Tamanho
do Texto

Perda de Entes Queridos

Lidar com a perda dos entes queridos é sempre muito difícil. Vivenciar a separação dos entes queridos infelizmente é algo inevitável na vida, que cedo ou tarde todos experimentarão.

Embora cada pessoa reaja de uma forma diferente diante do luto, a morte de um ente querido, é sem dúvida, uma das dores mais profundas que podemos sentir e quem já passou por essa experiência pode compreender com maior propriedade.

 

Sabemos que a dor faz parte de um processo natural da condição humana, mas aprender a superá-la não é fácil e requer tempo de adaptação e aceitação. Para o psiquiatra e fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung, não há despertar da consciência sem dor. “As pessoas farão de tudo, chegando ao limite do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Mas, ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim ao se conscientizar da escuridão”.

 

Quando perdemos um ente querido nos deparamos com a finitude da vida física e com o sentimento de impotência diante da partida de quem amamos e desejamos ter sempre por perto. Um misto emoções se misturam dentro de nós. Sentimentos identificados e descritos pela pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross como as fases comuns do período de luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

 

Mas se não podemos evitar esses acontecimentos em nossas vidas, nem mesmo o sofrimento,  encontrar o consolo na fé e esclarecimento no conhecimento espiritual diante e um território desconhecido e amedrontador como a morte, significa grande oportunidade de descobrir que a vida continua após a morte do corpo e que a separação dos entes queridos é apenas temporária.

Imaginem quantas angústias poderiam ser amenizadas, se mais pessoas pudessem ter em seus corações a certeza de que apesar de estar em planos diferentes, por algum tempo, para o amor não existe tempo nem espaço, os laços permanecem além do túmulo.

 

Esclarece também a luz do Espiritismo que as dores inconsoláveis dos que ficam na Terra afetam os Espíritos que partiram. Então o melhor que podemos fazer por quem amamos é desejar com todo coração que os que partiram possam ser felizes em sua nova etapa da vida, ao mesmo tempo em que devemos buscar o equilíbrio das nossas emoções, confiantes que em breve aqueles que se amam verdadeiramente se reencontrarão novamente.

 

A Doutrina Espírita também nos oferece o conhecimento para o entendimento das dores e perdas na vida, assim como ressignifica a morte ao mostrar que ela não é o fim, mas apenas uma transição.  

 

Relata Deusa Samu, psicóloga especializada em situações de luto, como o conhecimento espiritual a ajuda no trabalho com seus pacientes de forma integral: “Para viver em equilíbrio você precisa de respostas. E a Doutrina dos Espíritos dizendo para nós que você é um espírito imortal, que você está aqui e vai para algum lugar, você não acaba, isso muda tudo”.

 

Reflete Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier ante os que partiram: “Pensa neles com a saudade convertida em oração. As tuas preces de amor representam acordes de esperança e devotamento, despertando-os para visões mais altas na vida. Quando puderes, realiza por eles as tarefas em que estimariam prosseguir e tê-los-ás contigo por infatigáveis zeladores de teus dias”.

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior