Tamanho
do Texto

O ‘O TEMPO’ É MUITO LIDO, PORQUE É UM JORNAL CULTURAL E DEMOCRÁTICO

1

Vejamos um rápido histórico desta coluna em O TEMPO. Ela teve início em 2.000, com cerca, hoje, de 1.000 matérias já publicadas. E eis algumas dificuldades que ela enfrentou.

Por causa das difamações feitas contra o espiritismo pela Igreja e igrejas protestantes e evangélicas, durante décadas, o espiritismo ainda era visto, nos primeiros tempos da coluna  (2001), com muita desconfiança e até mesmo como coisa diabólica. De início, pois, até me mostrava espírita bem discretamente. Outra dificuldade que encontrei foi o fato de que os católicos, protestantes e evangélicos pensavam que os espíritas não soubessem nada de Bíblia. Mas como eu tinha estudado para padre Redentorista, eu havia adquirido um bom conhecimento bíblico. Porém, por não ser padre nem pastor, eu era visto, como se diz, como um biblista de araque!  E diga-se, de passagem, que para eu fazer o trabalho que faço hoje, tive que estudar muito mais de Bíblia e teologia.

E havia ainda também, naquela época, entre os médicos o resto de um sentimento de concorrência entre eles e os médiuns espíritas. É que, nos tratamentos de doenças, os médicos cobram de seus pacientes – o que considero normal –, enquanto que os médiuns trabalham gratuitamente. É oportuno que se diga aqui que os médiuns espíritas não prometem cura, mas apenas auxílio espiritual para ela e força para enfrentá-la, além de que os médiuns aconselham os pacientes para que jamais abandonem o tratamento médico. Mas há casos de desenganados pela medicina que encontram cura nas casas espíritas, entre eles, muitos médicos. Aliás, segundo as estatísticas, a religião que mais cura é a espírita. A verdade, às vezes, demora chegar, mas um dia, ela chega para todos! Nada ficará oculto. (Mateus 10: 26).  E assim, hoje, entre os médicos, muitos deles são médiuns e fazem importantes trabalhos mediúnicos e de médicos nas casas espíritas. E tudo é feito, é óbvio, gratuitamente.

Naqueles primeiros tempos de colunista, os nossos irmãos evangélicos eram os mais incomodados. Houve um de Varginha (MG) que disse, colocando um comentário em O TEMPO, que estava tão aborrecido com a coluna, que ele estava até doente de cama. Mas hoje, graças a Deus, tenho o prazer de ouvir de muitos desses nossos irmãos evangélicos que as minhas matérias acrescentam algumas coisas interessantes para quem estuda a Bíblia, e que, por isso, as colecionam.  E tenho ouvido isso, também, de católicos e adeptos de outros segmentos religiosos. Quanto aos espíritas e aos simpatizantes do espiritismo, eles adoram as matérias da coluna. Por isso, tenho até editado novos livros meus em forma de coletâneas delas. Um deles: “Presença espírita na Bíblia” até deu nome ao programa que este colunista apresenta na TV Mundo Maior.

Alegro-me por ver que, hoje, o O TEMPO é um dos mais importantes jornais do Brasil, exatamente, por ser conhecido como um jornal, de fato, democrático e de cultura. E alegro-me ainda também, pelo fato de o espaço dos comentários dos leitores sobre as matérias desta coluna, no Portal de O TEMPO (www.otempo.com.br), ter-se transformado num verdadeiro fórum de religiões, que alguns leitores têm dito que se trata do maior fórum religioso em jornais da América Latina, havendo atingido uma das últimas matérias nada menos do que 338 comentários!

PS: Show de lançamento do CD do Grupo Musical Voluntarius, com participação especial de Cacau Lopes, em 28-11-2015, às 19h, no Auditório do Colégio Monte Calvário.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior