O Yoga, o budismo, a cabala, o antigo Ka egípcio (desde cinco[J1] mil anos antes de Cristo) e várias outras correntes espiritualistas, com destaque desde tempos remotos, falam nos nossos vários corpos sutis, com destaque em português com o nome de corpo astral. O espiritismo os resume todos com o nome de perispírito, que une o espírito (alma) com o corpo carnal através do duplo etérico.
Para os seguidores da Bíblia, é importante destacar que também ela fala no corpo astral, denominando-o de corpo espiritual, e que São Paulo sobre ele assim se expressa: “Semeia-se corpo animal (natural) e ressuscita ‘corpo espiritual” (1 Coríntios 14: 44). Dizendo de outro modo, sepulta-se o corpo carnal morto e ressuscita (ressurge) o corpo espiritual. Não é, pois, o corpo carnal que ressuscita, apesar da afirmação do respeitado dogma da ressurreição da carne da Igreja dizer que é do espírito com a carne. E São Paulo fala também em viagem astral quando diz que foi arreb que sãoatado até o Terceiro Céu, não sabendo se foi com o corpo ou sem ele. (2 Coríntios 12: 2), Há uma parte dos antropólogos, obviamente materialistas, que dizem não terem prova da verdade sobre esses assuntos de corpo astral e viagem astral que estamos abordando nesta coluna, apesar de eles reconhecerem que se trata de um assunto, praticamente universal e milenar. Mas esse assunto não é bem uma disciplina de exclusividade somente do antropólogo, mas também de outras áreas de profissionais da Ciência que reconhecem a sua realidade, como pesos pesados[J2] renomados que são de vários outros segmentos das ciências.
PS: Com este colunista, “Presença Espírita na Bíblia”, na TV Mundo Maior, e a 2a edição da tradução da Bíblia (NT), revisada, com notas inéditas interlineares. Contato: Cássia e Cléia. contato@editorachicoxavier.com.br
Autor: José Reis Chaves