Tamanho
do Texto

Quanto custa um abraço?

Um dia desses, ao ouvir uma música cantada pela banda mineira, Jota Quest, que dizia: o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, passei a me questionar quanto custa um abraço.

Nos anos 70, o ilustre cantor e compositor Gilberto Gil, em tributo à cidade maravilhosa, mencionava, dentre outros, o velho guerreiro Chacrinha, a população do Realengo, a torcida do Flamengo e todo o povo brasileiro, cantando aquele abraço.

O inesquecível velho guerreiro, em seus programas de TV, chamava pela Terezinha, mandando-lhe aquele abraço.

Pensando bem, são vários os tipos de abraços no cotidiano.

Os abraços das despedidas e os abraços das chegadas.

Os abraços das vitórias e os abraços das derrotas.

Os abraços entre lágrimas e os abraços entre risos.

Os abraços de incentivo plantando e fazendo brotar as esperanças.

Há, também, os abraços EAD, que são os abraços a distância, quando enviados através de um telefonema ou de uma carta, modalidades estas que estão seguindo a galope para os mundos dos desusos.

Existe, inclusive, o abraço terceirizado, já que estamos em época de terceirização. É aquele abraço quando alguém diz para o outro: mande o meu abraço pro fulano, ou pro ciclano ou beltrano.

Ocorre, também, os abraços de compromissos abnegados, quando alguém diz: estou abraçando a causa de…

Interessante que os abraços vão com os que seguem e ficam com os que não foram.

Então, amigo leitor, eis a questão: quanto custa um abraço?

Um abraço não custa apenas um abraço.

Através de um abraço ocorre o calor das trocas de energias positivas, dos bons sentimentos, do restabelecimento da amizade e de tantos outros compromissos.

Através de um abraço, ressurgem os encontros de reparação e os encantos dos amores sinceros.

Através de um abraço de um pai e/ou de uma mãe, é repassada aos filhos a confiança da proteção e do amparo para a vida.

De braços e abraços a humanidade precisa para a busca da felicidade, do entendimento recíproco e da compreensão do verdadeiro sentido da vida, a fim de prepararar a terra (= a intimidade de cada um) para receber e fazer brotar a semente da esperança, que se movimenta em paz para o mundo de fraternidade.

Afinal, quanto custa um abraço?

 

Autor: Hyerohydes Gonçalves

E-mail: hyero.cap@gmail.com

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior