que é caridade e benevolência.

“Uma das diretrizes do espiritismo é: sem caridade não há salvação. E ainda, se passarmos pelo Livro dos Espíritos veremos que o verdadeiro propósito da palavra caridade é, vista por Jesus, como: Benevolência para todos, misericórdia para as imperfeições dos outros, e perdão por insultos”, Pekka Kaarakainen

Com isso, se alguém não pensar igual a você, aceite! Procure não julgar! Pense que sem benevolência não há caridade, e sem ela, não poderemos nos desenvolver e assim atingir uma posição mais feliz.

Para finalizar, Pekka, apresentou 2 diretrizes fundamentais para este momento:

1º “amar uns aos outros”;

2º “Instruam-se, há outros ensinamentos”: leia, pesquise sobre o tema.

 

Deseja saber mais sobre Política e espiritismo? Acompanhe na programação do 1ª Mês Espírita Mundial um vídeo especial e esclarecedor sobre os precursores da ideia cristã e do Espiritismo.

https://www.youtube.com/watch?v=2Wpa15Z6KxI&t=1s

 

Confira também na  programação outros temas interessantes do Espiritismo!

Faça a sua inscrição pelo site do evento para receber todas as informações, curiosidades e a programação completa do  1ª Mês Espírita Mundial que será realizado durante todo o mês de abril Acesse: https://feal.com.br/mes-espirita-mundial

 

Dica de leitura Mundo Maior Editora

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior