Olimpíadas
Estamos prestes a iniciar mais uma Olimpíada , e desta vez no Brasil . Não vou entrar no mérito se este acontecimento é bom ou não para o País , Mas pretendo analisar aqui o comportamento nosso frente a principal Olimpíada que temos todos os dias , a Olimpíada das nossas vidas . A luta de todos nós frente aos obstáculos que temos contra as nossas imperfeições e que nos atrasam no caminho do Pódio maior que é a conquista da felicidade plena .
Assim como os atletas que disputarão esta Olimpíada, nós também temos que nos preparar todos os dias para este enfrentamento contra nossos adversários individuais ; o egoísmo , a vaidade , o preconceito , a intolerância entre outros e que estão sempre bem preparados para que num momento de descuido , aflorem do nosso âmago mostrando assim ainda não estarem erradicados do nosso Ser .
Podemos disputar nas mais diversas modalidades . Na corrida de revezamento que possamos alternar com nossos amigos do bem no amparo aos nossos irmão menos favorecidos . Na modalidade da ginástica olímpica , que possamos fazer malabarismos para atendermos os enfermos em suas maiores necessidades . Na natação , que possamos nos aventurar em águas profundas e escuras das obsessões que atormentam tantas pessoas . No salto em distância , que possamos em um salto largo , ajudar os idosos a passar pelos momentos tristes de abandono e desrespeito . Na corrida de 100 metros , que possamos ser ligeiros no atendimento e amparo às crianças desemparadas para chegarmos primeiros que aqueles que desejam desvirtuar seus caminhos . No tiro ao alvo , que possamos disparar balas de amor atingindo os corações daqueles que sofrem no desamor . Nos esportes em conjunto que possamos unidos acalmar o sofrimento de todos que passam por provações difíceis .
Enfrentarmos todos os desafios que nos são entregues no dia-dia desta olimpíada da vida , com determinação , ora vencendo , ora empatando , mas nunca entregando os pontos , fara de nós com certeza , vencedores da mais linda de todas as competições da nossa existência , a de tornarmos verdadeiros seres providos de sentimentos em consonância com Deus .
João Carlos Bacurau
* Artigo publicado no Jornal Cáritas – CE Padre Zabeu