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É Permitido Repreender os Outros?

É Permitido Repreender os Outros?

Com este título, Kardec propõe três questões que são respondidas pelo
Espírito S. Luís, em Paris, no ano de 1860.

Na primeira delas é que vamos nos deter por agora, quando Kardec pergunta: –
“Ninguém sendo perfeito, seguir-se-á que ninguém tem o direito de repreender o
seu próximo?” Resposta – “Certamente que não é essa a conclusão a tirar-se,
porquanto cada um de vós deve trabalhar pelo progresso de todos e, sobretudo,
daqueles cuja tutela vos foi confiada. Mas, por isso mesmo, deveis fazê-lo com
moderação, para um fim útil, e não, como as mais das vezes, pelo prazer de
denegrir. Neste último caso, a repreensão é uma maldade; no primeiro, é um dever
que a caridade manda seja cumprido com todo o cuidado possível. Ao demais, a
censura que alguém faça a outrem deve ao mesmo tempo dirigi-la a si próprio,
procurando saber se não a terá merecido.”

É bom lembrar que Jesus, tipo mais perfeito para servir de guia e modelo à
Humanidade, enviado por Deus, como na primeira parte da resposta acima, jamais
deixou de mostrar o erro nos quais os curados por Ele estavam inseridos, quando
dizia: – “(…) de futuro não tornes a pecar”. Mas, também, nunca repreendeu
alguém com o intuito de desacreditá-lo junto à sociedade; ao contrário, como no
caso da mulher surpreendida em adultério, disse: -“Aquele dentre vós que estiver
sem pecado, atire a primeira pedra.” Fez, como está no final da resposta de S.
Luís, que antes de julgarmos os outros, devemos verificar se esse julgamento não
nos cabe também.

Sem dúvida alguma, a crítica irresponsável, o notar as imperfeições alheias,
a maledicência fazem parte do cotidiano da grande massa da população terrena,
fruto, ainda, das nossas imperfeições que nos acompanham há milênios. É uma
anormalidade que com freqüência praticamos como se fosse normal, já que
automatizamos tais pensamentos, palavras e ações infelizes sem nos
conscientizarmos do mal que proporcionamos aos nossos semelhantes. Vemos, com
muita tristeza, como os meios de comunicação, nas suas mais variadas formas, se
utilizam dessas prerrogativas infelizes, sabedoras de que coisas dessa natureza
é que vendem e dão altos índices de audiência. O que mostra como ainda estamos
atrasados moralmente.

Lemos outro dia, numa coluna de jornal, pequeno artigo que contava uma
história mais ou menos assim: “Cada pessoa caminha na vida carregando duas
sacolas, uma no peito e outra nas costas. Na do peito estão contidas as
virtudes, e na das costas, os vícios. Cada um de nós só vê as costas dos que vão
à frente, portanto, só os defeitos dos outros, esquecendo-nos de que os que vêm
atrás de nós vêem os nossos defeitos também.”

Atitudes dignas para com os semelhantes deveriam ser rotineiras e não fatos
isolados que chegam a ser destacados como coisas extraordinárias.

Costumamos dizer em nossas palestras que cada pessoa deveria ter um disjuntor
moral na língua, que desarmasse automaticamente, quando fôssemos falar mal de
alguém e, assim, ficaríamos mudos, só retornando a voz quando fôssemos falar
coisas boas daquela pessoa. Mas o disjuntor deveria ficar mesmo era no cérebro,
para que toda vez que um pensamento infeliz com relação a uma pessoa surgisse,
ele se desligasse e nós não indignificaríamos a ninguém. Esse disjuntor chama-se
autocontrole sobre o que pensamos, para que não falemos ou ajamos em desfavor
dos nossos semelhantes.

O Espiritismo nos mostra a necessidade da renovação pessoal na busca do ser
integral, principalmente agora, nesta era da Humanidade, norteada pelo amor que
deve unir a todas as criaturas.

Lutemos por corrigir os nossos defeitos e, como diz a parábola do Argueiro e
da Trave no olho, retiremos primeiro as nossas imperfeições, para só depois
vermos como poderemos “auxiliar” os outros a removerem as suas.

Reformador – Dezembro de 2001

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