Tamanho
do Texto

Que Mundo É Este?

fome-feal-300x300

Amilcar Del Chiaro

    A Internet nos mostrou um quadro chocante. Uma menina morta, na calçada, enquanto pessoas passavam indiferentes, pelo local. O cenário, segundo a matéria da Internet, é a China. O internauta indaga indignado: QUE MUNDO É ESTE?Aproveitamos o mote e estendemos a indagação: que mundo é este onde mais de um bilhão de pessoas passam fome e muitas morrem de inanição? Que mundo é este onde países ricos criam leis que protegem os seus produtos, em detrimento de países mais fracos? Que mundo é este onde um grande número não tem saneamento básico, nem emprego, nem moradia, nem escola? Ora, este é o mundo que nós construímos. Não o construímos agora, mas através das muitas vidas, hoje, um grande número o conserva, evitando as mudanças. Contudo, somos nós que temos que mudá-lo. Será que o Espiritismo condena a propriedade? Não!               Desde que ela tem sido adquirida de forma legítima, assim como não condena a acumulação de bens, desde que seja feita em família. Mas examinemos o que significa família no sentido amplo do Espiritismo. Não são apenas os consangüíneos, mas a sociedade. As riquezas podem ser acumuladas para a aplicação social. O que significa adquirir um bem de forma legítima? Esta pergunta abre um leque de reflexões. Com certeza implica em pagar um preço justo, envolvendo, também, salários dignos, distribuição de renda, origem honesta da fortuna, mesmo quando recebida em herança. São coisas que incomodam, não é mesmo? A mensagem de Jesus incomodou Zaqueu, o pequeno e detestado cobrador de impostos, que roubava sem escrúpulos o seu próximo. Entretanto a mesma mensagem que o incomodou, o transformou. Zaqueu tomou a decisão de ressarcir os prejuízos causados, e, da fortuna que lhe sobrasse, daria a metade aos pobres. Realmente foi uma atitude corajosa. Quantos tem coragem de examinar suas atitudes e corrigi-las? Não sabemos e não queremos ajuizar. Dizem que a China está sacrificando as suas meninas, porque o rígido controle da natalidade imposta pelo Estado Chinês, faz com que pais insensíveis, procurem livrar-se das filhas para terem chance de ter um menino. Quando vemos crianças pobres, vivendo dos lixões, mergulhados nos vícios, dormindo dopados nas calçadas da cracolândia, são como a menina chinesa morta e abandonada na calçada de uma rua, onde os transeuntes procuram ignorá-las. Mudar o mundo é uma tarefa urgente, e o Espiritismo é a Doutrina que tem a mensagem que pode mudar o mundo.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior