Um dos temas que mais chama a atenção na doutrina espírita é a questão da reencarnação. Qual o seu objetivo? O que é a lei de reencarnação? Será que a reencarnação mata a morte? Depois que morremos, renascemos?
Durante a palestra “A reencarnação mata a morte” no Mês Espírita Mundial, a palestrante Ana Troche, do Centro Espírita Amor al Bien, Cabo Rojo, disse que já está comprovado cientificamente que ao deixar o corpo material a alma não morre, ela conserva sua personalidade moral, chamada espírito.
“A morte não deve ser temida porque ela não existe para o espírito. Somente o corpo material deixa de existir e se desintegra em seus elementos individuais para serem usados novamente em novos corpos que serão usados em outros seres”.
Evolução material e espiritual
Ainda na palestra, Ana nos ensinou que a reencarnação está associada ao conceito de evolução. Para o espiritismo, a evolução material e a evolução espiritual são os motores do Universo e da Vida.
A palestrante Ruth Urban da Cultura Espírita Renacimiento de Mayaguez disse que todo o espírito tem a oportunidade de melhorar a sua evolução. E isso depende do esforço de cada um.
Para completar, Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, nos ensinou que a evolução é natural e progressista já que o ser humano constrói caminhos em interação contínua com outros espíritos, muitas vezes conhecidos, familiares e amigos.
Lei de reencarnação: o que ela oferece?
De acordo com Ana Trecho, a lei de reencarnação oferece oportunidades ao espírito, já que ela estabelece normas para alcançá-las. E ainda, o mais importante é a intenção da encarnação, por exemplo, o que devo aprender nesta vida material.
A palestrante nos ensinou também que a lei da reencarnação está ligada à lei de causa e efeito, que dá boas ou más recompensas a partir do uso do livre-arbítrio.
E completou,
“Reencarnaremos quantas vezes forem necessários para o nosso crescimento e progresso, quer que acreditemos ou não na reencarnação. Então, a reencarnação mata a morte”.
E as pessoas que não acreditam na reencarnação, não irão reencarnar?
De acordo com Iván Figueroa, da Escuela Espírita Allan Kardec de San Juan, a lei da reencarnação não é natural para todos os seres humanos. Enquanto para alguns a encarnação foi boa, para outros foi amarga, e isso faz eles questionarem o por que de reencarnarem novamente. Porém,
“Isso é negar a lei de evolução e do progresso”
Iván, completou dizendo que dentro do movimento espírita existem muitas pessoas que dizem que não teriam que voltar a esse mundo novamente pelo simples fato de conhecer o espiritismo. Iván ressaltou:
“Dizer que não quer reencarnar é um reflexo do que resta em cada um de nós sobre o nosso orgulho e egoísmo. O progresso não é apenas para o meu benefício, com o meu crescimento. Tem a ver com a multiplicidade de espíritos e seus níveis de conhecimento e ignorância para que todos possam avançar”.
Para finalizar,
“A reencarnação nos dá em cada vida uma oportunidade de perdão, de reparação, de reconciliação entre os seres, de continuidade, de progresso”.
Deseja saber mais sobre a reencarnação? Acompanhe na programação do 1ª Mês Espírita Mundial um vídeo especial e esclarecedor sobre os precursores da ideia cristã e do Espiritismo.
Confira também na programação outros temas interessantes do Espiritismo!