palingenesia renascimento

Tamanho
do Texto

PALINGENESIA, UM ELO DE UNIÃO DAS RELIGIÕES

Em atenção aos comentaristas dessa coluna no portal de O TEMPO (www.otempo.com.br), voltamos à palingenesia, sinônima de reencarnação, e que aparece na Bíblia em vez de reencarnação. Nós a encontramos em Tito 3: 5, e Mateus 19: 28, traduzida erradamente por ‘regeneração’ pelos tradutores da Bíblia contrários à reencarnação. A regeneração ocorre durante os tempos da palingenesia, mas esta não é a ‘regeneração’ propriamente dita. Recomendo, pois, aos queridos leitores desta coluna a confirmação nos dicionários de português. Eles dizem: palingenesia é o retorno à vida’ ou ‘nascer de novo’. E é a mesma palavra grega na Bíblia.

 Essa palavra reencarnação só foi criada por Kardec, mais ou menos, em 1850, daí por que ela não aparece na Bíblia, mas aparece, como foi dito, com o seu sinônimo: palingenesia. E ela pertenceu ao cristianismo até o Segundo Concílio Ecumênico de Constantinopla, em 553. Às vezes, ela se encontra também na Bíblia com os nomes de geração e ressurreição, a qual é do espírito e não do corpo segundo o ensino paulino (1 Coríntios 15: 44). E Jesus ensinou também que os ressuscitados são como os anjos (Mateus 22: 30). E os anjos não têm corpos! O corpo volta para seu pó, donde veio. Aliás, no mundo espiritual, não há lugar para a matéria densa! “Isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a incorrupção herdar a corrupção.” (1 Coríntios 15: 50).  A corrupção é da matéria. E eis um exemplo da palavra ressurreição na Bíblia com o sentido de palingenesia: “Por aquele tempo, ouviu o tetrarca Herodes a fama de Jesus, e disse aos que o serviam: Ele é João Batista; ele ‘ressuscitou’ dos mortos e, por isso, nele operam essas forças miraculosas.” (São Mateus 14: 1 e 2). João Batista já tinha morrido e cujo corpo estava, pois, no cemitério. Ora, se Herodes pensava que Jesus fosse João Batista ressuscitado, só podia ser o espírito do Batista que se teria reencarnado no corpo de Jesus. Trata-se de um erro de Herodes, mas esse erro prova que os judeus consideravam a ressurreição como sinônimo de palingenesia. (Para saber mais, meu livro: “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, Ed. EBM-Megalivros, Santo André, SP).

 Deus criou o espírito para encarnar-se como ocorreu, figuradamente, com Adão: Deus soprou nas narinas de Adão a alma dele. Em outras palavras, a alma de Adão se encarnou no seu corpo. Por que, então, Deus não poderia colocá-la, novamente, em outro corpo novo criado, vivificando-o também?

 Ademais, a ciência espiritualista, geralmente, aceita a palingenesia que, hoje, tem adeptos em todas as religiões. E assim, ela é um elo de união entre todas elas!

 

Autor: Jose Reis Chaves

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior