regeneração bíblia

Tamanho
do Texto

A REGENERAÇÃO É POR NOSSO ESPÍRITO SANTO

Faço esta matéria em atenção a um texto de um leitor no espaço dos comentários desta coluna, no Portal de O TEMPO (www.otempo.com.br), e também, em O TEMPO impresso, de 4-4-2019. Para ele, o colunista tenta transformar o cristianismo em espiritismo. Até que ele não está muito longe da verdade, pois o colunista tenta mesmo conciliar o cristianismo com o espiritismo. Sim, pois a doutrina espírita codificada por Kardec é a mais bíblico-evangélica que existe. As outras correntes cristãs são mais é dogmáticas. Quem estudar a fundo as duas doutrinas constatará essa grande verdade que muitos ignoram.

 As polêmicas teológicas cristãs provêm das interpretações diferentes dos textos bíblicos. E quando a tradução de um texto bíblico é adulterada, então, é que se acirram mais ainda as polêmicas. É o que aconteceu com o texto: Tito 3: 5, onde a palavra palingenesia grega e portuguesa, que significa retorno à vida, novo nascimento, nascer de novo ou reencarnação, foi traduzida erradamente por regeneração e com outras ideias também erradas. E há mais erros de tradução desse tipo, em Mateus 19: 28. A palavra reencarnação não aparece na Bíblia, porque ela só foi criada por Kardec, mais ou menos em 1850. Portanto, ela não poderia mesmo estar na Bíblia, cujos últimos escritos terminaram antes do final do primeiro século da Era Crista. Mas na Bíblia, a reencarnação, como vimos, aparece com seu sinônimo antigo palingenesia. (Recomendamos a consulta aos dicionários de português e grego).

Mas vamos à palavra regeneração que, como já foi dito, é tradução errada da palavra bíblica palingenesia. Na verdade, regeneração quer dizer reabilitação. Embora, como já mostramos em outras matérias, a regeneração ocorra durante o período das palingenesias ou reencarnações, quando o espírito santo nosso vai se depurando, se purificando ou evoluindo até que possa passar pela porta estreita, ela, a regeneração, não é a tradução de palingenesia. E se sabe muito bem por que fizeram essa tradução errada! Quem não sabe que os líderes religiosos cristãos, geralmente, combateram e combatem a reencarnação?

Com todo o respeito ao dogma do Espírito Santo da Terceira Pessoa Trinitária e aos religiosos que o seguem, ele não é bíblico, mas é criação dos teólogos. (1 Coríntios 6: 19) Aliás, é por isso que ele é polêmico, e porque é polêmico, virou dogma! E, no passado, ai de quem negasse um dogma!

A regeneração ou o banho de reabilitação do nosso espírito santo é realmente feita por nós mesmos no período da palingenesia e não pelo Espírito Santo Trinitário. Aliás, para os afeiçoados da teologia do sangue, embora também errada, é Jesus Cristo que nos lava ou nos resgata dos nossos pecados com sua morte na cruz, e não o Espírito Santo dogmático da Terceira Pessoa Trinitária!

Autor: Jose Reis Chaves

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior