A Palavra de Deus na Bíblia
A maioria de nossos detratores sempre afirma que a Bíblia é a palavra de
Deus. Que tudo que ali se encontra é absolutamente sem erros, devendo ser
seguido fielmente.
Quando dos ataques ao Espiritismo citam passagem do Antigo Testamento (p.e.
Deuteronômio 18, 10-11) exigindo que nós a cumpramos, pois por ela é proibida a
evocação dos mortos. Está bem, vamos por alguns momentos lhes dar razão, só que
para isso também faremos uma exigência: que cumpram TODAS AS OUTRAS
DETERMINAÇÕES constantes do Antigo Testamento, tais como:
Gêneses 17, 9-11: Disse mais Deus a Abraão:
Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações.
Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência:
todo macho entre vós serás circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso
prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. Disse mais Deus a
Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de
ti, nas suas gerações.
Gêneses 17, 14: – O incircunciso,
que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do
seu povo; quebrou a minha aliança.
Êxodo 20, 24: – Um altar de terra
me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas
pacíficas, as tuas ovelhas, e os teus bois; em todo o lugar onde eu fizer
celebrar a memória do meu nome, virei a ti, e te abençoarei.
Êxodo 21, 2: – Se comprares um servo
hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça.
Êxodo 21, 7: – Se um homem vender sua
filha para ser escrava, esta não lhe sairá como saem os escravos.
Êxodo 21, 12: – Quem ferir a outro
de modo que este morra, também será morto.
Êxodo 21, 15: – Quem ferir a seu pai ou a sua
mãe, será morto.
Êxodo 21, 16: – O que raptar a alguém, e o
vender, ou for achado na sua mão, será morto.
Êxodo 21, 17: – Quem amaldiçoar a seu pai
ou a sua mãe, será morto.
Êxodo 21, 23-25: – Mas se houver dano grave,
então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé
por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.
Êxodo 22, 2: – Se um ladrão for achado
arrombando uma casa, e, sendo ferido, morrer, quem o feriu não
será culpado do sangue.
Êxodo 22, 16: – Se alguém seduzir qualquer
virgem, que não estava desposada, e se deitar com ela, pagará seu dote e
a tomará por mulher.
Êxodo 22, 18: – A feiticeira não deixarás
viver.
Êxodo 22, 19: – Quem tiver coito com
animal, será morto.
Êxodo 22, 20: – Quem sacrificar aos deuses,
e não somente ao Senhor, será destruído.
Êxodo 31, 14: – Portanto guardareis o
sábado, porque santo é para vós outros; aquele que o profanar morrerá;
pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.
Êxodo 34, 19: – Todo que abre a madre é
meu, também de todo o teu gado, sendo macho, o que abre a madre de vacas e
de ovelhas.
Êxodo 34, 20: – O jumento, porém, que abrir a
madre, resgatá-lo-ás com cordeiro; mas, se o não resgatares, será desnucado
Remirás todos os primogênitos de teus filhos. Ninguém aparecerá diante de mim
de mãos vazias.
Êxodo 34, 26: – As primícias dos primeiros
frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR teu Deus. Não cozerás o cabrito
no leite de sua própria mãe.
Levítico 11, 7-8: – Também o porco,
porque tem unhas fendidas, e o casco dividido, mas não rumina; este vos será
imundo, da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; estes vos
serão imundos.
Levítico 11, 21-22: – Mas de todo o inseto
que voa, que anda sobre quatro pés, cujas pernas traseiras são mais
compridas, para saltar com elas sobre a terra, estes comereis. Deles
comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto
devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o
gafanhoto segundo a sua espécie.
Levítico 12, 2: – Fala aos filhos de Israel:
Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias,
como nos dias da sua menstruação será imunda.
Levítico 19, 11: – Não furtareis, nem
mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;
Levítico 19, 26: – Não comereis cousa
alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis.
Levítico 19, 27: – Não cortareis o cabelo
em redondo, nem danificareis as extremidades da barba.
Levítico 20, 9: – Se um homem amaldiçoar a
seu pai ou a sua mãe, será morto: amaldiçoou a seu pai ou a
sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele.
Levítico 20, 10: – Se um homem adulterar
com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.
Levítico 20, 13: – Se também um homem se
deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram cousa
abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.
Levítico 20, 18: – Se um homem se deitar
com a mulher no tempo da enfermidade dela, e lhe descobrir a nudez,
descobrindo a sua fonte, e ela descobrira a fonte do seu sangue, ambos serão
eliminados do meio do seu povo.
Levítico 20, 27: – O homem ou mulher que
sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos: serão
apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.
Levítico 21, 9: – Se a filha dum sacerdote
se desonra, prostituindo-se, profana a seu pai: com fogo será
queimada.
Levítico 21, 17-20: – Fala a Arão, dizendo:
Ninguém dos teus descendentes nas suas gerações, em quem houver algum
defeito, se chegará para oferecer o pão do seu Deus Pois nenhum homem
em quem houver defeito se chegará: como homem cego, ou coxo, de rosto mutilado,
ou desproporcionado, ou homem que tiver o pé quebrado, ou a mão quebrada, ou
corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou
que tiver testículo quebrado.
Levítico 26, 7: – Perseguireis os vossos
inimigos, e cairão à espada diante de vós.
Deuteronômio 21, 15-16: – Se um homem
tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem aborrece, e uma e
outra lhe derem filhos, e o primogênito for da aborrecida, no dia em que fizer
herdar a seus filhos aquilo que possuir, não poderá dar a primogenitura ao filho
da amada, preferindo-o ao filho da aborrecida, que é o primogênito.
Deuteronômio 21, 18-21: – Se alguém tiver
um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de
sua mãe, e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, pegarão nele seu pai e sua mãe
e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é
rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz: é dissoluto e beberrão. Então
todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim
eliminarás o mal do meio de ti: todo o Israel ouvirá e temerá.
Deuteronômio 22, 10: – Não lavrarás com
junta de boi e jumento.
Deuteronômio 22, 23-24: – Se houver moça
virgem, desposada, e um homem a achar na cidade e se deitar com ela,
então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que
morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porque humilhou a
mulher do seu próximo; assim eliminarás o mal do meio de ti.
Deuteronômio 23, 1 – Aquele a quem forem
trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na
assembléia do Senhor.
Deuteronômio 23, 2: – Nenhum bastardo
entrará na assembléia do Senhor; nem ainda a sua décima geração
entrará nela.
Deuteronômio 23, 13: – Dentre as tuas
armas terás um pau; e quando te abaixares fora, cavarás com ele, e,
volvendo-te, cobrirás o que defecaste.
Deuteronômio 24, 1: –Se um homem tomar uma
mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus
olhos, por ter ele achado cousa indecente nela, e se ele lhe lavrar um
termo de divórcio, e lho der na mão e a despedir de casa;
Deuteronômio 24, 16: – Os pais não serão
mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais: cada qual será
morto pelo seu pecado.
Deuteronômio 25, 5: – Se irmãos morarem
juntos, e um deles morrer, sem filhos, então a mulher do que
morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a
tomará e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de
cunhado.
Deuteronômio 25, 11-12: – Quando brigarem
dois homens, um contra o outro, e a mulher de um chegar para
livrar o marido da mão do que o fere, e ela estender a mão, e o pegar pelas
suas vergonhas, cortar-lhe-ás a mão: não a olharás com piedade.
Deuteronômio 28, 30: – Desposar-te-ás com
uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa,
porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não aproveitarás o seu fruto.
Deuteronômio 28, 53: – Comerás o fruto do
teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o
Senhor teu Deus, na angústia e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.
Ah! Já sei, vão dizer que em algumas passagens pegamos frases isoladas. Sim
fizemos isso para podermos usar da mesma “técnica” que usam quando o assunto é
combater o Espiritismo, assim estamos utilizando a mesma medida, pois “pesos
diferentes são abomináveis ao Senhor” (Provérbios 20, 23).
Vamos agora demonstrar que a tese da “inerrância” da Bíblia não tem sentido
algum. E mais, que apesar de quase todas as correntes religiosas a terem como se
fosse a própria palavra de Deus, não se apercebem do absurdo, pois estariam
colocando Deus sendo incoerente consigo mesmo.
Temos que deixar de lado esta estreita maneira de pensar para realmente
vermos que na Bíblia nem tudo é de inspiração Divina. Nela encontramos opiniões
pessoais de vários de seus autores que nunca poderiam ser levadas à conta de
inspiração divina, sob pena de passarmos suas divergências ao próprio Deus o que
seria um absurdo.
Não queremos com isso desprezar o valor dos ensinamentos de Jesus contidos no
Novo Testamento, apenas queremos ressaltar que não podemos em sã consciência, e
até por pura coerência, ter tudo que ali está como a mais absoluta verdade,
proveniente, vamos dizer, da “boca” de Deus.
Vejamos, então algumas divergências que encontramos no Novo Testamento:
Genealogia de Jesus
Mateus 1:1-17 – Livro da geração de Jesus
Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó;
Jacó, a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez e a Zerá; Perez gerou
a Esrom; Esrom, a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a
Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; este de Rute gerou a Obede; e Obede, a
Jessé; Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que foi mulher de
Urias; Salomão gerou a Roboão; Roboão, a Abias; Abias, a Asa; Asa gerou a
Josafá; Josafá, a Jorão; Jorão, a Uzias; Uzias gerou a Jotão; Jotão, a Acaz;
Acaz, a Ezequias; Ezequias gerou a Manassés; Manassés, a Amom; Amom, a Josias;
Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos, no tempo do exílio em Babilônia. Depois
do exílio em Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel, a Zorobabel;
Zorobabel, a Abiúde; Abiúde, a Eliaquim; Eliaquim, a Azor; Azor gerou a Sadoque;
Sadoque, a Aquim; Aquim, a Eliúde; Eliúde gerou a Eleázar; Eleázar, a Matã;
Matã, a Jacó. E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se
chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são
catorze; desde Davi até ao desterro para a Babilônia, catorze; e desde o
desterro para a Babilônia até Cristo, catorze.
Lucas 3:23-38 – Ora, tinha Jesus cerca de
trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José,
filho de Heli, Heli filho de Matã, Matã filho de Levi, Levi filho de Melqui,
este filho de Janai, filho de José, José filho de Matatias, Matatias filho de
Amós, Amós filho de Naum, este filho de Esli, filho de Nagaí, Nagaí filho de
Máate, Máate filho de Matatias, Matatias filho de Semei, este filho de José,
filho de Jodá, Jodá filho de Joanã, Joanã filho de Resá, Resá filho de
Zorobabel, este filho de Salatiel, filho de Neri, Neri filho de Melqui, Melqui
filho de Adi, Adi filho de Cosã, este de Elmadã, filho de Er, Er filho de Josué,
Josué filho de Eliézer, Eliézer filho de Jorim, este de Matã, filho de Levi,
Levi filho de Simeão, Simeão filho de Judá, Judá filho de José, este filho de
Jonã, filho de Eliaquim; Eliaquim filho de Meleá, Meleá filho de Mená, Mená
filho de Matatá, este filho de Natã; Natã filho de Davi, Davi filho de Jessé,
Jessé filho de Obede, Obede filho de Boaz, este filho de Salá, filho de Naassom;
Naassom filho de Aminadabe, Aminadabe filho de Admim, Admim filho de Arni, Arni
filho de Esrom, este filho de Faréz, filho de Judá; Judá filho de Jacó, Jacó
filho de Isaque, Isaque filho de Abraão, este filho de Terá, filho de Nacor;
Nacor filho de Seruque, Seruque filho de Ragaú, Ragaú filho de Fáleque, este de
Éber, filho de Salá; Salá filho de Cainã, Cainã filho de Arfaxade, Arfaxade
filho de Sem, este filho de Noé, filho Lameque; Lameque filho de Matusalém,
Matusalém filho de Enoque, Enoque filho de Jarete, este filho de Maleleel, filho
de Cainã; Cainã filho de Enos, Enos filho de Sete, e este filho de Adão, e Adão,
filho de Deus.
Percebe-se claramente que não são concordes as genealogias narradas por
Mateus e Lucas. Algumas pessoas querem, para que não fique evidenciada essa
divergência, que a de Lucas esteja baseada em relação à Maria, entretanto se
esquecem que naquela época as mulheres não tinham nenhum valor, e todas as
genealogias da Bíblia são colocadas em relação aos homens e não sobre as
mulheres.
Lugar onde seus pais moravam
Mateus 2:1 – Tendo Jesus nascido em Belém da
Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.
Mateus 2:13 – Tendo eles partido, eis que
aparece um anjo do Senhor a José em sonho, e diz: Dispõe-te, toma o menino e sua
mãe, foge para o Egito, e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de
procurar o menino para matar.
Mateus 2:21-23 – Dispôs-se ele, tomou o
menino e sua mãe, e regressou para a terra de Israel. Tendo, porém, ouvido que
Arquelau reinava na Judéia em lugar de se pai Herodes, temeu ir para lá; e, por
divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galiléia. E
foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito,
por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno.
Lucas 1:26-27 – No sexto mês foi o anjo
Gabriel enviado da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a
uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a
virgem chamava-se Maria.
Lucas 2:1 – Naqueles dias foi publicado um
decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para
recensear-se.
Lucas 2:3-5 – Todos iam alistar-se, cada um à
sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a
Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Pelo relato de Mateus a família de Jesus morava em Belém só depois é que se
mudou para Nazaré. Entretanto Lucas coloca a cidade de Nazaré como se fosse o
local onde vivia a sagrada família, que teve que ir à Belém apenas para atender
ao decreto do recenseamento.
O servo do Centurião
Mateus 8:5-6 – Tendo Jesus entrado em
Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz
em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente.
Lucas 7:1-2 – Tendo Jesus concluído todas as
suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum. E o servo do centurião, a
quem este muito estimava, estava, quase à morte.
Vejam que Mateus diz que o servo do centurião se encontra deitado em casa
sofrendo muito, pois era paralítico. Já Lucas diz que o servo estava quase à
morte.
O possesso de Gedara
Mateus 8:28 – Tendo ele chegado à outra
margem, á terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados,
saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por
aquele caminho.
Marcos 5:1-3 – Entrementes chegaram à outra
margem do mar, à terra dos gerasenos. Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros,
ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos
sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo.
Lucas 8:26-27 – Então rumaram para a terra dos gerasenos, fronteira da
Galiléia. Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu encontro um homem possesso
de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém
vivia nos sepulcros.
Mateus diz tratar-se de dois endemoninhados ao passo que Marcos e Lucas dizem
ser apenas um.
Cura de um paralítico
Mateus 9:1-2 – Entrando Jesus num barco,
passou para a outra banda, e foi para a sua própria cidade. E eis que lhe
trouxeram um paralítico deitado num leito.
Marcos 2:1-4 – Dias depois, entrou Jesus de
novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. Muitos afluíram para
ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a
palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro
homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o
eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura,
baixaram o leito em que jazia o doente.
Lucas 5:17-19 – Ora, aconteceu que num
daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e
mestres da lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de
Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. Vieram então uns
homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo
diante de Jesus. E não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão,
subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio,
diante de Jesus.
Na narrativa de Mateus o paralítico é levado a Jesus, deixando a entender que
não houve nenhum obstáculo para isso. Mas Marcos e Lucas dizem que tiveram que
descer tal paralítico do telhado, pois a multidão não deixava que o levassem a
Jesus. Mateus diz que Jesus chegou à sua cidade. Seria Nazaré? Marcos diz ser
Cafarnaum. Quanto a Lucas não diz em qual cidade.
Filha de Jairo
Mateus 9:18 – Enquanto estas cousas lhes
dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou, e disse: Minha filha faleceu
agora mesmo; mas vem, impõe a tua mão, e viverá.
Marcos 5:22-23 – Eis que se chaga a ele um
dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostra-se a seus pés, e
insistentemente lhe suplica: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos
sobre ela, para que seja salva, e viverá.
Lucas 8:41-42 – Eis que veio um homem chamado
Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe
suplicou que chegasse até a sua casa. Pois tinha uma filha única de uns doze
anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam.
Diferentemente de Marcos e Lucas que dizem que a filha de Jairo estava quase
morrendo Mateus já a tem como morta.
Cego e mudo?
Mateus 12:22 – Então lhe trouxeram um
endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.
Lucas 11:14 – De outra feita estava Jesus
expelindo um demônio que era mudo. E aconteceu que, ao sair o demônio, o mudo
passou a falar; e as multidões se admiraram.
Mateus diz ser o homem cego e mudo, mas Lucas diz tratar-se apenas de um mudo
o que estava possesso.
Cegos de Jericó
Mateus 20:29-30 – Saindo eles de Jericó, uma
grande multidão o acompanhava. E eis que dois cegos, assentados à beira do
caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem
compaixão de nós!
Marcos 10:46-47 – E foram para Jericó. Quando
ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu,
cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho. E, ouvindo
que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão
de mim!
Lucas 18:35-38 – Aconteceu que, ao
aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo
esmolas. E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era
aquilo. Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno. Então ele clamou: Jesus,
Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Aqui temos Mateus dizendo que eram dois cegos em contradição com Marcos e
Lucas que afirmam ser apenas um. Por que somente Marcos identifica quem era este
cego?
Mulher com alabastro
Mateus 26:6-7 – Ora, estando Jesus em
Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher, trazendo um
vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça,
estando ele à mesa.
Marcos 14:3 – Estando ele em betânia,
reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso
de alabastro com preciosismo perfume de nardo puro, e, quebrando o alabastro,
derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus.
Lucas 7, 36-38 – Convidou-o um dos fariseus
para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à
mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecador, sabendo que ele estava à mesa na
casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás,
aos seus pés, corando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios
cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento.
João 12:1-3 – Seis dias antes da páscoa, foi
Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os
mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que
estavam com ele à mesa. Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro,
mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e
encheu-se toda a casa com perfume do bálsamo.
Mateus e Marcos relatam que Jesus estava em casa de Simão, o leproso e que
uma mulher havia derramado o vaso de alabastro na cabeça de Jesus, não
identificando quem era ela. Só que João diz que a mulher era Maria a irmã de
Lázaro, que o fato acontecia na casa de Lázaro e que ao invés de jogar o perfume
na cabeça ela ungiu os pés de Jesus. Em Lucas temos que esta mulher é uma
pecadora, portando não poderia ser a Maria irmã de Lázaro.
Ressurreição
Mateus 28:1 – No findar do sábado, ao entrar
o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Lucas 23:54-56 – Era o dia da preparação e
começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo,
viram o túmulo e como o corpo de Jesus ali foi depositado. Então se retiraram
para preparar aromas e bálsamos. E no sábado descansaram, segundo o mandamento.
Lucas 24:1 – Mas, ao primeiro dia da semana,
alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.
João 20:1 – No primeiro dia da semana, Maria
Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra
estava revolvida.
Mateus diz que as Maria Madalena e a outra Maria foram ao sepulcro. João diz
que somente Maria Madalena tinha ido e Lucas diz ter sido as mulheres que tinham
vindo com Jesus desde a Galiléia, sem especificar quais eram essas mulheres.
Quem apareceu às mulheres?
Mateus 28, 2-3: E eis que houve um grande
terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e
assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago e a sua veste alva
como a neve.
Marcos 16, 4-5: E, olhando, viram que a pedra
já estava revolvida; pois era muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem
assentado ao lado direito, vestido de brando, e ficaram surpreendidas e
atemorizadas.
Lucas 24, 2-4: E encontram a pedra removida
do sepulcro; mas, ao entrar, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Aconteceu que,
perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes
resplandecentes.
João 20, 11-12: Maria, entretanto, permanecia
junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se e olhou para
dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde o corpo de
Jesus fora posto, um à cabeceira e outro aos pés.
Vejam a divergência na quantidade e na forma da aparição. Apesar dela ser
registrada por todos os evangelistas Mateus diz ser um anjo, Marcos um jovem,
Lucas dois varões e João dois anjos.
Carregar a cruz
Mateus 27:32 – Ao saírem, encontraram um
cireneu, chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz.
Marcos 15:21 – E obrigaram a Simão Cireneu,
que passava, vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar-lhe a cruz.
Lucas 23:26 – E como o conduzissem,
constrangendo um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo, puseram-lhe a cruz
sobre os ombros, para que a levasse após Jesus.
João 19:17 – Tomaram eles, pois, a Jesus; e
ele próprio, carregando a sua cruz, sal para o lugar chamado Calvário, Gólgota
em hebraico.
Mateus, Marcos e Lucas dizem que o cireneu chamado Simão foi obrigado a
carregar a cruz de Jesus, enquanto que João diz que foi o próprio Jesus quem
levou a cruz.
Bom ladrão
Mateus 27: 38 e 44 – E foram crucificados com
ele dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda. E os mesmos
impropérios lhe diziam também os ladrões que haviam sido crucificado com ele.
Marcos 15:27 e 32 – Com ele crucificaram dois
ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda. Também os que com ele foram
crucificados o insultavam.
Lucas 23:39-43 – Um dos malfeitores
crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti
mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro repreendeu-o dizendo: Nem
ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós na verdade com justiça,
porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.
E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhes
respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
João 19:18 – Onde o crucificaram, e com ele
outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
Mateus, Marcos e João nada relatam de qualquer diálogo entre os três
crucificados.Os dois primeiros dizem que os ladrões estavam, isto sim, entre os
que escarneciam de Jesus. Só Lucas diz que Jesus teria dito para um deles que
hoje estarás comigo no Paraíso. Se isso aconteceu temos uma contradição de
Jesus, pois ele mesmo disse: a cada um segundo suas obras. (Mateus 16, 27)
Quando do episódio com Madalena após sua ressurreição disse Jesus a Madalena:
Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e
dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus (João 20,
17). Ora, se Jesus três dias após sua morte ainda não tinha subido ao Pai como
ele poderia ter afirmado ao “bom ladrão” que hoje estarás comigo, ou
seja, justamente no dia de sua morte na cruz. Por outro lado ao reconhecer que
“nós na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos
merecem; mas este nenhum mal fez” ele está aceitando a justiça dos homens, por
mais forte razão aceitaria a justiça de Deus que lhe daria uma pena merecida.
Também ele não aceitaria uma recompensa por algo que não tenha feito, não é
mesmo? Já falamos várias vezes, mas não custa repetir, coloquemos a frase do
seguinte modo: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso? É muito mais
condizente com a justiça divina, pois somente irá para o Paraíso quando tiver
realizado as obras que venham a fazê-lo merecer este paraíso, não importando
quanto tempo levará para isso.
Realmente para que a compreensão do Novo Testamento se faça de forma
adequada, não podemos colocar tudo como palavra de Deus, principalmente coisas
que não podem de forma alguma serem-Lhe atribuídas. Devemos ter a capacidade de
saber separar, nas narrativas bíblicas, o que é de Deus, o que é de Jesus e,
finalmente, o que é opinião pessoal do próprio autor, pois sem isso fatalmente
teremos várias e inexplicáveis contradições, que de não poderemos de maneira
nenhuma atribuí-las a inspiração divina.
Entretanto os seguimentos religiosos que combatem a Doutrina Espírita afirmam
categoricamente que a Bíblia é a palavra de Deus. Já que pensam assim deveriam
seguí-la incondicionalmente. Mas não é o que fazem os seus líderes. Exigem que
os outros cumpram tudo o que ali está, mas não quanto a eles próprios.
São os fariseus modernos, são os mesmos de outrora quando Jesus disse sobre
eles: Não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos
pesados (e difíceis de carregar) e os põem sobre os ombros dos homens,
entretanto eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam, porém todas as
suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus
filactérios e alongam as suas franjas. (Mateus 23, 3-5).
Analisaremos algumas passagens do Novo Testamento, para vermos se eles
realmente cumprem fielmente a palavra de Deus. Chamamos a sua atenção para o que
colocaremos em negrito. Vamos a elas, então:
Marcos 16, 18: Pegarão em serpentes; e, se
alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as
mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
Até hoje nunca vi nenhum deles pegando em serpentes ou bebendo algo
mortífero. Não está dito que não lhes farão mal, já que conforme a Bíblia estes
sinais seguirão os que crerem.
Atos 2,44-45: Todos os que creram estavam
juntos, e tinham tudo em comum. Vendiam as propriedades e bens, distribuindo
o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
Será que todos que não se cansam de afirmar que são fiéis cumpridores da
palavra de Deus vendem seus bens e propriedades para distribuir aos
necessitados?
Atos 5, 38-39: Agora vos digo: Daí de mão a
estes homens, deixai-os; porque se este conselho ou esta obra vem de homens,
perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais,
porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele.
Vivem combatendo a religião dos outros como se tivessem alguma procuração de
Deus para tal ofício. Mas se esquecem que na Bíblia é dito para deixar os outros
em paz, pois correm o risco de estarem lutando contra Deus, já que tais
convicções podem estar inspiradas por Deus e se assim for nada lhes farão
obstáculo, entretanto se forem dos homens com absoluta certeza perecerão.
Atos 10, 34-35: Então falou Pedro, dizendo:
Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; pelo
contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é
aceitável.
Romanos 2, 11: Porque, para com Deus, não
há acepção de pessoas.
Tiago 2, 9-10: Se, todavia, fazeis acepção
de pessoas, cometereis pecado, sendo argüidos pela lei como
transgressores. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só
ponto, se torna culpado de todos.
Apesar de toda clareza quanto a não devermos fazer qualquer tipo de
discriminação de pessoas. Eles mesmos as praticam quando pregam um sectarismo
religioso, se julgando os únicos donos da verdade e que apenas eles serão
salvos. Pobres coitados, pois: se tropeçam em um só ponto, se tornam culpado de
todos, conforme lemos em Tiago 2, 10.
Atos 15, 20: Mas escrever-lhes que se
abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais
ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.
Gostaríamos de observá-los à mesa. Será que não comem mesmo a carne dos
animais sufocados? E o sangue dos animais, será que não faz parte do seu
cardápio diário?
Romanos 2, 1: Portanto, és indesculpável
quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque, no que julgas o
outro, a ti mesmo te condenas, pois praticas as próprias cousas que
condenas.
Não os vemos constantemente nos meios de comunicação a julgar as ações dos
outros, será que não sabem que a palavra de Deus diz que somos indesculpáveis
quando julgamos? Mais ainda, ela não diz que julgamos as mesmas coisas que
praticamos? E onde fica quem tiver sem pecados atire a primeira pedra?
Romanos 7, 6: Agora, porém, libertados da
lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos
em novidade de espírito e não na caducidade da letra.
Hebreus 8, 6-9 e 13: Agora, com efeito,
obteve Jesus ministério tanto mais excelente quanto é ele também mediador de
superior aliança instituída com base em superiores promessas. Porque, se
aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria
sendo buscado lugar para segunda. E, de fato, repreendendo-os diz: Eis aí
vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a
casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os
tomei pela mão, para os conduzir até fora do Egito; pois eles não continuaram na
minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Quando ele diz Nova,
torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido
está prestes a desaparecer.
Estas passagens são muito importantes. Dizem de maneira clara que a antiga
aliança, qual seja o Antigo Testamento, não possui mais nenhum valor, pois se
tornou caduco, velho e antiquado. Entretanto quase tudo que tiram da Bíblia para
condenar o Espiritismo é retirado do Antigo Testamento. Parece mesmo que só
encontram nela aquilo que seguem. É lá que encontramos o contrário do que Jesus
nos manda fazer: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.
Por isso a necessidade de mudar os velhos conceitos de Moisés.
Romanos 13, 6-8: Por esse motivo também
pagais tributos: porque são ministros de Deus, atendendo constantemente a este
serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem o tributo, tributo; a quem
imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A
ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns
aos outros; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
Intransigentes em seus preceitos para os outros, não fazem o que devem.
Perguntaria: A palavra de Deus não nos manda pagar os tributos e impostos,
respeitar e honrar e que não devemos ficar devendo coisa alguma? Sim. Então
novamente pergunto: Fazem isso? Ou na questão dos impostos e tributos se
justificam dizendo que não pagam porque existe corrupção no serviço público?
Ora, não encontramos na Bíblia nenhuma exceção para o não pagamento, e aí como
ficamos?
Romanos 14, 1-5: Acolhei ao que é débil na
fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode
comer, mas o débil come legumes; quem come não despreza ao que não come; e o que
não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que julgas
o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em
pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz diferença entre dia e dia;
outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua
própria mente.
A palavra de Deus não recomenda acolher os fracos, mas sem discutir opiniões?
Será que é o que fazem? Ou querem a todo custo que pensem como eles. Como ficam
a julgar a opinião religiosa dos outros, se também está lá a condenação ao
julgamento? Se a Bíblia não deixa dúvida alguma quanto ao respeito que devemos
ter para com a opinião do outro, inclusive diz que cada um tenha opinião bem
definida em sua própria mente, não diz, portanto para tentarmos mudar a opinião
de ninguém, não é mesmo?
Romanos 14, 22: A fé que tens, tem-na para
ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena
naquilo que aprova.
Se ainda pudesse persistir alguma dúvida quanto à citação anterior, aqui
não poderá mais existir. É cristalino que devemos ter a nossa fé somente para
nós e perante Deus. Bem contrário aos que procuram de todas as maneiras, até
mesmo usando de má-fé, quando não adulteram o pensamento dos outros para
sustentarem a sua verdade.
Romanos 15, 20: Esforçando-me deste modo por
pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar
sobre fundamento alheio.
Para as pessoas que dizem seguir a Jesus, conforme a palavra de Deus não
deveria ser pregado mais nada para não edificar sobre fundamento alheio. Muitas
vezes sem perguntarem a quem seguimos querem pregar suas idéias, contrariando
assim a Bíblia.
1 Coríntios 11, 5-6: Toda mulher, porém, que
ora, ou profetiza, com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é
como se a tivesse rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso que
rape o cabelo.
Se formos fazer uma visita em seus templos encontraremos todas as mulheres de
véu ou com o cabelo raspado? Não. Uai! Então não seguem a palavra de Deus que
afirmam seguir? A não ser que devamos entender que não é toda palavra de Deus
que é para se seguir.
1 Coríntios 14, 34-35: Conservem-se as
mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar;
mas estejam submissas como também a lei o determina. Se porém, querem
aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seus próprios maridos, porque
para a mulher é vergonhoso falar na igreja.
Nas igrejas, as mulheres permanecem caladas? Com base em que algumas exercem
a função de pastor? Não é que somos contra isso, é por não constar da palavra de
Deus já que fazem tanta questão de dizer que a seguem fielmente e somente eles a
seguem.
Efésios 4, 14: Para que não mais sejamos
como meninos, agitados de um lado para outro, e levados ao redor por todo
vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao
erro.
Colossenses 2, 8: Cuidado que ninguém vos
venha a enredar com a sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos
homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.
Até parece uma profecia estas passagens, pois já dizia para não seguirmos as
doutrinas baseadas na artimanha e astúcia dos homens que só nos induzem ao erro.
Vejam: Jesus diz claramente que a cada um segundo suas obras (Mateus 16, 27), no
entanto dizem que só por crerem em Jesus estarão salvos, achamos que no fundo
pedem mais é para crerem neles mesmos. Prometem aos seus profitentes que quanto
mais dízimos derem mais Deus lhes proverá de tudo que necessitam, como se tal
filosofia fosse de Jesus.
Efésios 4, 29: Não saia da vossa boca
nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para
edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem.
Não cansam de efetuar calúnias contra o Espiritismo. Distorcem fatos somente
para lhes cobrir os argumentos, agindo de maneira desonesta. Tudo frontalmente
contra a palavra de Deus, que insistentemente dizem seguir.
Efésios 6, 9: E vós, senhores, de igual
modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor,
tanto deles como vosso, está nos céus, e que para com ele não há
acepção de pessoas.
Colossenses 3, 25: Pois aquele que faz
injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de
pessoas.
Algumas vezes ameaçam aos outros, principalmente com o “fogo do inferno” se
não rezarem pela Bíblia deles, como se Deus fizesse alguma acepção de pessoas.
Bem contrário ao que consta da palavra de Deus constante da Bíblia. Querem a
todo custo impor seus conceitos e dogmas religiosos aos outros, não respeitando
o direto do outro em seguir o caminho que melhor lhe convier.
1 Tessalonicenses 2, 9: Porque vos recordais,
irmãos, no nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não
vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus.
2 Tessalonicenses 3, 7-10: Pois vós mesmos
estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos
portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão, de graça, à
custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia,
trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não
tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós
mesmos, para nos imitardes. Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto:
Se alguém não quer trabalhar, também não coma.
1 Pedro 5, 2-3: Pastoreai o rebanho
de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente,
como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como
dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do
rebanho.
Não vemos os seus líderes viverem à custa dos outros, via dízimo
arrecadado? A imprensa noticiou casos em que os salários de alguns eram baseados
em percentual do dízimo arrecadado. É por isso que afirmamos que o Deus deles é
MAMON, não o nosso Deus citado por Jesus, o Deus-Pai. Será que ao conduzir o seu
rebanho não são dominadores nem gananciosos?
1 Timóteo 6, 3-10: Se alguém ensina
outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor
Jesus Cristo, e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada
entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem
inveja, provocações, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim,
por homens cuja mente é pervertida, e privados da verdade, supondo que a
piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o
contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos
levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os
que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas
concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e
perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e alguns,
nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmo se atormentaram com muitas dores.
Achamos que o amor ao dinheiro é a causa dos ataques que fazem à Doutrina
Espírita. Como dizemos que a nossa salvação se encontra em nossas próprias mãos,
somos uma ameaça aos líderes, assalariados pelos dízimos, que pregam serem os
que possuem a “chave” da porta do céu. Com a ameaça do “fogo do inferno” retiram
dos seus seguidores o suado dinheiro recebido pelo trabalho de cada um. São uns
verdadeiros “usurpadores da casa de viúvas” como dizia Jesus. Por isso vivem a
pregar difamações contra o Espiritismo.
Tiago 3,13-14: Quem entre vós é sábio e
entendido? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno
proceder, as suas obras. Se pelo contrário, tendes em vosso
coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso,
nem mintais contra a verdade.
Consideram-se os únicos bons entendedores da Bíblia. Não utilizam a mansidão
quando é o caso de atacar os Espíritas. São facciosos, muitas vezes usam da
mentira para sustentar suas posições. Tudo fatalmente contrário à palavra de
Deus.
1 Pedro 3, 8: Finalmente, sede todos
de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos,
humildes, não pagando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo
contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes
bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes, refreie a
sua língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do
mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcança-la.
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão
abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam
males.
Se seguissem estas recomendações todos nós viveríamos em paz uns com os
outros, mesmo pertencendo a correntes religiosas diferentes, mas infelizmente
não é o que acontece.
2 Pedro 2, 12-14: Esses, todavia, como
brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando
mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser
destruídos, recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam.
Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e
deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto
banqueteiam junto convosco, tendo olhos cheios de adultério e insaciáveis no
pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na
avareza, filhos malditos.
2 Pedro 3, 16: Ao falar acerca destes
assuntos, como de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há
certas cousas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam,
como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
É a situação que se encontram quando querem combater o Espiritismo. Nunca o
estudaram, nada sabem a nosso respeito, pois só assim se poderia justificar
tantos ataques, tantas calúnias, tantas inverdades, tantas deformações, mas se
chegam a mudar até as Escrituras, o que se pode esperar deles? Todos os
princípios que adotamos constam da Bíblia, não a deles é claro, mas daquela que
contem os ensinamentos de Jesus, pois em nada somos contrários ao que Ele
ensinou, muito antes pelo contrário, estamos é para reforçar tudo quanto nos
deixou. Mas como o salário da injustiça é a injustiça, que Deus tenha piedade de
suas almas.
Qual a conclusão de tiramos de tudo isso. É que a bem da verdade não seguem
em nada as orientações da palavra de Deus constante da Bíblia. Muitas vezes
apenas as distorcem para combater ao que chamam de “obra do demônio”. Entretanto
lhes responderemos com as palavras de Jesus: Se Satanás expele a Satanás,
dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistira o seu reino? Na
Doutrina Espírita só se diz para seguirmos a Jesus, sempre fazer o bem, perdoar
infinitamente, não caluniar quem quer que seja, tudo, portanto contrário ao
reino do demônio.
Na divulgação de Seus ensinos, palavra de Deus aos homens, Jesus sofreu
constante e sistemático ataque dos sacerdotes, dos fariseus e dos saduceus,
culminado com toda aquela trama que O levou à morte na cruz. Nos nossos dias o
Espiritismo, sob inspiração do Alto, querendo elucidar o verdadeiro sentido dos
ensinos de Jesus, sofre o ataque de alguns líderes religiosos, são eles os
sacerdotes, os fariseus e saduceus modernos. Serão eles a reencarnação dos
antigos? O tempo passa, mas seus métodos são os mesmos de outrora.
Mas como se diz num adágio popular: Só se atiram pedras em árvore que dá
frutos, deve ser por isso que tanto nos combatem.
Abr/2001.
Fonte Bíblica (usadas pelos protestantes/evangélicos): A Bíblia Anotada = The
Ryrie Study Bible / Texto bíblico: Versão Almeida, Revista e Atualizada, com
introdução, esboço, referências laterais e notas por Charles Caldwell Ryrie;
Tradução de Carlos Oswaldo Cardoso Pinto. – São Paulo; Mundo Cristão, 1994.